Desenvolver novas habilidades é fundamental para quem deseja entrar no mercado de trabalho. Veja o que fazer e se destaque no mercado.
Sabemos como entrar ou voltar ao mercado de trabalho no Brasil tem sido desafiador. A princípio, a falta de vagas de empregos é um dos principais problemas que vem assolando o país nas últimas décadas, mas não é só isso.
Além da escassez de oportunidades, o Brasil vem enfrentando uma crise em relação à mão de obra, ou seja, estamos com déficit de trabalhadores qualificados. Com isso, se você pretende crescer e alcançar cargos maiores, terá que apostar no desenvolvimento de novas habilidades.
Se você conseguir aliar qualificação e competência, conseguirá alcançar ótimos lugares dentro do mercado de trabalho. Leia este artigo e dê primeiro passo nesse caminho. Boa leitura!
Por que desenvolver novas habilidades e se aperfeiçoar?
As mudanças no mercado de trabalho nunca ocorreram de maneira tão rápida e isso se dá, em parte, devido à 4ª Revolução Industrial. Também conhecida como “Indústria 4.0”, essa revolução se mantém pela concentração das tecnologias biológicas, digitais e físicas. O resultado disso é o surgimento de novos métodos de trabalho, novas profissões e, consequentemente, a necessidade de novas habilidades e competências.
O que muita gente ainda não se deu conta, é que mesmo as profissões mais tradicionais, manuais ou operacionais, sofreram ou vão sofrer transformações. Em breve, boa parte dos trabalhadores serão substituídos por profissionais que, além de serem qualificados para suas áreas, também sejam capazes de operar novas tecnologias. Desse modo, quem não se reciclar, tem mais dificuldade de se manter no mercado de trabalho.
Não se trata apenas de subir de cargo ou conseguir um salário melhor, estamos falando sobre algo que vai definir a sua permanência ou não no mercado de trabalho.
O que são habilidades?
Por certo, você já entendeu a importância de desenvolver novas habilidades atualmente. Agora, vamos falar sobre o conceito de “habilidades” no que se refere ao trabalho e às profissões.
Em síntese, as habilidades são as qualidades de uma pessoa hábil, ou seja, é a capacidade de fazer algo, ou o que se sabe fazer. De acordo com Robert Lee Katz, o autor de Skills of an Effective Administrator, são estas habilidades que transformam os nossos conhecimentos em ações para atingir um objetivo.
Contudo, ao se tratar de profissionalismo, é necessário que a pessoa tenha as habilidades e mantenha comportamento e motivação para realizar as tarefas. Trata-se, por exemplo, da pessoa que tem competência para criar um planejamento de marketing, saiba usar as melhores ferramentas para isso e tenha motivação para fazer.
Sendo assim, não bastaria o profissional ter feito um bom curso de marketing, ele também precisaria saber usar programas, aplicativos, técnicas, etc.
Isto posto, antes de desenvolver novas habilidades, você deve saber que elas se dividem em duas categorias: hard skills e soft skills.
Hard skills
As hard skills são aquelas que podemos adquirir de maneira mais fácil, através de cursos, leituras, treinamentos, etc. Também conhecidas como habilidades técnicas, elas englobam o conhecimento e também a capacidade do indivíduo para realizar tarefas em uma área específica.
Ao pensar em desenvolver habilidades novas, se estivermos falando sobre aprender um novo idioma, técnicas de marketing digital ou linguagem de programação, estas são competências técnicas. Nesse caso, elas variam de acordo com a profissão ou até setor dentro da empresa, mas podem ser usadas em diferentes áreas.
Por exemplo, com a pandemia, muitas empresas aderiram ao home office e os profissionais de diversos setores tiveram que aprender a participar de reuniões online. Aqui, nós precisamos aprender habilidades técnicas na subcategoria de “digitais”. Uso de aplicativos, câmeras, etc.
Soft skills
Também é necessário desenvolver novas habilidades comportamentais que são as soft skills. Conhecidas como habilidades sociais, elas possuem relação direta com o nosso dia a dia. Em suma, é a capacidade que você tem de se comunicar, trabalhar em equipe, liderar, ser flexível, etc.
Esse tipo de competência costuma sofrer variações de tempos em tempos e dependem do que acontece no momento. Diferente das outras, as habilidades sociais são indispensáveis, não importa o tipo de empresa, setor ou profissão.
Afinal, qual instituição não precisa de colaboradores que saibam se comunicar com eficiência? A boa comunicação é imprescindível em qualquer tipo de ambiente, principalmente no digital.
Habilidades natas ou desenvolvidas?
Você sabia que todas as pessoas nascem com talentos natos?
Por exemplo, existem pessoas que nascem com o “dom” de falar em público, não sofrem com timidez, insegurança e possuem carisma. Outras, conseguem se sair melhor do que a maioria quando o assunto são as vendas diretas.
Desenvolver novas habilidades significa procurar outros talentos que podem agregar valor à pessoa ou profissional que somos. O importante aqui é saber que podemos, sim, desenvolver novas habilidades, podemos aprender comportamentos, técnicas, uso de ferramentas e muito mais.
Na maioria das vezes, procuramos aprender coisas para melhorar o currículo, ou mesmo as relações interpessoais, mas alguns de nós, simplesmente, gostamos de aprender. Sendo assim, mesmo que você, nesse momento, acredite que não precisa, é sempre vantajoso desenvolver novas habilidades.
O grau de dificuldade pode ser diferente, a depender da pessoa e do que se pretende desenvolver. Porém, quase sempre podemos aprender. Além disso, sempre podemos lapidar nossas habilidades natas e moldá-las para usar em situações com as quais nos deparamos.
Por exemplo, uma pessoa que leva muito jeito com vendas e que sempre trabalhou com isso pode aprender técnicas modernas para atuar nos meios digitais. Vender na internet exige determinados conhecimentos sobre o comportamento dos consumidores online, formas de pagamentos digitais e outros.
Aprenda como construir uma marca pessoal forte no mercado de trabalho
Como desenvolver novas habilidades?
Muito recentemente, pudemos notar dois termos sendo largamente usados no mercado: upskilling e reskilling.
Upskilling diz respeito ao ato de adquirir determinadas habilidades em prol do crescimento no mesmo ramo de atuação. Por outro lado, reskilling se refere ao aprendizado com foco exclusivo na transição de carreira.
Sendo assim, alguém upskilling é uma maneira de desenvolver novas habilidades para conseguir um cargo melhor dentro da sua área. Em suma, é tornar-se um profissional mais valioso. Caso sua pretensão seja mudar de segmento, por exemplo, sair da área de vendas para começar como coaching, deve adotar o método reskilling.
Conheça, a seguir, as melhores práticas para o desenvolvimento de novas habilidades:
- Identifique suas necessidade e objetivos
Antes de começarmos a desenvolver uma nova habilidade, precisamos entender nossas reais necessidades e também os objetivos. Essa noção, sem dúvida, nos ajuda a direcionar nossos esforços para habilidades que realmente farão a diferença.
Ou seja, sabendo onde você deseja chegar, ficará muito mais simples saber quais competências são necessárias para o seu crescimento.
- Escolha os recursos de aprendizagem
Agora que você já sabe quais são as suas necessidades, objetivos e quais talentos precisa ter, o próximo passo é encontrar os meios para desenvolvê-las.
Atualmente, contamos com muitos caminhos, por exemplo, cursos presenciais e online, conteúdos de blogs e redes sociais, vídeos, palestras, livros e outros. Dessa forma, é necessário identificar quais são as melhores ferramentas para concretizar o desenvolvimento dos talentos.
- Crie um plano de aprendizado e pratique
Agora, é importante se planejar para aprender. Para isso, estipule metas e crie um cronograma de estudos que seja realista. O ideal é dividir o aprendizado em etapas para conseguir melhor gerenciamento e para deixar sua jornada mais agradável e menos cansativa.
Seja paciente, pratique tudo o que aprender e peça feedbacks para se aprimorar.
Ferramentas para desenvolver novas habilidades
Atualmente, os cursos são a melhor forma de desenvolver novas habilidades e as versões online, com toda a certeza, facilitam o processo.Seja pela flexibilidade de horário que nos permite estudar quando quisermos, seja pelo fato de poder acessar de qualquer lugar, essa é uma ótima opção.
Além disso, os preços dos cursos online costumam ser bem mais acessíveis do que os presenciais, por isso, veja algumas alternativas de plataformas:
- LinkedIn: o LinkedIn é uma plataforma de empregos segura e confiável. Além de linkar empresas e profissionais, ela também disponibilizar vários cursos;
- Senac: o Senac é um dos nossos maiores aliados do conhecimento. Oferece inúmeros cursos que abraçam diferentes segmentos e existem opções gratuitas e à distância;
- Hotmart: a Hotmart é uma plataforma de produtos digitais popular no mundo inteiro e com a maior vitrine de cursos online. Sem dúvida, você vai encontrar o que procura neste ambiente.
Não deixe de se especializar!
Desenvolver novas habilidades é imprescindível para quem deseja mudar de segmento ou ocupar melhores cargos. Mas não é apenas isso, reciclar-se, atualmente, pode ser a uma opção para entrar ou se manter no mercado de trabalho.
Sendo assim, sugerimos que você realize uma análise minuciosa sobre sua situação atual e defina onde deseja chegar. Com isso, poderá escolher as competências que mais vão agregar valor à sua jornada e que vão te levar a voos mais altos.
Você é perfeitamente capaz de desenvolver novas habilidades!