Como se preparar para o ENEM? Uma lista de dicas de estudos

Navegue pelo texto

8min de leitura
Dicas para se preparar para o Enem

Se preparar para o Enem requer muito tempo e dedicação dos estudantes, afinal, você pode estudar ao longo de meses para a prova. Como já falamos em outro post, o Exame Nacional do Ensino Médio é utilizado como vestibular em muitas universidades espalhadas pelo país. Em razão disso, o preparo para a prova ganhou ainda mais atenção dos estudantes.

Para todos aqueles que desejam começar um curso superior, o Enem é uma etapa importantíssima. 

Nós já sabemos o quão importante a prova é e todos os desafios que ela pode te trazer ao longo da sua preparação. Entretanto, pode ficar tranquilo, porque você não está só e nós estamos aqui para te ajudar!

Para isso, separamos 8 dicas fundamentais para você se preparar para o Enem e alcançar a sua vaga em uma universidade. Pronto para conferir cada uma delas e aplicar no seu dia a dia? Vem ver!

A importância de se preparar para o Enem

Já está claro que o Enem é uma prova muito importante, principalmente para os estudantes que desejam fazer uma graduação. Isso se dá porque o exame é a porta de entrada para faculdades públicas tanto quanto instituições particulares. 

Dessa forma, se você tem vontade de seguir os seus estudos assim que termina o ensino médio, se preparar para o Enem é fundamental. 

Para conseguir fazer uma prova com tranquilidade, deixar para estudar em cima da hora não é uma boa ideia. Por isso é recomendado que o estudante se prepare com antecedência. E esse preparo não diz respeito apenas ao conteúdo que cai na prova, mas também um cuidado com a parte física e mental. Mais a frente você vai entender melhor sobre esse assunto. 

Mas voltando à prova do Enem, vale ressaltar que ela não é uma prova de “decoreba”. Com isso, de nada adianta não focar em aprender de fato os conteúdos. Só com o real entendimento das matérias é que você vai conseguir se sair bem no exame, pois ele exige bastante interpretação do estudante.

Outro fator que reforça a necessidade de se preparar antes é o próprio modelo da prova do Enem. São muitas horas e diversas questões a serem respondidas. Dentro do seu preparo, você tem que se adaptar ao tempo que terá no dia da prova de fato. 

Pensando nesses fatores e entre tantos outros que podem aparecer pelo caminho, como a concorrência, por exemplo, vamos te ajudar com dicas para a sua preparação para o Enem. Assim, você vai conseguir se organizar de uma forma melhor e mais eficiente para você. Vamos ver? Continue a leitura do próximo tópico.

8 dicas para se preparar para o Enem

Você já sabe a importância de estudar com antecedência e se preparar para o Enem, entretanto, como fazer isso da melhor forma? Para te ajudar a responder essa pergunta é que estamos aqui.

A redação do Cursos&Profissões separou 8 dicas para você se preparar para o Enem e, assim, conseguir melhorar o seu resultado. Ficou afim de saber quais são elas? Continue a leitura e conheça as recomendações.

1 – Planejamento é fundamental

A prova do Enem exige bastante do estudante, já que engloba conhecimento de todas as áreas. Sendo assim, com um planejamento estruturado, você consegue administrar tudo o que precisa com mais facilidade. 

Dessa forma, faça uma análise sobre o tempo que você tem para se dedicar a esses estudos, quais as matérias que você tem mais dificuldade e conheça os seus objetivos com a prova. Com todas essas informações em mãos, faça o seu planejamento de forma realista e que se encaixe em sua rotina. 

Se planejar traz muito mais foco e ritmo para os seus estudos, além de ajudar a reduzir os tempos de procrastinação. 

2 – Organize o seu espaço

Ter um local específico e organizado para estudar é uma ótima ferramenta. Busque um lugar que seja confortável, tranquilo e longe de distrações, como a TV, por exemplo. 

Caso você não consiga ter esse espaço dentro de casa, pode recorrer também a espaços em bibliotecas. 

3 – Faça o seu cronograma de estudos

Ter um cronograma de estudos durante esse processo é essencial, afinal, com ele você consegue organizar os seus estudos de forma mais eficiente. Divida as matérias de acordo com o tempo que você tem disponível e faça alterações sempre que precisar. 

O cronograma deve servir como um norteador para os seus estudos e não um aprisionamento. Sendo assim, caso você perceba que a forma como está fazendo não funcionou muito bem, faça ajustes que te ajudem a aproveitar melhor a sua aprendizagem. 

4 – Diversifique os materiais de estudo

Estudar pode ser cansativo e para que esse cansaço demore a chegar, variar os materiais de estudo pode ser uma ótima estratégia. Além dos livros, vale assistir videoaulas, escutar podcasts sobre os assuntos, frequentar cursinhos pré-Enem, assim como criar um grupo de estudos com os seus colegas de turma. 

Essa variedade vai tirar a monotonia dos estudos e deixar menos cansativo. Vale testar!

5 – Faça simulados

Fazer simulados em meio a sua preparação para o Enem é uma ótima alternativa. Com simulados, você consegue analisar o tempo que você gasta, ver o seu desempenho com o tipo de questões que caem na prova e, assim, pode ter uma ideia do seu desempenho. Além disso, dá para entender onde você precisa aumentar os seus esforços. Já falamos sobre eles em um post aqui.

Junto aos simulados, você pode usar o próprio Enem para isso. O site do Inep disponibiliza as provas anteriores no seu site junto aos gabaritos de cada uma delas. Assim, você consegue corrigir e ter uma ideia de como seria a sua nota no exame.

6 – Pratique a redação

A redação é uma parte muito importante dentro da prova do Enem. Sendo assim, não deixe de trabalhar as suas habilidades para isso. O texto pedido na prova é do tipo dissertativo-argumentativo, logo, pratique dentro dessa variação textual. 

Dica extra: fique de olho nos noticiários. Eles podem nortear o tema da redação tanto quanto marcarem presença nos enunciados das questões.  

7 – Conheça os métodos de aprendizagem

Conhecer técnicas que te auxiliam no processo de aprendizagem é uma ótima dica. Isso porque, ao entender mais sobre esses métodos, você pode experimentar um pouco de cada para ver com qual se adapta melhor. Ou ainda, variar entre eles para trazer dinamismo para os seus estudos.

Dentre os métodos conhecidos, temos o Pomodoro, o mapa mental, a autoexplicação e o resumo são alguns exemplos. Vem ver como eles funcionam:

  • Técnica Pomodoro: esse método pode ser resumido como o equilíbrio entre esforço e descanso. O seu criador, Francesco Cirillo, desenvolveu essa técnica por perceber que melhorava a sua produtividade quando tinha períodos de descanso. Assim, em geral, o tempo fica dividido da seguinte forma: a cada 25 minutos de foco nos estudos você descansa por 5 minutos. De forma simples e objetiva, essa técnica ajuda muitas pessoas.
  • Mapa mental: o mapa mental nada mais é do que um diagrama que parte de um assunto e, a partir dele, são pontuados os tópicos que se conectam com o tema. Essa técnica é ótima para quem é mais visual, pois é bastante colorido, com setas, balões e desenhos que tenham a ver com o assunto central.
  • Autoexplicação: a autoexplicação é uma técnica autoexplicativa. Nada mais é do que explicar as matérias para si mesmo. Vale fazer perguntas e tentar respondê-las, seja em voz alta, escrevendo, como preferir. 
  • Resumos: muito parecidos com os mapas mentais, os resumos também são uma ótima forma para estudar. Nele, você reúne as informações mais importantes sobre o assunto ou aquelas que você tem mais dúvida e precisa fixar. Assim, você tem um material direcionado e de fácil acesso para quando a incerteza surgir.

8 – Cuide da sua saúde física e mental

Pode parecer bobagem, mas não é! Estar com a saúde em dia faz toda a diferença na vida do estudante, principalmente em momentos decisivos como o Enem. Sendo assim, não deixe de se cuidar.

Busque ter uma alimentação equilibrada, sono de qualidade, praticar exercícios físicos, fazer terapia e quaisquer outras atividades que te auxiliem na redução da ansiedade e te deixe mais tranquilo para o momento da prova. 

Temos certeza que essas dicas podem te ajudar bastante. Com elas, o caminho até o Enem pode ser muito mais tranquilo e organizado. E você, tem alguma dica para compartilhar com a gente? Conta nos comentários!

Cursos e Profissões
Visualizar mais artigos →
Confira alguns posts relacionados ao tema
Deixe um comentário