O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é uma avaliação amplamente reconhecida no Brasil como uma ferramenta para o ingresso ao ensino superior no país. O ENEM nasceu em 1998 com a proposta de unificar o processo de seleção para as universidades brasileiras.
Em 2009, o exame se tornou uma das principais formas de seleção para o Programa Universidade para Todos (ProUni) e, em 2010, substituiu o vestibular em algumas universidades federais do país.
No entanto, o que muitos estudantes brasileiros talvez não saibam é que o ENEM também abre portas para oportunidades acadêmicas em diversos países ao redor do mundo. Isso acontece em razão de acordos e políticas de admissão que algumas universidades estrangeiras estabeleceram, para que possibilite que candidatos com boas pontuações no ENEM possam concorrer a vagas em cursos de graduação.
Dessa forma, se você tem o sonho de estudar fora do país e não sabe como, fique com a gente até o final desse artigo que vamos te contar como fazer! Saiba quais são os países que aceitam a nota do ENEM para o processo de ingresso e veja como se inscrever.
Países que aceitam a nota do ENEM
Portugal
Portugal é um dos países que mais se destaca na procura dos brasileiros que desejam estudar no exterior. No entanto, algumas detalhes sobre os tipos de graduação, por exemplo, são um pouco diferentes por lá. No país, o termo licenciatura se refere aos cursos de graduação no geral, dessa forma, não possui relação direta com a formação de professores. Além disso, possui duração média de 3 anos.
O mestrado integrado é um curso com duração em média de 10 a 12 meses, que une a licenciatura e o mestrado. Já o mestrado e o doutorado são semelhantes aos disponíveis no Brasil e possuem a duração máxima de 4 a 8 semestres.
A pontuação mínima para cada curso de formação na escala portuguesa é de 0-200, o que equivale a 600 do ENEM. A pontuação varia de acordo com cada curso.
O acordo interinstitucional do INEP com instituições portuguesas garante acesso facilitado às notas do ENEM dos estudantes brasileiros interessados em cursos de graduação em Portugal. Para se inscrever, os estudantes devem acessar a plataforma on-line das universidades e se candidatar. Podem, inclusive, selecionar várias instituições ao mesmo tempo, tudo feito pela internet de forma remota.
Atualmente, o governo federal possui parceria com 50 universidades e institutos técnicos portugueses que aceitam o ENEM. Acesse a lista completa no site do INEP. Entre elas podemos citar, por exemplo:
- Universidade de Lisboa;
- Universidade do Porto;
- Universidade de Coimbra;
- Universidade de Açores.
França
Algumas universidades francesas consideram as pontuações do ENEM em seus processos de admissão, especialmente para programas de graduação. No entanto, as universidades francesas são um pouco mais rigorosas com o ingresso de estrangeiros.
Alguns requisitos além da prova do ENEM são exigidos como, por exemplo, a aprovação em uma instituição de ensino superior do Brasil, pública ou privada. Esse curso deve ter relação com o pretendido no país europeu.
Além disso, o estudante deve dominar o idioma francês pelo menos no nível B2 (falar fluentemente, ter boa escrita e ótima compreensão de textos) e apresentar boas notas no histórico escolar. Cada instituição tem suas próprias regras, então, o ideal é pesquisar por informações no site oficial da universidade desejada.
Algumas das opções de universidades francesas são:
- Université Paris-Saclay;
- École Normale Supérieure;
- Université Pierre et Marié Curie;
- École Polytechnique;
Canadá
O Canadá geralmente oferece outros requisitos na hora da seleção, mas é uma boa opção para quem tem interesse em estudar fora do Brasil. Algumas universidades aceitam a nota do ENEM como um dos critérios para o ingresso nas redes de ensino canadenses.
Porém, além do certificado de conclusão do ensino médio e histórico escolar, o certificado de proficiência em inglês no nível sênior é exigido pelas universidades.
Durante o processo de ingresso ao ensino superior, é feita a realização de exames para a admissão como o Test of English as a Foreign Language (TOEFL) ou o International English Language testing System (IELTS).
As universidades que permitem o ingresso através do ENEM são:
- University of Toronto;
- University of British Columbia;
- Humber College.
LEIA MAIS | Saiba tudo sobre o Enem
Reino Unido
Imagina você ter a oportunidade de estudar na Universidade de Oxford, uma das melhores universidades do mundo?
A ótima notícia é que as universidades britânicas aceitam a nota do ENEM como um dos requisitos para se qualificar no processo para admissão de estudantes estrangeiros. Vale ressaltar que elas também podem pedir a realização do vestibular local.
Nas instituições britânicas, a nota do Exame Nacional do Ensino Médio é somada a outros tópicos, como fluência em inglês, histórico escolar do candidato no ensino médio e atividades extracurriculares.
Entre as melhores universidades podemos citar, por exemplo:
- University of Bristol;
- Oxford Internacional Education Group;
- University of Kingston;
- University of Cambridge;
- Universidade de Glasgow.
Irlanda
A Irlanda também entra na lista dos países que aceitam a nota do ENEM. Essa validação proporciona diversas oportunidades para estudantes brasileiros realizarem seus estudos no exterior. A aceitação do ENEM pela Irlanda permite que o país atraia um grupo diversificado de estudantes brasileiros, o que enriquece a troca multicultural, assim como fortalece a excelência acadêmica.
Para ter acesso a uma das instituições, o estudante deve possuir uma boa nota no ENEM, certificado de conclusão do ensino médio, histórico escolar, proficiência da língua inglesa e é necessário que tenha cursado o primeiro ano em algum curso de bacharelado ou licenciatura no Brasil.
As universidades que aceitam o ENEM são:
- University of Cork;
- University College Dublin.
Estados Unidos
Existem algumas universidades norte-americanas aceitam a nota do ENEM para o ingresso de estudantes brasileiros.
O sistema educacional dos Estados Unidos possui diversas universidades renomadas e reconhecidas internacionalmente. Uma delas é a New York University, considerada a maior universidade privada do país. A NYU tem uma enorme oferta de cursos dividida em diversas áreas, que vão das artes e mídia, negócios, humanidade e ciências sociais, passam pela ciência, tecnologia, engenharia e matemática e chegam até a educação e saúde.
A New York University tem uma política mais flexível em relação aos testes padronizados e aceita a nota do ENEM no processo de candidatura. Assim, os candidatos devem enviar o certificado de conclusão do curso juntamente com a nota do ENEM.
Para atender aos critérios de admissão das universidades americanas, as notas do ENEM são convertidas. O processo de conversão é feito por empresas especializadas e leva em consideração diversos fatores, como a complexidade das notas e a escala de avaliação utilizada.
Para se candidatar às vagas nas universidades americanas, além de uma boa nota no ENEM, outros requisitos são necessários. Os candidatos devem apresentar junto com a nota do ENEM, o certificado de conclusão do ensino médio e um dos exames de proficiência em inglês, como o TOEFL, IELTS, Academy e ITEP.
Entre as universidades que possuem o ENEM como critério de admissão, estão:
- New York University;
- Northwestern University;
- Temple University;
- University of Michigan.
Vantagens de estudar em países que aceitam o ENEM
Para quem não tem medo de se arriscar e ousa buscar novos horizontes, estudar no exterior será uma ótima oportunidade de imersão em uma cultura diferente, o que vai enriquecer sua vida pessoal, bem como expandir sua perspectiva global.
Você terá acesso aos programas acadêmicos de alta qualidade, professores e pesquisas de alto nível. E muitos dos países que aceitam a nota do ENEM oferecem programas educacionais de primeira linha e reconhecidos internacionalmente.
A graduação em uma universidade estrangeira com boa classificação será muito bem valorizada no mercado global, abrindo portas para oportunidades de carreira em todo o mundo.
Além disso, em alguns casos, países que aceitam o ENEM oferecem oportunidades de trabalho e residência após a conclusão dos estudos, permitindo que você permaneça no país e aplique suas habilidades profissionais.
Imagina só, você que tem o sonho de morar fora do Brasil ter uma oportunidade como essa?
O que saber antes de usar o ENEM no exterior?
Como vimos, com uma boa nota do ENEM é possível estudar fora do Brasil e conseguir ótimas qualificações profissionais. Existem milhares de oportunidades que aceitam brasileiros que têm a nota do ENEM, inclusive com bolsas de estudos que cobrem os mais diversos tipos de despesas e que tornam viável até mesmo para quem não possui muito investimento disponível.
Portanto, se você pretende estudar fora do país, o planejamento é essencial!
Conhecer a cultura, o custo de vida, as características do país, as particularidades de cada universidade e as exigências para ingressar na instituição, vai tornar a sua experiência ainda mais incrível. O planejamento financeiro é outro ponto muito importante, por isso, antes de viajar, pesquise sobre a moeda do país, formas de pagamento, despesas com alimentação e moradia.
Todo esse preparo vai ser fundamental para a sua mudança. Bons estudos e boa sorte!