Sabia que a carreira de diplomata é uma das mais antigas e respeitadas no mundo? A profissão conta com salários mmuito atrativos, além dos vários benefícios, como, por exemplo. alimentação e moradia.
De antemão, os diplomatas são representantes oficiais de seus países no exterior, responsáveis por negociar acordos, promover relações bilaterais e defender os interesses nacionais e diversos campos.
Neste texto, o C&P vai te mostrar o que é a carreira de diplomata, como ingressar, remuneração, graduação necessária e muito mais. Boa leitura!
O que é a carreira de diplomata?
Em linhas gerais, a carreira de diplomata se trata de uma profissão para representar o governo de um país em relações internacionais. Assim, os diplomatas têm o encargo de construir e manter relações com outros países para promover interesses mútuos, resolver disputas e participar de negociações em nome do país de origem.
Além disso, os profissionais também podem ser designados para trabalhar em embaixadas e consulados. Provavelmente, em alguma novela, ou filme, você deve ter ouvido sobre algo do tipo: “o consulado brasileiro nos EUA”. Geralmente, nesses lugares, as principais funções são as questões consulares, como a emissão de vistos e a proteção de cidadãos do seu país em solo estrangeiro.
Como seguir a carreira de diplomata?
Quer se aventurar na área? A porta de entrada para seguir carreira de diplomata é por meio de um concurso público altamente competitivo.
No geral, o certame é composto por 3 fases e avalia o conhecimento em diversas áreas, como direito internacional, política, economia, língua portuguesa e estrangeira, além de habilidades de comunicação e raciocínio lógico. Os aprovados passam por um treinamento intensivo antes de assumir o cargo do exterior.
Comece pela graduação
Por mais que não exista uma graduação específica para se tornar um diplomata, o concurso público é de nível superior. Então, o primeiro passo para iniciar é começar uma graduação reconhecida pelo MEC.
Desenvolva proficiência em línguas estrangeiras
O próximo passo para seguir carreira na diplomacia é desenvolver proficiência em línguas estrangeiras. O domínio do inglês e espanhol é praticamente obrigatório! Outros idiomas como árabe, mandarim e francês também somam bastante pontos.
Comece a sua preparação para o concurso
Como dito antes, a principal porta de entrada para a carreira é por meio do concurso público. Atualmente, o certame é realizado pelo Instituto Rio Branco — a escola de formação do Ministério das Relações Exteriores.
O concurso de admissão, conhecido como CACD, é bem rigoroso e composto por várias fases, até mesmo uma prova oral. Uma vez aprovado, os candidatos passam por um curso de formação e no final eles recebem a nomeação como Terceiros Secretários e já começam a exercer a função.
Quantos idiomas são necessários para ser um diplomata?
Um dos principais requesitos para se tornar um diplomata é ser fluente em idiomas estrangeiros. Para a prova do CACD — Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata — inglês, francês e espanhol são obrigatórios, além da nossa língua materna, claro.
Além disso, o domínio de outras línguas, como mandarim e árabe, é muito vantajoso na área de relações internacionais, já que estão entre os idiomas mais falados do mundo, junto ao inglês e espanhol.
Quais são as vantagens de ser um diplomata?
Seguir a carreira de diplomata tem uma série de vantagens e a primeira delas é a oportunidade de representar o nosso país no exterior e participar de negociações para moldar as relações internacionais. Sem sombra de dúvidas, essa é uma experiência bastante gratificante, pois permite aos diplomatas terem um impacto real nas políticas globais.
Outra vantagem está na alta remuneração com salários competitivos, seguro de saúde abrangente, alojamento subsidiado e oportunidades de viagens. Além de trabalhar em um ambiente multicultural e conviver com colegas de trabalho de todo o mundo.
Qual faculdade fazer?
Não existe um curso universitário específico para se tornar um diplomata. Entretanto, as graduações mais indicadas para seguir esta carreira são as áreas de relações internacionais, direito, economia ou línguas estrangeiras, como o curso de Letras.
Acima de tudo, o mais importante durante esses anos de preparação é adquirir uma compreensão sólida dos assuntos internacionais, desenvolver habilidades de se comunicar e se expressar bem, assim como demonstrar interesse pelos assuntos do nosso país.
Inclusive, existem muitas universidades com oportunidades de estudo no exterior, estágios em organizações internacionais e experiência prática na negociação e resolução de conflitos. Portanto, se este for mesmo o seu objetivo considere bastante entrar em uma boa universidade para lapidar as habilidades para os dias futuros.
Qual a remuneração de um diplomata?
A remuneração de um diplomata varia do nível de experiência. Quando um profissional acaba de se formar, o primeiro cargo é de Terceiro Secretário. Dando sequência ao plano de carreira, os próximos são: Segundo Secretário, Segunda Classe, Primeiro Secretário, Primeira Classe e Conselheiro.
Logo, o salário inicial, atualmente, está na faixa de R$20.926,97 e a maior remuneração é para o cargo de diplomata de Primeira Classe, em torno de R$29.831,85. Além do salário base, os profissionais recebem outros benefícios, como seguro de saúde, auxílio moradia e subsídios para despesas de viagem e educação.
A diplomacia é o seu objetivo?
Com isso, ficou fácil de entender que a carreira de diplomata é uma grande oportunidade de representar o nosso país no cenário internacional, além de participar de negociações importantes e promover os interesses do seu país em todo mundo.
De início, o caminho para ingressar na profissão é um pouco desafiador e competitivo, pois precisa de muito estudo, proficiência e aprovação em um concurso público acirrado. Porém, os benefícios e recompensas após todo esse processo faz tudo valer a pena.
Sendo assim, se você tem paixões por questões globais, boa habilidade de comunicação e tem disponibilidade para se dedicar aos estudos e trabalhar fora do país, com certeza a carreira de diplomata é o caminho certo!
E aí? A carreira de diplomata é para você? Leia também o nosso conteúdo sobre a graduação em Relações Internacionais e veja detalhes sobre o curso.