Venha entender sobre a importância e o funcionamento de uma biblioteca digital.
A evolução digital, a internet, assim como a proliferação de computadores, notebooks e smartphones trouxe uma mudança importante na forma das pessoas terem acesso a livros, revistas, artigos etc. Atualmente, diversas fontes destes materiais têm surgido. Inclusive livros e artigos que são facilmente disponibilizados aos leitores no formato digital.
Devido ao “boom” digital, surgiram muitas bibliotecas digitais. Elas contam com vários materiais, como livros, audiobooks, músicas, artigos, revistas e muito mais.
Assim como a variedade de materiais, existe uma infinidade de assuntos. Você encontra desde romances a livros técnicos sobre administração, engenharia, humanas e todas as outras áreas.
Vem conhecer mais sobre as bibliotecas digitais!
Como funciona uma biblioteca digital?
As bibliotecas digitais têm se popularizado no Brasil, principalmente por conta do uso dos alunos de cursos EAD e de leitores que buscam novas fontes de leitura. O hábito de leitura tem aumentado pela população. A disponibilidade e facilidade de encontrar materiais e livros digitais influenciou isso, o que fomenta ainda mais o surgimento das bibliotecas digitais.
Ao utilizar uma biblioteca digital, os leitores encontram uma grande variedade de conteúdos. Materiais estes que estão disponíveis sem fila de espera e acessível de qualquer lugar, a qualquer hora.
Essas bibliotecas possuem diversos tipos de materiais disponíveis. Livros digitais, revistas digitais, teses e dissertações, músicas, vídeos históricos bem como outros tipos de acervos e publicações digitais.
A biblioteca digital possui os mesmos critérios utilizados nas bibliotecas físicas em sua seleção de títulos, porém com acesso digital. Isso ajuda bastante no processo de buscas, organização e gestão de acessos e do espaço virtual.
A Digital Library Federation (DLF) define bibliotecas digitais como
“organizações que proporcionam os recursos, inclusive o pessoal especializado, para selecionar, estruturar, oferecer o acesso intelectual, interpretar, distribuir, preservar a integridade e assegurar a persistência temporal das coleções de trabalhos digitais, de maneira que estejam prontamente e economicamente disponíveis para o uso de uma comunidade definida ou um conjunto de comunidades”.
Vantagens da biblioteca virtual
As principais vantagens em utilizar uma biblioteca virtual são:
- Facilidade para realizar buscas rápidas por assunto, periódico, livro e base;
- Acessar de forma remota e até offline;
- Navegar em sites que aparecem nas referências;
- Salvar os livros e artigos em formato PDF em sua biblioteca pessoal;
- Grifar os materiais digitalmente.
E para que você tenha acesso a esses materiais, basta escolher a biblioteca onde vai buscar as suas próximas leituras. Existem as bibliotecas digitais totalmente gratuitas e as privadas. Estas últimas podem ser de instituições de ensino (EAD e presenciais); de empresas (para os seus funcionários) e por assinatura.
Cada um destes modelos de biblioteca têm a sua utilidade. Obviamente, as bibliotecas digitais gratuitas são as mais populares e consultadas. Por isso, você vai conhecer um pouco mais sobre elas.
Qual a melhor biblioteca digital grátis?
As bibliotecas virtuais gratuitas têm uma popularidade crescente. Isso se dá pela facilidade de acesso e pela variedade de títulos a disposição de seus leitores. É por isso que muitos estudantes, inclusive, as utilizam para auxiliá-los em suas pesquisas para trabalhos acadêmicos.
Para encontrar a melhor biblioteca virtual gratuita, você precisa analisar qual material está buscando. Você busca um livro de romance ou um material didático? Assim, apresentamos as 5 melhores bibliotecas virtuais disponíveis no Brasil para você buscar seus materiais digitais:
1. Domínio Público
Esta é uma das maiores bibliotecas virtuais do Brasil, que reune muitas obras literárias de autores brasileiros como Machado de Assis, José Alencar, além dos estrangeiros, como, por exemplo, Oscar Wilde, Shakespeare e José Saramago. Os livros, artigos e revistas são disponibilizados de forma gratuita em PDF.
2. Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin
A Biblioteca Brasiliana faz parte da Universidade de São Paulo (USP) e conta com livros, revistas, documentos e outros tipos de arquivos para baixar gratuitamente.
3. Biblioteca Nacional
Atualmente, é um dos maiores acervos de materiais digitais do Brasil. Aqui, você vai encontrar materiais relacionados à mapas, fotografias e periódicos, contando, ainda, com acesso a versão original dos Lusíadas e a Bíblia em latim. A Biblioteca Nacional conta tambpem com a Coleção Teresa Cristina, que apresenta parte de uma série de documentos doados ao museu pela esposa de Dom Pedro II, com vastos registros da época do Brasil Império.
4. Biblioteca Mundial Digital
A Biblioteca Mundial Digital é a biblioteca digital desenvolvida pela ONU (Organização das Nações Unidas) e tem como objetivo reunir documentos oficiais sobre a cultura de diversos países do mundo. Você encontrará nesta biblioteca materiais em português como uma cópia da Carta de Cristóvão Colombo, o Livro de Constelações Fixas (de Al-Sufi), entre outros materiais.
5. Biblioteca digital brasileira de teses e dissertações
A Biblioteca digital brasileira de teses e dissertações é a principal biblioteca nacional relacionada a pesquisas da comunidade científica nacional e internacional, e oferece acesso para o público em geral.
Além dessas cinco bibliotecas digitais, existe um número enorme delas a sua disposição para consultar:
- As bibliotecas das instituições de ensino, geralmente só estão disponíveis aos acadêmicos da instituição. Entretanto, as das universidades federais, públicas e de algumas instituições privadas de ensino são abertas à comunidade;
- A biblioteca de Periódicos da CAPES, que existe há mais de 20 anos e é um dos acervos de informação científica de maior acesso no Brasil;
- Biblioteca do Senac;
- O Google tem um serviço de leitura de livros muito interessante.
Existem muitas outras ótimas opções de bibliotecas digitais na internet a sua disposição, basta garimpar para achar bons materiais de leitura e pesquisa.
O MEC e as bibliotecas virtuais
Um ponto importante para destacar sobre as bibliotecas virtuais, principalmente para as instituições de ensino, está relacionado a questão do MEC (Ministério de Educação e Cultura) já possuir uma portaria (Portaria Normativa n° 11, de 20 de junho de 2017) que aprova o uso dessa ferramenta pelas instituições.
Com esta normativa, as instituições de ensino puderam ampliar a oferta de materiais digitais, o que facilita o acesso dos alunos, além de ter contato com materiais novos e de qualidade.
Como acessar a biblioteca virtual?
Existem diversas plataformas na internet que oferecem o serviço de bibliotecas digitais, que geralmente estão associadas a grupos de editoras que disponibilizam seus acervos para compor a biblioteca.
O acesso as bibliotecas virtuais se dá por meios eletrônicos, como computadores, notebooks, tablets ou smartfones, seja através de sites ou aplicativos específicos.
Existem as bibliotecas de acesso livre, que possuem materiais mais limitados e existem bibliotecas de uso restrito, geralmente disponibilizados por meio de assinaturas ou através de instituições de ensino. Em geral, as bibliotecas virtuais das instituições de ensino ou as por assinatura são as que possuem coleções de livros digitais mais atualizadas e em maior volume de títulos. Para acessá-las, é necessário ter um login e senha.
Como entrar na biblioteca integrada?
Para você acessar uma biblioteca integrada a uma instituição é bastante fácil. Para isso, basta você ter a liberação da instituição ou ter adquirido uma assinatura de acesso. Com esta liberação, você vai criar o seu usuário e senha para acessar e usufruir da biblioteca.
O procedimento é bem simples e se você gosta de ler ou é estudante de uma instituição de ensino, vale a pena se matricular na biblioteca digital da sua instituição, pois facilita a vida estudantil.
Agora que você já sabe como entrar e acessar as bibliotecas digitais, que tal visitar alguma, se cadastrar e escolher um bom livro para leitura?