Empresa Júnior: o que é e como funciona

Navegue pelo texto

7min de leitura
Conheça mais sobre a Empresa Júnior

Os estudantes de graduação de áreas de Gestão, Administração, Economia e Engenharias, por exemplo, têm a oportunidade de começar a aplicar os conhecimentos aprendidos em sala de aula na prática ainda na faculdade. Isso é possível porque muitas instituições de ensino proporcionam aos seus acadêmicos a participação em uma empresa júnior.

Vem conhecer mais sobre essa importante modalidade de aprendizado prático profissional. Boa leitura!

Afinal, o que é a Empresa Júnior?

A Empresa Júnior é organização sem fins lucrativos que tem por objetivo o desenvolvimento profissional com aplicação prática das teorias aprendidas em sala de aula. Dessa forma, ela funciona sob a administração dos próprios alunos de graduação, onde eles prestam serviços para empresas e a comunidade em geral. Todo esse trabalho é feito sob orientação dos professores.

Quando se analisa a estrutura das empresas júnior, percebe-se que elas se parecem e muito com as empresas do mercado. Inclusive, seguindo os mesmos princípios de gestão corporativa e regimento. As empresas júnior atendem pequenas, médias e grandes empresas, ONGs e órgãos públicos, sempre obedecendo o objetivo de sua criação.

Ao analisar os objetivos das empresas júnior, é possível identificar três públicos aos quais elas atendem:

  • Os alunos: a atuação nas empresas júnior gera um excelente laboratório para aplicação prática da profissão;
  • As empresas: se beneficiam dos trabalhos desenvolvidos pelos estudantes e da experiência dos professores. Além disso, contam com um custo baixo do serviço;
  • As universidades: a atuação qualificada das empresas júnior garante uma reputação sólida da instituição. Tanto pelo bom nível de estudo, quanto pelo serviço prestado.

Desenvolver uma empresa júnior gera um grande aprendizado prático ao acadêmico. Além disso, é um trampolim para a carreira profissional, onde os alunos vivenciam as boas práticas profissionais e aprendem técnicas, métodos e processos que vão ser úteis em seu futuro profissional.

A participação em uma empresa júnior enriquece o currículo e traz destaque ao seu perfil, como uma pessoa interessada profissionalmente.

O que faz uma Empresa Júnior?

Uma empresa júnior tem como foco trazer uma experiência prática e a vivência empresarial aos estudantes. Assim, durante esse processo, os participantes experimentam e aprendem sobre as áreas de uma empresa. E, em muitos casos, contribuem para o crescimento das empresas que contratam os seus serviços.

A organização de uma empresa júnior é igual a uma empresa real do mercado. Ela possui uma estrutura funcional e um organograma de trabalho claramente definido. Isso faz com que a vivência dentro da empresa júnior seja muito mais fiel ao funcionamento real de uma empresa. Os alunos formam as equipes da empresa e são orientados pelos professores da instituição de ensino. Para auxiliar o trabalho da organização, as empresas júnior têm um Estatuto próprio para definir os direitos e deveres dos membros.

A grande maioria das empresas júnior no Brasil têm o foco em gestão/administração. Por essa razão, os principais serviços prestados pelos participantes são:

  • Consultoria empresarial em diversas áreas;
  • Projeto e criação de novos produtos;
  • Gestão de projetos;
  • Estudo de mercado;
  • Estratégias de marketing;
  • Elaboração de campanhas de marketing;
  • Reestruturação empresarial e de áreas de empresas;
  • Aplicação de novas tecnologias administrativas etc.

Com isso, fica perceptível que as empresas júnior têm um grande foco em prestação de consultorias, melhorias e transformações empresariais para novos resultados. Além de ser uma opção barata para as empresas se modernizarem, elas se destacam por apresentarem e desenvolverem projetos de consultoria com soluções de qualidade.

Como entrar em uma?

Os alunos que desejam entrar em uma empresa júnior passam por um processo seletivo. Esse processo pode variar de instituição para instituição. É feita uma seleção para buscar os estudantes com bom desempenho estudantil e que mais se destacam no meio acadêmico. 

Os processos de seleção, em geral, acontecem anualmente e podem passar por diversas etapas. Ao longo dessas etapas, os candidatos podem passar por testes gerais e específicos de conhecimentos na área, dinâmica de grupo e entrevistas para identificar as melhores opções de acadêmicos ao trabalho oferecido.

Este procedimento de seleção é importante para todos os envolvidos no processo. Isso porque esse projeto é um espelho da qualidade de ensino oferecido e também uma oportunidade dos acadêmicos se destacarem no mercado de trabalho.

Vale salientar ainda que a evolução dos membros da empresa júnior é escalada pelo seu tempo de casa. Sendo assim, os mais experientes aumentam a sua importância na linha de comando e assumem a liderança dos mais novos. Em uma empresa júnior consolidada, todos os processos de crescimento interno são definidos e os participantes são incentivados a ampliar a sua responsabilidade para, assim, aumentar o seu background em liderança empresarial.

Vantagens de participar de uma Empresa Júnior

Uma empresa júnior deve buscar a excelência em relação ao mercado, pois ela é uma referência para a instituição. Além disso, deve contar com alunos que buscam se desenvolver e trazer para a sua jornada profissional o melhor resultado possível dentro das suas condições.

A participação ativa do estudante em uma empresa júnior é um diferencial em processos de seletivos no no mercado de trabalho. Além dessa vantagem, o Cursos&Profissões separou uma lista com outras coisas que você ganhar ao participar desse tipo de projeto. Dá uma olhada:

  • Crescimento pessoal e profissional do aluno;
  • Vivência profissional;
  • Conhecer as rotinas empresariais na prática;
  • Experiência prática durante a graduação;
  • Convivência com desafios profissionais;
  • Conhecer a aplicação de métodos e ferramentas para solução de problemas nas empresas;
  • Aprimoramento de competências buscadas pelo mercado de trabalho;
  • Criação de networking;
  • Aplicação práticas de métodos e processos ensinados na instituição;
  • Destaque em processos seletivos;
  • Impacto na sociedade;
  • Desenvolvimento do espírito empreendedor;
  • Autoconhecimento.

A prática versus a teoria

Uma das principais dúvidas dos acadêmicos universitários está em como colocar em prática os conhecimentos aprendidos em sala de aula e conseguir essa experiência no momento de procurar o primeiro emprego pode ser uma dificuldade. Nem sempre os estudantes conseguem entrar em programas de estágio e, por isso, a atuação em empresas júnior faz toda a diferença no histórico profissional do estudante.

Em uma empresa júnior, os alunos são acompanhados pelos professores da instituição, que estão juntos na jornada dos estudantes e os ajudam a desenvolver as melhores práticas. Com isso, os mestres orientam o uso de técnicas, métodos e outros procedimentos nos serviços prestados pela empresa júnior, conciliando o aprendizado teórico com a prática e o crescimento profissional de quem participa.

É o aluno trabalhando como profissional!

Os impactos da Empresa Júnior em sua carreira

Como você viu, participar de uma empresa júnior traz muitas vantagens para você, na sua jornada como aluno e em sua carreira profissional. O fato de poder exercer funções práticas agrega experiências em seu currículo e é um alavancador para se conseguir um bom emprego em sua área de especialização.

Você vai desenvolver a habilidade de solucionar problemas inesperados, aumentando a sua capacidade de resposta, principalmente quando estiver atuando no mercado. Trabalhar em uma empresa júnior apresenta diversos desafios, te obriga a sair da zona de conforto e a desenvolver seu processo de tomada de decisão em tarefas e funções que podem ser desconhecidas para você.

As dificuldades vão surgir, mas elas devem ser colocadas a prova para o seu desenvolvimento pessoal e profissional. Apresentar novas ideias, conviver com outras pessoas, discutir e estar aberto a opiniões e ideias fazem você evoluir, e é isto que se busca dos participantes de uma empresa júnior.

Coloque em seu currículo sobre os seus aprendizados e contribuições na empresa júnior, assim como dos projetos que realizou. A participação em uma empresa júnior pode ser um grande divisor de águas para o seu futuro profissional, então aproveite este momento para aprender e a fazer diferença no mercado.

Cursos e Profissões
Visualizar mais artigos →
Confira alguns posts relacionados ao tema
Deixe um comentário