Se você buscou dicas para decidir o seu curso ou ter certeza da sua escolha, certamente passou por um teste vocacional. Ele é uma ferramenta muito utilizada para ajudar nesse processo decisivo em nossas vidas e pode ser fundamental para você.
Quando você tem que escolher qual graduação vai cursar, muitas dúvidas podem surgir. Afinal, esse momento é uma virada de chave para todo o seu caminho profissional que vem pela frente. Pode parecer, às vezes, que esse sentimento de indecisão está só com você, mas muitas pessoas passam por ele.
É por isso que utilizar ferramentas que auxiliam a ter uma resposta mais concreta ou, ao menos, oferecem uma luz no fim do túnel é tão importante. E hoje você vai conhecer um dos caminhos para ter mais certeza na sua decisão: o teste vocacional!
Neste artigo, você vai:
- entender o que é o teste vocacional;
- como ele funciona;
- para que ele serve;
- porquê fazer um.
Pronto para saber mais sobre o teste vocacional? Vem com a gente!
O que é o teste vocacional?
O teste vocacional é uma das ferramentas mais conhecidas para ter uma orientação profissional. Ele permite que você conheça todas as áreas profissionais com as quais você possa ter alguma identificação. Esse direcionamento surge após responder um questionário com perguntas variadas.
Ao finalizar o seu questionário, é possível traçar os seus atributos com profissões que têm uma compatibilidade com eles. Ou seja, você pode encontrar a sua “luz no fim do túnel” ao fazer uma leitura dos seus interesses, habilidades e personalidade.
É muito comum ter o primeiro contato com o teste vocacional durante o ensino médio, que é quando os alunos estão próximos de escolher um curso de graduação. Sendo assim, os dois andam de mãos dadas, já que um leva ao outro.
Como funciona?
O teste vocacional é estruturado com perguntas de múltipla escolha que auxiliam a visualizar as suas habilidades e competências, o seu perfil pessoal tanto quanto profissional, o seu comportamento diante situações específicas, dentre outros pontos.
Com a análise de cada uma dessas características, o seu perfil é comparado com o perfil ideal de cada carreira. Dessa forma, é possível determinar quais áreas profissionais combinam mais com você e seus atributos.
A elaboração das questões dos testes vocacionais é feita por psicólogos especialistas em orientação profissional e autoconhecimento. Eles são os responsáveis por desenvolverem as perguntas que conseguem traçar o perfil do entrevistado.
Em relação a aplicação dos testes vocacionais, ela pode ser feita através de um questionário simples — que pode ser online — ou em sessões com psicólogos. Combinar o teste com a avaliação de um psicólogo é a melhor opção para ter um resultado mais completo e objetivo.
Por que eu devo fazer?
Como falamos anteriormente, o momento de decidir por um caminho profissional pode ser difícil e trazer muitas dúvidas, principalmente quando se está próximo de prestar vestibular. E alcançar essa decisão de uma forma mais clara, objetiva e certeira traz mais tranquilidade para o processo.
O teste vocacional, dessa forma, surge como uma ferramenta de grande auxílio para que você tenha um caminho por onde seguir e consiga encontrar um lugar que faça mais sentido para você na sua jornada profissional.
Com o seu resultado em mãos, certamente temos certeza que você terá mais segurança em fazer a sua escolha. Isso não quer dizer que você terá 100% de realização, mas será muito mais fácil tomar uma decisão.
Para que serve o teste vocacional?
Além de encontrar os possíveis caminhos profissionais para o seu perfil, fazer um teste vocacional é a chance de fazer uma imersão no autoconhecimento. Com ele, você tem muitos outros benefícios, como:
- conhecer seus interesses e gostos;
- identificar seus valores e competências;
- desmistificar cursos e profissões;
- entender melhor o mercado de trabalho;
- visualizar um plano de carreira;
- diminuir a ansiedade em relação a vida profissional;
- desenvolver a inteligência emocional;
- trabalhar as pressões externas e internas;
- dentre outros.
Para obter ainda mais precisão nessas questões, o teste feito sob a orientação de um psicólogo é muito mais eficiente. Mas lembramos que o teste vocacional online também traz bons resultados e pode te oferecer bons insights sobre a sua carreira profissional.
Onde fazer teste vocacional?
É possível fazer o teste vocacional de maneira simples, apenas com o questionário ou de forma mais aprofundada com acompanhamento psicológico.
Se você optar por um teste mais simples, é possível encontrar algumas opções na internet. Basta você pesquisar por “teste vocacional online” no seu buscador e escolher o site que vai fazer. Muitas instituições de ensino superior oferecem essa ferramenta de forma gratuita.
Para quem quer e pode pagar por um teste vocacional acompanhado de um psicólogo, basta procurar por profissionais especialistas em orientação profissional e autoconhecimento. Além do teste vocacional, o psicólogo pode aplicar algumas dinâmicas e tarefas para encontrar as áreas que você tem mais afinidade.
LEIA MAIS! Conheça as profissões do futuro
Existem outras formas de decidir o curso?
Além do teste vocacional, você também pode fazer uma orientação vocacional, um teste de aptidão e/ou uma orientação profissional. Cada uma dessas alternativas tem as suas especificações e o C&P vai te contar agora!
Orientação vocacional
A orientação vocacional é um processo que demanda mais tempo e é mais aprofundada. Ela é feita por psicólogos e consiste em uma análise mais profunda sobre sua personalidade. Durante as conversas, o psicólogo busca descobrir seus interesses, suas capacidades, preferências e quaisquer outras características suas que podem ajudar a chegar em uma resposta sobre sua carreira.
Teste de aptidão
O teste de aptidão tem o objetivo de identificar as suas habilidades, com a intenção de distinguir os pontos fortes e os pontos fracos. Com essa análise, fica fácil entender quais características podem ser aprimoradas e quais vulnerabilidades podem ser corrigidas.
Orientação profissional
Depois que você realizou o teste e a orientação vocacional, fez seu teste de aptidão e concluiu os seus estudos, pode optar por uma orientação profissional. Ela é uma ótima ferramenta para quem já se formou e trabalha na área. Com a orientação profissional, você busca uma forma de se preparar melhor para o trabalho que exerce.
Se você ainda está com dúvidas sobre o curso que deseja fazer, não deixe de fazer um teste vocacional. Com certeza ele será de grande ajuda no seu processo de escolha e vai te trazer uma segurança maior na hora de decidir.