Existem várias áreas no mercado de trabalho que necessitam de mão de obra profissional. Uma delas é a a da Biomedicina Estética. Aqui, você vai conhecer sobre o curso, sua função e o salário médio de mercado.
A Biomedicina Estética, também conhecida como Biomedicina Esteta, é uma das áreas de trabalho que mais têm atraído os jovens, por ser uma profissão relativamente nova e com grandes potenciais de crescimento no mercado. Esta tendência deve se manter nos próximos anos.
Por se tratar de uma profissão nova, ainda é pouco conhecida. Porém é um ramo que tem permitido a entrada de profissionais no mercado, associando o conhecimento da saúde aos tratamentos de beleza.
A Biomedicina Estética é um campo da biomedicina que relaciona doenças humanas a estética pessoal, buscando, assim, identificar a origem de suas causas para desenvolver diagnósticos e tratamentos.
Vamos conhecer agora mais detalhadamente sobre o que o Biomédico esteta trabalha? Boa leitura!
Biomedicina estética: o que faz?
A Biomedicina Estética foi regulamentada em 2010 pelo Conselho Federal de Biomedicina (CFBM). Desde então, a área vem despontando e se consolidando no mercado, sendo um ramo em que os profissionais se especializam em procedimentos estéticos e cosméticos.
Essa área foca na assistência médica relacionada a busca pela saúde e beleza dos pacientes, ou seja, trabalha na solução de problemas estéticos. Uma das principais áreas de trabalho desse profissional é na prevenção e tratamento do envelhecimento físico do corpo.
O biomédico é o profissional que possui conhecimentos especializados sobre a derme, um especialista na área, e por isto é muito procurado no mercado.
Áreas de atuação
O cliente, assim que se consulta com um biomédico esteta, está nas mãos de um profissional especializado no tratamento estético desejado. O conhecimento da fisiologia da pele permite ao profissional buscar os melhores tratamentos para a recuperação dos tecidos e da pele como um todo.
De acordo com o CFBM e a Sociedade Brasileira de Biomedicina Estética (SBBME), as principais áreas de atuação do Biomédico Esteta são:
- Avaliação e Consulta Estética;
- Análise de disfunções estéticas;
- Manejo de técnicas antienvelhecimento;
- Definição de tratamentos;
- Manipulação de medicamentos e produtos estéticos;
- Laserterapia (Terapias a laser como remoção e clareamento de tatuagens etc.);
- Classificação de tipos de peles;
- Eletroterapia;
- Realização de exames laboratoriais estéticos;
- Procedimentos injetáveis ou que exijam pequenas incisões (carboxiterapia, maquiagem definitiva, microagulhamento, fios de sustentação, preenchimentos, botox etc.);
- Prescrição de uso de substâncias estéticas.
Dessa forma, o biomédico esteta sempre buscará os tratamentos mais efetivos ao paciente, com o objetivo de melhorar a estética do paciente e a sua qualidade de vida.
Média salarial
A Biomedicina Esteta é uma das áreas profissionais que mais está crescendo no mercado de trabalho brasileiro e isso também gera um aumento médio salarial do profissional. No Brasil, o salário médio de um biomédico é de R$ 3 mil. No início na carreira é comum encontrar salários na faixa de 2.400 reais, que pode variar de acordo com cada região.
Os biomédicos esteta com experiência média de 5 anos, por exemplo, chegam a ganhar salários de até R$ 6.500,00. Este salário médio é influenciado por fatores como especialização, conhecimentos em procedimentos mais elaborados, tamanho da clínica em que atua, dentre outros fatores. Entretanto, muitos biomédicos estetas trabalham de forma autônoma e seus ganhos podem facilmente ultrapassar estes valores.
A formação do biomédico esteta
No Brasil não existe um curso de graduação específico em Biomedicina Estética. Os estudantes do curso que desejam atuar nessa área precisam:
- Cursar a graduação de Biomedicina;
- Se possível, estagiar na área de estética em clínicas especializadas;
- Fazer um curso de especialização em Biomedicina Estética.
Nota importante: Existem cursos tecnólogos em Estética, que podem confundir as pessoas que desejam se especializar na área. Mas estes cursos não permitem a execução de determinados procedimentos estéticos que somente os biomédicos estetas são habilitados a executar.
Curso de especialização em Biomedicina Estética
Os currículos da Especialização em Biomedicina Estética podem variar conforme a instituição de ensino, mas, em geral, você vai estudar o seguinte:
- Anatomia Aplicada à Estética;
- Fisiopatologia Facial e Fisiopatologia Corporal aplicada à estética;
- Semiologia estética;
- Histologia da Pele;
- Microbiologia e Imunologia Aplicadas à Estética;
- Farmacologia aplicada à cosmetologia, dermocosméticos, Nutracêuticos e Fitoterápicos;
- Farmacologia e Toxicologia;
- Biomédica Microagulhamento e Pellings;
- Eletroterapia aplicada à estética;
- Laserterapia aplicada à estética;
- Procedimentos injetáveis e invasivos;
- Biossegurança, Assepsia e Esterilização.
Analise bem as suas opções para escolher o curso certo.
Biomedicina Estética EAD
O curso de Biomedicina Estética EAD é um curso de especialização para os formados em Biomedicina, principalmente. Nós já falamos sobre o curso de Biomedicina por aqui.
Conheça agora os 7 melhores cursos de especialização em Biomedicina Estética EAD disponíveis no mercado.
7 melhores cursos de especialização em Biomedicina Estética EAD
Apresentamos a seguir as 7 opções de cursos de especialização em Biomedicina Estética EAD:
Essas são apenas algumas opções, mas você pode encontrar muitas outras na internet.
Mercado de trabalho
A Biomedicina Estética é um setor em constante expansão no mercado nacional, pois os consumidores estão cada vez mais preocupados com sua saúde estética e bem-estar pessoal. Mesmo em tempos de crise econômica, a área de estética não foi muito afetada.
O Brasil, atualmente, é o terceiro maior mercado de estética no mundo, atrás apenas dos Estados Unidos e da China. É um segmento que movimenta milhões de reais em todo o seu ciclo econômico, com um papel importante na economia nacional.
Além disso, o mercado para biomédicos especialistas em estética apresenta inúmeras oportunidades de trabalho e a previsão é que aumente nos próximos anos, pois o mercado da beleza está em constante crescimento.
Enormes oportunidades aos profissionais de biomedicina estética
O mercado para a biomedicina estética oferece muitas oportunidades para quem se especializa. Muitas novas tecnologias estéticas estão aparecendo e os profissionais precisam acompanhar esse desenvolvimento.
Na prática, a procura por Biomédico Estético está crescente no mercado de trabalho e deve continuar nesta tendência nos próximos anos. Se você se interessa por essa área, vale muito a pena investir em uma especialização.
Bons estudos!