Biblioteconomia: já ouviu falar sobre essa graduação?

Navegue pelo texto

6min de leitura
Conheça o curso de Biblioteconomia

Você já ouviu falar sobre a graduação de biblioteconomia? Nos dias de hoje, com inúmeras informações distribuídas pela internet, é comum que muitos se esqueçam do valor das bibliotecas. Porém, a área da biblioteconomia é essencial para a organização, preservação e disseminação do conhecimento.

Mesmo assim, muitas pessoas ainda não estão familiarizadas com a graduação e as diversas oportunidades de carreira. Esse é o seu caso? 

Se for, hoje é o seu dia de sorte, pois neste texto, vamos mostrar o que de fato é a Biblioteconomia, o que um profissional formado faz, quais são as áreas de atuação, grade curricular e muito mais. Acompanhe!

De uma maneira breve e didática, a Biblioteconomia trata-se de uma ciência responsável pela organização, classificação, conservação, disseminação e recuperação da informação em diferentes formatos, como livros, periódicos, documentos digitais, multimídia e outros materiais. 

Assim, o objetivo principal é facilitar o acesso ao conhecimento e promover a alfabetização informacional para capacitar as pessoas a encontrar, avaliar e utilizar as informações. 

Já os profissionais formados nesta graduação são treinados para gerenciar bibliotecas, arquivos, centros de documentação e outras instituições para garantir a acessibilidade e organização dos recursos para atender às necessidades dos usuários de maneira eficiente.

Agora que você já entendeu o que é a Biblioteconomia, pode vir a seguinte pergunta: o que um profissional formado na área faz? Em suma, um bibliotecário formado desempenha uma variedade de funções, como, por exemplo:

  • Seleção e aquisição de materiais de informação;
  • Organização e catalogação de recursos;
  • Desenvolvimento e implementação de sistemas de classificação e indexação;
  • Prestação de serviços de referência e assistência aos usuários;
  • Promoção de programas de alfabetização informacional;
  • Gestão de coleções e espaços físicos;
  • Digitalização e preservação de documentos históricos;
  • Desenvolvimento e manutenção de sistemas de gestão de bibliotecas e bancos de dados.

Vale a pena ressaltar que essas funções são apenas algumas de muitas responsabilidades de um bibliotecário. Pois, o papel exato depende do tipo de instituição e da área de atuação do profissional. Beleza?

Muitos pensam que as oportunidades de carreira para formados em Biblioteconomia estão apenas nas bibliotecas, mas isso é um erro, sabia? As áreas de atuações vão bem além e existem chances até mesmo de trabalhar na tecnologia da informação, como veremos a seguir!

O nome da graduação já diz tudo e a biblioteca, de fato, é uma das principais áreas de atuação. Então, nas bibliotecas públicas, escolares, universitárias, especializadas e institucionais, os bibliotecários têm a responsabilidade de organizar e administrar os recursos de informação e prestar serviços aos usuários

Outra área de atuação também é em arquivos históricos governamentais, empresariais, entre outros. Dentre as principais funções do bibliotecário nesta área está a preservação, organização e acesso a documentos e registros históricos. 

Sabia que em ambientes corporativos, governamentais ou sem fins lucrativos, o profissional é bastante requisitado na gestão de informação? O principal papel do bibliotecário nesta área é a gestão de documentos, por meio de registros e informações organizacionais. Tudo para garantir um acesso eficiente e seguro às informações. 

Além das bibliotecas, arquivos e gestão da informação, outra área é a pesquisa e consultoria. Assim, os profissionais atuam dentro de organizações com o objetivo de desenvolver estratégias eficazes na gestão da informação e pesquisa. 

A atuação na tecnologia da informação não fica de fora! Com o avanço do conhecimento muitos dos formados em biblioteconomia estão se especializando em sistemas de informação e tecnologia da informação. As principais funções da área são o gerenciamento de sistemas de gestão de bibliotecas, banco de dados digitais e outros recursos tecnológicos

A grade curricular do curso varia conforme a instituição de ensino, mas geralmente existe uma combinação de disciplinas tanto teóricas quanto práticas relacionadas à organização da informação, gestão de bibliotecas e serviços de informação, além de aspectos legais e éticos da profissão. Dentre as principais disciplinas da graduação estão:

  • Introdução à Biblioteconomia e Ciência da Informação;
  • Catalogação e Classificação;
  • Organização de Arquivos e Documentos;
  • Gestão de Coleções;
  • Serviços de Referência e Usuário;
  • Tecnologia da Informação em Bibliotecas;
  • Preservação de Materiais de Informação;
  • Ética e Responsabilidade Profissional.

Além das disciplinas teóricas, muitas graduações também oferecem estágios práticos em bibliotecas, arquivos ou outras instituições de informação para fornecer aos alunos experiências hands-on no campo.

Apesar de os termos serem parecidos, existe uma pequena diferença entre “bibliotecário” e “biblioteconomia”. Pois, a biblioteconomia é o campo de estudo e prática que abrange a organização, preservação e disseminação da informação. Enquanto isso, o bibliotecário é o profissional formado em Biblioteconomia que trabalha em bibliotecas, arquivos, centros de documentação e demais instituições de informação.

Em outras palavras, a Biblioteconomia é a disciplina acadêmica e profissional, ou seja, a graduação. E, o bibliotecário trata-se do título profissional do aluno após a obtenção do diploma da graduação. Igual quando falamos em fisioterapia (o curso acadêmico) e fisioterapeuta (o título do profissional formado).

De antemão, um salário médio de um profissional formado em Biblioteconomia depende do porte da empresa e do nível de experiência. Segundo os dados da Educa Mais Brasil, por exemplo, o salário nível master em uma grande empresa está na faixa de R$5.519,86. Já a média salarial, segundo o site O Salário é de R$3.684,05.

Resumidamente, o profissional formado neste curso tem um papel fundamental na sociedade, pois é ele quem garante o acesso à informação, bem como promove a alfabetização informacional em todos os níveis. Além disso, os bibliotecários, ou biblioteconomistas, têm uma variedade de opções na carreira. 

Com isso, fica fácil entender que a formação é fundamental não apenas para o funcionamento eficaz de bibliotecas, mas também de arquivos e outras instituições de informação. Sendo assim, reconhecer o valor da graduação e o impacto positivo que os bibliotecários têm na disseminação do conhecimento para a sociedade é um passo muito importante. 

Gostou deste conteúdo? Quer saber mais sobre outras graduações? Veja também o nosso conteúdo sobre as 10 graduações mais procuradas!

Cursos e Profissões
Visualizar mais artigos →
Confira alguns posts relacionados ao tema
Deixe um comentário