Profissões do Futuro: Especialista em Business Intelligence

Navegue pelo texto

6min de leitura
Profissões do Futuro: Especialista em Business Intelligence

Imagine ter o poder de decifrar os segredos ocultos dos números! Sabia que essa é uma das funções do especialista em Business Intelligence? 

No mundo contemporâneo onde vivemos, a informação se tornou uma moeda valiosa e a capacidade de compreender e usar dados é essencial para o sucesso de qualquer negócio. Assim, os especialistas em Business Intelligence assumem o papel de transformar dados brutos em insights para uma vantagem competitiva no mercado. 

Quer saber o que este cargo tem haver com as profissões do futuro? Neste texto, vamos mostrar o que um especialista em Business Intelligence faz, o seu salário, mercado de trabalho, como ingressar na profissão e muito mais. Acompanhe!

Já se perguntou como grandes empresas, como Google e Amazon, tomam decisões estratégicas tão precisas? A resposta está nas mãos dos especialistas em Business Intelligence! De antemão, esse profissional é responsável por trabalhar na coleta, organização, análise e interpretação de dados relevantes para o negócio.

Tais dados, na maioria das vezes, incluem informações valiosas sobre vendas, operações, clientes e concorrentes. Portanto, o principal objetivo do especialista em BI está na extração de insights valiosos a partir dessas informações para, assim, auxiliar as empresas na tomada de decisões mais assertivas. 

Então, para colocar em prática as suas funções, o profissional usa uma variedade de ferramentas e técnicas, como software de análise de dados, linguagens de programação, modelagem estatística e visualização de dados e traduz tudo isso em informações relevantes para os stakeholders. 

Dependendo do tipo de empresa, um especialista em Business Intelligence assume responsabilidades diferentes. No entanto, as tarefas mais comuns incluem:

  • Coleta de dados: nesta função, o especialista em BI atua na identificação de fontes de dados relevantes para a empresa;
  • Processamento e organização: quando as informações são coletadas, elas precisam ser processadas e organizadas para a análise. Assim, o processo geralmente envolve limpeza de dados, integração com fontes diferentes e criação de modelos;
  • Análise: pode-se dizer que esta é uma das principais atividades do especialista em Business Intelligence, pois, nesta etapa, o profissional usa técnicas estatísticas e de análise para identificar padrões, tendência e correlação nos dados;
  • Visualização de dados: logo após a análise, o profissional deve comunicar os insights de forma clara e precisa para os stakeholders por meio de dashboards, relatórios e visualização de dados interativos;
  • Apoio à tomada de decisões: por fim, o especialista em Business Intelligence também trabalha com os gestores na tomada de decisões da empresa, oferecendo informações e análises. 

Quer fazer parte desta profissão do futuro? Para se tornar um especialista em Business Intelligence, primeiramente, você precisa adquirir uma série de habilidades técnicas, conhecimento de negócio e capacidade analítica. 

Por mais que não exista uma formação específica, o primeiro passo para ingressar na carreira é pela graduação. A maioria dos profissionais de sucesso tem formação na área de Ciências da Computação, Estatística, Matemática, Engenharia de Dados ou Administração.

O próximo passo está no aprimoramento técnico, pois, além da graduação, os profissionais também precisam ter habilidades técnicas relevantes, como familiaridade com ferramentas de análise de dados, linguagens de programação como SQl e Python, bem como conhecimento em técnicas estatísticas e de modelagem

Outro diferencial está nas certificações para validar as habilidades e conhecimentos. Atualmente, as mais populares são o Certified Business Intelligence Professional (CBIP) e Microsoft Certified: Azure Data Scientist Associate.

De antemão, o mercado de trabalho na área de Business Intelligence é muito promissor e tem uma demanda crescente por profissionais qualificados em empresas nacionais e multinacionais de todos os setores. 

Uma das razões dessa alta demanda está no crescente volume de dados gerados pelas organizações, que impulsiona o avanço da tecnologia na digitalização de processos. Afinal, com mais dados disponíveis, as corporações procuram maneiras de extrair valor dessas informações para aumentar as vendas e a sua competitividade. 

Assim, o aumento da concorrência e a pressão por eficiência e inovação levam as empresas a investirem na análise de dados como uma forma de estar um passo à frente no mercado. Ou seja, os especialistas em Business Intelligence fazem parte de uma estratégia essencial para o sucesso a longo prazo de um negócio. 

Ao conhecer uma nova profissão, uma pergunta sem vem à mente: quanto ganha um especialista em Business Intelligence? De fato, existe uma série de fatores para compor o salário do profissional, como experiência, localização e tamanho da empresa.

No geral, segundo as informações do Glassdoor, a média salarial, atualmente, é de R$9.472,00. Em alguns casos, atinge o patamar de R$11.000,00.

Bem vantajoso, não é verdade? Vale lembrar que esse é apenas o salário base. Além da remuneração, o profissional conta com mais benefícios adicionais, como vale alimentação, participação nos lucros da empresa e muito mais, o que varia de organização para organização.

O especialista em Business Intelligence faz parte da lista das profissões do futuro por várias razões e a primeira delas está relacionada com a crescente demanda por análise de dados. Estamos vivendo em uma era de um aumento exponencial no volume de informações geradas pelas empresas e, com isso, a demanda por profissionais capazes de extrair insights valiosos continuará a crescer.

Além disso, como você viu no decorrer deste artigo, as organizações estão cientes da importância da tomada de decisões baseadas em dados concretos. Assim, a função do especialista em BI é primordial para transformar os registros em insights acionáveis e, assim, aumentar a competitividade da empresa no mercado. 

Resumidamente, o especialista em Business Intelligence é uma carreira, além de promissora, emocionante. Pois, as oportunidades são abundantes em empresas de todos os setores. Com a demanda crescente por análise de dados e a importância da tomada de decisões baseadas nessas informações, os profissionais são vistos como parte da estratégia para o sucesso das empresas tanto no presente, quanto no futuro!

Gostou de saber desta novidade? Vamos mergulhar um pouco mais na ciência de dados? Veja também o artigo sobre data Science.

Cursos e Profissões
Visualizar mais artigos →
Confira alguns posts relacionados ao tema
Deixe um comentário