Mestrado: o que você precisa saber

Navegue pelo texto

6min de leitura
O que você precisa saber na hora de escolher um Mestrado

A jornada para quem quer estudar e se especializar cada vez mais é contínua. Assim que você conclui a graduação, pode começar a se aventurar. Seja em um novo curso superior, especializações, pós-graduações e chegar até ao mestrado e doutorado. 

Hoje, o Cursos & Profissões vai falar sobre o mestrado. Ele é uma ótima alternativa para quem quer se especializar em uma área assim que finalizar a graduação. Com o mestrado, você vai ampliar os conhecimentos sobre o tema em questão. Além disso, aumenta também as possibilidades de crescimento no mercado de trabalho. 

Se você quer fazer um mestrado ou saber mais sobre essa especialização e suas oportunidades, esse artigo é para você. Acompanhe o nosso texto e fique por dentro de tudo que engloba o mestrado. 

Boa leitura!

O que é o mestrado?

O mestrado é um curso de pós-graduação, ou seja, para realizá-lo você precisa ter se formado em um curso superior. Entretanto, ele tem uma característica diferente das especializações. 

Enquanto a pós-graduação/especialização é lato sensu (“sentido amplo”) e tem foco no mercado de trabalho, o mestrado, assim como o doutorado, é stricto sensu (“sentido restrito”) e se direciona a uma formação mais acadêmica, para atuação docente ou em pesquisas. 

Assim, concluímos que o curso de mestrado te dá o título de mestre, assim que você se formar, e te torna apto a ser professor e pesquisador da área que você estuda. 

Por que fazer?

Para quem deseja seguir a carreira acadêmica, seja lecionando ou pesquisando, ter um mestrado é fundamental, pois ele vai oferecer a oportunidade de se aprofundar cada vez mais nos conhecimentos sobre o objeto de estudo. Além disso, ter o título de mestre faz o seu currículo ser ainda mais valorizado no mercado de trabalho. 

Se você busca ser um especialista na sua área de estudos, desenvolver o pensamento crítico e a pesquisa, o mestrado vai te oferecer essa oportunidade. Boas vagas e remunerações, além de aumentar e melhorar o seu networking são outras vantagens que esse tipo de formação pode te trazer.

Quais os requisitos para cursar um mestrado?

Caso você já tenha em mente que quer cursar um mestrado, é muito importante saber que existem alguns pré-requisitos para fazer esse tipo de formação. E é sobre esse ponto que vamos falar agora.

Como já falamos anteriormente, o mestrado se enquadra em um curso de pós-graduação. Sendo assim, ter concluído a graduação é fundamental e necessário para conseguir ingressar no curso.

Outro requisito é ter uma segunda língua. A necessidade desse conhecimento se dá porque o aluno terá contato com pesquisas estrangeiras durante o seu estudo. Em geral, os processos seletivos das universidades brasileiras têm as línguas inglesa e espanhola como opções. 

O terceiro requisito para entrar em um mestrado é ter o seu tema de pesquisa definido. Como o objetivo de se tornar mestre é se especializar em determinado assunto, é importante que você tenha o seu tema definido para escolher o mestrado que mais se adeque a sua pesquisa.

Portanto, lembre-se que para você ingressar em um mestrado, vai precisar:

  • finalizar a graduação;
  • ser fluente em uma segunda língua;
  • ter o tema de pesquisa definido.

LEIA MAIS! MBA ou pós-graduação? Entenda cada modalidade

Quais avaliações acontecem antes de iniciar o mestrado?

Agora que você já sabe todos os pré-requisitos necessários para começar o seu mestrado, vamos falar sobre o que é avaliado antes de você começar a estudar. Cada instituição tem uma forma de analisar os critérios para o aceite, mas é muito provável que seja feito da seguinte forma:

  • análise de desempenho do candidato;
  • análise de documentos;
  • entrevista pessoal.

A análise de desempenho é feita com base na prova escrita. Aqui você vai responder questões de conhecimento geral e específico da sua área. Além disso, é nessa fase que é feito o teste de proficiência em língua estrangeira.

Já na análise de documentos, todo o seu currículo e histórico escolar são examinados, desde as notas até participações em outras pesquisas e congressos, publicação de artigos e estágios, por exemplo. 

Depois você passa pela entrevista. Ela é feita por uma banca examinadora que fará perguntas acerca do seu currículo, bem como do seu objeto de pesquisa. É o momento onde você vai poder apresentar o seu projeto. 

É possível cursar em qualquer área?

Se essa é uma dúvida que já passou pela sua cabeça, agora você terá a resposta. É possível sim fazer um mestrado em uma área que seja diferente da sua graduação. Cursar essa especialização em um curso diferente da sua graduação te possibilita ampliar conhecimentos que são complementares a sua formação, o que traz um diferencial para a sua carreira.

Vale a pena fazer?

O conhecimento é algo primordial para quem deseja crescer na carreira, logo fazer um mestrado sempre trará vantagens. Entretanto, se você pretende dedicar o seu trabalho a pesquisas ou lecionando aulas em universidades, passar por um mestrado é fundamental e necessário. 

Para conquistar esse título, vale fazer uma pesquisa e buscar a melhor forma de realizar os estudos nessa especialização. Existem diversas faculdades e universidades particulares que oferecem os cursos de mestrado, porém é possível estudar de forma gratuita em universidades estaduais e federais. 

Além disso, existem alguns programas que oferecem bolsas de estudo. Com isso, vale separar um momento para buscar informações sobre cada um deles e ler os editais para se candidatar a uma bolsa.

É possível fazer mestrado fora do Brasil? 

Se você tem vontade de se especializar fora do país, também é possível. Muitas das vezes, pode ser que você encontre o curso que deseja estudar apenas em outros lugares, então essa é uma alternativa.

Vale lembrar que apesar de encontrar mestrados de áreas pouco estudadas aqui, e isso ser um grande atrativo, os cursos fora do país geralmente são mais concorridos. Sendo assim, você vai precisar de mais dedicação e estudo para conquistar a sua vaga. 

Dentre as exigências que as universidade estrangeiras pedem, estão, por exemplo:

  • fluência em inglês ou outra língua;
  • bom histórico acadêmico;
  • cartas de recomendação;
  • dentre outros.

Com o artigo de hoje, esperamos que você tenha tirado suas principais dúvidas sobre como ter o título de mestre e alcançar novos conhecimentos para a sua carreira. E agora, pronto para decidir qual mestrado você vai fazer?

Cursos e Profissões
Visualizar mais artigos →
Tags:
Confira alguns posts relacionados ao tema
Deixe um comentário