Para quem gosta do mundo das marcas, vendas e estratégias, certamente já passou pela cabeça fazer a faculdade de Marketing. Quem escolhe essa graduação, faz uma imersão no mundo dos negócios e se prepara para construir marcas de sucesso.
Com o passar dos anos, as tecnologias também atingiram essa área e novas técnicas e formas de se fazer marketing foram desenvolvidas. E isso também é assunto para o nosso texto de hoje!
Então, para entender melhor sobre a faculdade de Marketing, o mercado de trabalho, as áreas de atuação e muito mais detalhes sobre essa carreira, fique com a gente e saiba tudo. Boa leitura!
O que é Marketing?
Para quem quer construir uma marca de sucesso, ter o Marketing como aliado é fundamental. Afinal, essa ferramenta contribui para que seja mais fácil identificar as oportunidades para um negócio.
Se você buscar em um dicionário, deve achar a seguinte definição para marketing:
“estratégia empresarial de otimização de lucros por meio da adequação da produção e oferta de mercadorias ou serviços às necessidades e preferências dos consumidores, recorrendo a pesquisas de mercado, design, campanhas publicitárias, atendimentos pós-venda etc.”
Dessa forma, o Marketing busca entender os consumidores, estabelecer um relacionamento e fidelizar cada um deles. Para que isso aconteça, o marketing conta com várias ferramentas que contribuem para:
- desenvolver produtos e serviços;
- logística de distribuição;
- vendas;
- publicidade.
Como é a faculdade de Marketing?
Durante a faculdade de Marketing, o estudante se depara com um conteúdo cheio de informações importantes sobre tudo que engloba o universo do curso. Para que você saia da graduação pronto para o mercado de trabalho, a faculdade te mostra os caminhos para estruturar boas estratégias de Marketing, entender o mercado e os consumidores e muito mais.
Entender o processo de desenvolver planejamento mercadológico e estratégico, a importância de cuidar do relacionamento com o consumidor, bem como promover vendas são algumas das atividades que o profissional de Marketing aprende durante a faculdade.
Para isso, diversas matérias compõem o currículo do curso. Dentre elas, você pode encontrar:
- Comportamento do Consumidor;
- Desenvolvimento de Novos Produtos e Marcas;
- Empreendedorismo;
- Estratégias Mercadológicas;
- Gerência de Vendas;
- Gestão em Marketing;
- Gestão Financeira e Análise de Investimento;
- Marketing de Serviços.
As matérias podem variar de acordo com a instituição que você escolher. Mas cada uma delas têm papel fundamental no seu desenvolvimento profissional, além de te preparar para exercer as atividades da profissão. Dentre as principais funções, podemos destacar:
- estudos de mercado;
- estratégias de comunicação para produtos, serviços ou marcas;
- relacionamento entre empresa e clientes;
- Elaborar campanhas publicitárias.
É possível encontrar a faculdade de Marketing em duas modalidades: tecnólogo e bacharelado. A depender da escolha do aluno, pode levar de 2 a 4 anos para concluir a graduação.
Mercado de trabalho e áreas de atuação
O mercado de trabalho de marketing é bem amplo, pois a área está presente em muitos segmentos diferentes de mercado. E com a velocidade de mudança do comportamento do consumidor, empresas de todos os tamanhos têm visto como é importante ter um profissional capacitado para criar estratégias.
Toda essa situação cria um ambiente amplo, competitivo e promissor para quem estuda Marketing. Dentre as áreas de atuação, as que mais têm destaque são o varejo e o marketing digital. Mas existem muitas outras possibilidades para trabalhar na área. Como, por exemplo:
- Gestão de marca: também conhecida como branding, busca gerenciar toda a imagem da empresa ou produto para orientar a percepção do público;
- Sucesso do Cliente: desenvolvimento de estratégias para administrar e fortalecer o relacionamento com os clientes, a fim de oferecer a melhor experiência possível;
- Pesquisa de Mercado: busca por insights a respeito do mercado de atuação da marca, com análises da concorrência e, além disso, contribui com dados para a tomada de decisão;
- Vendas: aqui criam as estratégias para vender os produtos e serviços, além de preparar a equipe de vendas para a melhor abordagem aos clientes;
- Eventos: responsável por organizar ações de lançamento dos produtos, que podem ser virtuais ou presenciais. Os eventos contribuem bastante para fortalecer a relação com os consumidores, fornecedores e parceiros.
Perfil do profissional de Marketing
Se você tem vontade de se profissionalizar em Marketing, saiba que existem muitas características pessoais que contribuem muito nessa área. Ser uma pessoa curiosa, criativa e com boa argumentação é bem importante.
Além disso, é possível destacar também que o profissional de Marketing precisa ter:
- bom relacionamento interpessoal;
- facilidade em se comunicar;
- organização.
Tendências da área
Com tantos avanços na tecnologia e nos meios de comunicação, as mudanças dentro do setor de marketing se fazem cada vez mais necessárias. E essas atualizações têm acontecido em uma velocidade mais rápida também, que pode ser até difícil de acompanhar.
Mas ainda assim, é possível destacar algumas coisas que se tornam tendência dentro da área. Dentre elas podemos citar o Marketing de Dados, que auxilia a impulsionar as vendas com um conhecimento maior sobre o cliente.
Outra tendência é o Marketing Digital. Ele já é uma realidade e vem se destacando a cada nova ferramenta que inclui em seus processos para alavancar as empresas. Por isso, vale pensar em uma especialização na área para se destacar no mercado.
Qual a média salarial?
A média salarial para um profissional de Marketing no Brasil gira em torno de R$ 2.500,00 por mês, segundo o portal Glassdoor. Esse valor pode ser alterado de acordo com a localização, experiência e/ou cargo que você ocupar.
Para você ter uma ideia, o mesmo portal apresenta um salário médio de R$ 11.428,00 para funcionário do setor de Marketing do Google. Mais uma vez, vale ressaltar que isso vai variar de acordo com o cargo, mas é possível receber bons salários na área.
Qual a diferença entre Marketing e Publicidade?
Muita gente acaba ficando com dúvidas sobre a real diferença entre essas duas áreas, já que, no senso comum, elas parecem ser bem parecidas. Mas pode ficar tranquilo, que aqui você vai entender o que uma tem de diferente da outra.
A começar pelo marketing. Ele é um conjunto de estratégias que buscam auxiliar as empresas a conquistar os objetivos que elas desejam. Com essas estratégias, o setor de marketing traça os caminhos para atingir o interesse dos consumidores. São muitas as ferramentas que o marketing utiliza para atrair o público-alvo, e uma delas é a Publicidade.
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Sendo assim, a Publicidade é uma das formas que o marketing usa para desenvolver as suas estratégias. Ela divulga a mensagem de acordo com as ideias pensadas para cada produto, serviço ou ideia, que vão trazer visibilidade para a marca.
Simplificando: o Marketing é um conjunto de estratégias para alavancar uma empresa e a Publicidade é uma das formas que essa estratégia pode ser feita.
Deu para entender que a área de Marketing tem muito para explorar, certo? E se você se identificou com esse curso, não perca tempo e comece os seus estudos.