Comissário de bordo: tudo sobre a carreira

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Comissário de bordo

Quem nunca sonhou em trabalhar viajando com uma tripulação, embarcando em aeroportos pelo mundo? Trabalhar como aeromoça ou comissário de bordo permite que você realize essa vontade! Hoje você vai conhecer mais detalhes sobre a carreira e mercado de trabalho.

Este é um emprego que te dá a chance de viajar pelo mundo, conhecer muitas pessoas e vivenciar muitos desafios no momento de trabalho. No Brasil, a profissão de aeromoça é uma das que exigem uma preparação e estudo — que seguem normas rígidas da Agência Nacional de Aviação Civil, a ANAC. Assim, se o seu desejo é seguir carreira nessa área, fique com a gente e conheça mais sobre essa profissão.

Apertem os cintos, pois o voo sobre o universo da carreira de aeromoça e comissário de bordo vai começar. Boa leitura!

O que um comissário de bordo faz?

Um comissário de bordo é apto a trabalhar nos transportes aéreos nacionais tanto quanto internacionais, seja em aviões comerciais ou em táxis aéreos. As principais atribuições atribuídas para esse profissional são as seguintes:

  • Atender e receber os passageiros;
  • Encaminhar os passageiros aos seus assentos no avião;
  • Zelar pela segurança a bordo e a segurança dos passageiros;
  • Verificar o posicionamento correto das poltronas e que todos estejam com cintos de segurança;
  • Transmitir informações de segurança sobre o voo e informações gerais aos passageiros;
  • Atender aos passageiros e tripulação;
  • Verificar os equipamentos de segurança da aeronave;
  • Acompanhar o ambiente interno no voo.

Em geral, essas atribuições podem ser consideradas simples de executar, mas não se esqueça: podem existir momentos de pânico e ansiedade dos passageiros e a aeromoça e o comissário de bordo são os responsáveis por levar tranquilidade nessas horas.

Existe diferença entre comissária de bordo e aeromoça?

No Brasil, culturalmente chamamos a comissária de voo de aeromoça. Não existe nenhuma diferença entre as duas, são apenas nomenclaturas diferentes que dizem respeito a uma mesma profissão, sendo assim, os dois termos — comissária de bordo e aeromoça — estão corretos.

Os homens que atuam na área são chamados exclusivamente de comissários de bordo e, assim, como as aeromoças, eles também passam pelo mesmo treinamento e qualificação.

Requisitos para se tornar comissário de bordo

Ao ver uma aeromoça ou um comissário de bordo trabalhando em um voo, somente a parte operacional básica da profissão fica perceptível, como o atendimento aos passageiros, a entrega de lanches e outros serviços básicos de bordo, por exemplo. Entretanto, para ser um comissário de bordo, a ANAC tem diversas exigências legais pré-definidas.

Alguns destes requisitos são de base legal e outros são de base operacional. Veja a seguir alguns desses pré-requisitos necessários para atuar na profissão:

  • Idade mínima de 18 anos;
  • Ensino Médio Completo;
  • Fazer um curso homologado pela ANAC de, no mínimo, 138 horas;
  • Ter aprovação na banca de exames da ANAC;
  • Possuir Certificado Médico Aeronáutico (CMA) de no mínimo de 2ª classe e válido;
  • Aptidão física e psicológica;
  • aptidão física e psicológica dos profissionais
  • Em relação a altura: a aeromoça deve ter uma altura mínima de 1,58m e o comissário de 1,65m metros. Uma das restrições associadas a altura está relacionada às questões ergonômicas de acesso a compartimentos a bordo dos aviões.

Características psicológicas do comissário de bordo

As companhias aéreas também realizam os testes de seleção para avaliar as condições e possíveis características psicológicas que possam afetar o trabalho dos candidatos. Dessa forma, elas buscam as seguintes habilidades nos profissionais: 

  • Autocontrole;
  • Responsabilidade e Atenção;
  • Paciência;
  • Responsabilidade;
  • Boa comunicação;
  • Ética Profissional;
  • Gostar de trabalhar viajando;
  • Gostar de trabalhar com horários flexíveis (Rotina de Voos).

Os profissionais ainda devem possuir um grande autocontrole em situações adversas e inesperadas que podem ocorrer em voos, pois lidam com o público e precisam mantê-lo tranquilo. 

Um ponto importante e obrigatório para aqueles que pretendem seguir uma carreira internacional é falar outros idiomas. Neste sentido, há uma grande busca por cursos de línguas orientais, principalmente o chinês e japonês, pelas companhias aéreas.

Assim, se você se qualifica com estas habilidades, já é um bom passo para os seus sonhos de ser uma aeromoça ou um comissário de bordo. 

Além disso, alguns cursos são necessários para o exercício dessa profissão e no próximo tópico você vai saber quais são, basta continuar a leitura!

Qual curso fazer para ser comissário de bordo?

Muitas pessoas têm dúvidas sobre ser necessário fazer uma faculdade para se tornar aeromoça ou comissário de bordo, mas a resposta é não. Para ser uma aeromoça ou um comissário de bordo é necessário apenas que tenha concluído o ensino médio e, além disso, ter feito o curso de especialização.

As moças e os rapazes que desejam seguir a profissão de comissário de bordo precisam realizar um curso homologado pela ANAC, que é composto de conteúdo teórico tanto quanto prático. Este treinamento é obrigatório para todos que querem seguir a profissão de comissário de bordo e deve ter um mínimo 138 horas de duração. 

Os cursos possuem disciplinas relacionadas a, tais como:

  • Regulamentação sobre a Profissão;
  • Primeiros Socorros e Saúde;
  • Conhecimento básico sobre aeronaves comerciais;
  • Segurança de voo;
  • Fatores humanos na aviação civil;
  • Emergências a bordo;
  • Prevenção e combate a incêndios;
  • Sistema de aviação civil;
  • Regulamentação da aviação civil;
  • Regulamentação da profissão de aeronauta;
  • Navegação aérea;
  • Sobrevivência na selva, no mar, no gelo e no deserto;
  • Meteorologia.

Essas disciplinas são algumas das matérias estudadas no curso de formação e podem variar nas instituições, porém devem obedecer aos requisitos formais da ANAC. O valor a ser investido em um curso homologado pela ANAC varia entre R$800,00 e R$1.400,00 e tem uma duração média de três a seis meses.

Após serem aprovados pelas companhias aéreas, as aeromoças e comissários de bordo passam por treinamentos específicos.

Escolas homologadas pela ANAC

Apresentamos a seguir uma lista de instituições homologadas e ativas que realizam os cursos de comissários de bordo no Brasil, separados por região, são elas:

Norte:

Nordeste:

Centro-oeste:

Sudeste:

Sul:

Existem muitas outras instituições homologadas pela ANAC. Acessando o site oficial da agência, você confere a lista completa.

Qual a média salarial da profissão?

Uma aeromoça ou comissário de bordo recebem, em média, um salário em torno de R$ 4.000,00 no Brasil. Este valor pode variar de acordo com o tipo de aeronave e da ccompanhia aérea que trabalha e da companhia, segundo o portal Glassdoor.

Por exemplo: um comissário de bordo da Latam tem uma remuneração média de R$ 6.453, enquanto que na Gol é de R$ 5.672 e na Azul é na faixa de R$ 4.650,00.

Como é a escala de trabalho?

A ANAC e a legislação específica definem que os tripulantes de aeronaves podem, no máximo, viajar 85 horas mensais e ter, no mínimo, 8 dias de folga por mês. Além disso, a legislação também define que, entre um voo e outro, haja um descanso de 12 horas obrigatório.

Um outro ponto importante é que o comissário de bordo não pode exceder mais de 11 horas dentro de uma aeronave, salvo alguns voos internacionais de maior duração.

Mercado de trabalho para as aeromoças e comissários de bordo

A profissão de comissário de bordo apresenta muitos benefícios e aqui neste post você conheceu detalhes importantes sobre o assunto.

Com a retomada da aviação após a pandemia, o crescimento no número de empregos no setor da aviação e, dessa forma, a carreira de comissário de bordo vem crescendo junto.

Assim, se você deseja seguir carreira na profissão, procure o curso homologado pela ANAC mais perto de você e inicie a sua profissionalização. Temos certeza que você vai alçar grandes voos!

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