Cursos que mais empregam no Brasil

Navegue pelo texto

9min de leitura

O sonho de todo jovem é entrar em uma faculdade, se formar e conseguir um bom emprego. Mesmo com todas as dificuldades dos últimos anos no mercado de trabalho, existem cursos que mais empregam, oferecendo, assim, muitas vagas de trabalho. Seja em nível de graduação tanto quanto em técnicos. Esses cursos possuem uma grande necessidade de profissionais formados e oferecem salários acima da média do mercado de trabalho nacional.

Você irá conhecer neste artigo os cursos que mais empregam, os mais procurados, os com maior empregabilidade no mercado atual e dos próximos 5 a 10 anos.

Vamos trazer, ainda, informações sobre os cursos mais concorridos no Brasil, sejam profissionalizantes e técnicos ou superiores. Quem sabe, ao final da leitura, conseguimos te ajudar a decidir do melhor curso para a sua vida?

Profissões em alta

O mundo do trabalho se desenvolve conforme a evolução da humanidade e isto influencia as as profissões em alta no mercado. Surgem novos cursos superiores, técnicos e profissionalizantes que buscam atender as necessidades do mundo dos negócios. Atualmente, existe uma nova tendência no mercado trabalhista muito importante, as quais são:

  • os jovens buscam por profissões mais tecnológicas e humanas; e
  • os adultos com meia idade procuram por novas formações para uma segunda vida profissional.

Estes dois públicos fomentam o crescimento dos cursos profissionalizantes disponibilizados pelas instituições, principalmente nas áreas profissionais que estão em alta no mercado de trabalho atual e futuro.

Mas quais são as áreas profissionais em alta no mercado brasileiro?

É necessário muito cuidado para responder esta pergunta. As profissões em alta e os cursos com maior volume de alunos são coisas diferentes. E este último foco nem sempre diz respeito as áreas com profissões em alta.

No Brasil, existe um mercado de trabalho estalecido em 4 das 5 áreas que mais apresentam profissões em alta demanda. São elas: 

  • Saúde: Medicina, enfermagem, biomedicina, fisioterapia etc.
  • Tecnologia da informação/computação: Computação, Tecnologia da Informação, etc.
  • Marketing Digital: Marketing Digital, Copywriting, Social Media Marketing, Influenciador digital etc.
  • Pessoal: Cuidados pessoais, coach etc.

A quinta área, que possui um grande crescimento na busca por profissionais em nível internacional, é a da Tecnologia. O principal foco dela está nas áreas de engenharias, robótica, automação etc. No Brasil, este mercado não é tão expressivo por ter um investimento baixo no setor. Entretanto, é possível encontrar alguns oásis tecnológicos no Brasil, como as tecnologias relacionadas à agricultura e aeronáutica.

Fica fácil perceber que as profissões do futuro estão ligadas, de modo geral, à tecnologia, à saúde e às pessoas. O país vive uma mudança no ensino, com o forte crescimento dos cursos a distância em todos os níveis.

Podemos ainda citar as áreas tradicionais do mercado de trabalho que continuam com uma grande demanda profissional na atualidade. As que mais se destacam são as Licenciaturas, Administração, Direito e Contabilidade. Mais recentemente, a área de Logística assumiu uma maior relevância no mercado de trabalho.

Quais são os cursos que mais empregam no Brasil?

O mercado de trabalho é muito dinâmico, assim como a disponibilidade de vagas. Entretanto, existem profissões que são valorizadas e muitas apresentam demandas crescentes no mercado de trabalho, principalmente para os bons profissionais.

O diploma técnico e superior ainda é bastante valorizados no mercado brasileiro. Em razão disso, as profissões que mais empregam e disponibilizam melhores salários estão relacionadas a estas formações. Analisar o curso que você pretende estudar versus o mercado de trabalho e as profissões que mais empregam, pode ajudar na sua escolha de carreira.

Veja a lista de profissões que mais empregam no país

Segundo os dados do Caged, organizado pelo Ministério da Economia, as profissões que mais empregam no Brasil relacionadas a formações superiores e tecnólogos nos anos de 2020/2021 são:

  1. Profissões ligadas às áreas da saúde. Primeiramente, os Enfermeiros, seguidos na sequência pelos Médicos, Fisioterapeutas e Farmacêuticos.
  2. Profissões ligadas a Tecnologia de Informação e Sistemas. Dentre elas: programadores de sistema, analistas, especialistas em internet, em criação de conteúdo digital, marketing digital.
  3. Os profissionais de licenciaturas (Pedagogia, Letras, História, Matemática). A educação é fundamental e, com o reforço das novas tecnologias, o mercado exige profissionais cada vez mais preparados.
  4. Os profissionais de Administração. O administrador é um profissional que sempre tem colocação no mercado. Por ser uma área concorrida, é necessário se atualizar com as tendências na área.
  5. O profissional de Direito. A área de Direito é muito ampla, abrange desde a advocacia até juízes, promotores e defensores públicos.
  6. O profissional de Marketing. É uma área que evoluiu com o avanço da tecnologia e o marketing digital é uma das tendências de mercado. O marketing tradicional também tem feito mudanças e ampliado as suas ações nas mídias digitais.
  7. A Contabilidade emprega profissionais com curso superior. Tem surgido novas especializações na área, como contadores especializados em empresas digitais, em startups, em profissionais autônomos do segmento digital. 
  8. Profissionais de Finanças têm a sua vaga garantida no mercado. A experiência e conhecimentos na área são fundamentais a este profissional.
  9. Educação Física. Este profissional possui ampla atuação, desde ser professor a instrutor de academias, personal trainer.
  10. Engenharia Agrônoma. Devido ao crescimento das fronteiras agrícolas no Brasil, temos visto a ascensão deste profissional.

São destaques ainda no mercado atual as profissões de Assistente Social, Veterinário, os profissionais de Logística e Recursos Humanos.

Cursos que mais formam desempregados

Nem tudo são flores para os formados, principalmente para alguns cursos específicos. Em todas as áreas profissionais, é possível encontrar empregos bons no mercado, mas alguns cursos têm uma empregabilidade menor. Isso pode gerar um número grande de desempregados ou uma maior dificuldade de achar emprego na área de formação, principalmente devido à falta de experiência profissional nestas áreas.

A seguir, separamos uma lista com os sete cursos universitários com maior número de desempregados após a sua formação. São eles:

  • Antropologia;
  • Arqueologia;
  • Artes (relacionada a vídeo e fotografia);
  • Artes plásticas;
  • Filosofia;
  • Teologia;
  • Música.

A maior dificuldade em encontrar emprego para essas formações é o baixo número de empresas que trabalham nestas áreas ou que necessitam de profissionais formados nelas.

Encontrar um emprego ideal sempre trará dificuldades, principalmente aos recém-formados na faculdade. Mesmo quem já se formou em algum dos cursos listados como os que mais empregam, pode ter algum obstáculo no começo da carreira. Entretanto, em curto espaço de tempo, acaba encontrando trabalhos em sua área de formação.

A escolha de uma profissão deve ser bem analisada, pois além de ser importante definir uma área que você gostaria de trabalhar, também deve garantir que você possa ter uma tranquilidade no campo financeiro depois de formado. Por isso, pense bem!

Cursos que mais empregam atualmente

Existem alguns cursos ofertados no mercado brasileiro que têm alta taxa de empregabilidade e, exatamente por esse motivo, são os cursos mais procurados e concorridos no mercado. 

Atualmente, as instituições públicas e privadas têm gerado uma oferta de vagas que supre a demanda do mercado estudantil, salvo raras exceções, como a Medicina, que ainda tem uma demanda reprimida de vaga. Essa é uma das razões que faz com que o curso seja um dos mais procurados e concorridos do mercado, entrando neste rol também a faculdade de Odontologia.

Conforme estudo divulgado pelo Instituto Semesp, os cursos superiores com maior empregabilidade dos egressos são:

  1. Medicina: 100%;
  2. Engenharia de Computação: 97,4%;
  3. Ciência da Computação: 93,2%;
  4. Enfermagem: 92,5%;
  5. Fisioterapia: 91,3%;
  6. Biomedicina: 90,4%;
  7. Sistemas de Informação: 89,9%;
  8. Geografia: 88,3%;
  9. Contabilidade: 87,4%;
  10. Economia: 87%.

Dentro desta lista, destacamos ainda os cursos que se destacam nos trabalhos liberais após a sua formação e são eles;

  1. Advocacia;
  2. Odontologia;
  3. Agronomia.

E os cursos técnicos?

Outra opção importante no mercado de trabalho são os profissionais formados em cursos técnicos, os quais têm uma participação importante para o crescimento das empresas e na captação de mão-de-obra especializada. Os cursos que mais formam e empregam atualmente são os técnicos em: 

  1. Administração;
  2. Enfermagem;
  3. Mecânica;
  4. Eletroeletrônica;
  5. Segurança do Trabalho;
  6. Estética;
  7. Radiologia;
  8. Logística;
  9. Culinária-Panificação;
  10. Contabilidade.

Os cursos técnicos são uma boa opção aos jovens em início de carreira, pois, em sua maioria, são cursos mão na massa, que ensinam a parte prática das profissões, o que tem garantido uma grande empregabilidade aos formados.

No último ano, devido ao home office e ao crescimento da internet e das mídias sociais, tem crescido em muito os cursos profissionalizantes. Nos últimos anos houve um crescimento dos cursos profissionalizantes EaD, o que é muito prático, mas os cursos profissionalizantes presenciais ainda são bastante procurados também.

Nestas duas categorias, se vê situações similares de procura e de empregabilidade e, além disso, o mercado tem cada vez mais aceito profissionais formados neste tipo de curso, com salários bastante atrativos. Existem inúmeras áreas para se especializar, mas as principais e com maior empregabilidade no mercado atual são:

  1. Programação e informática;
  2. Culinária;
  3. Consertos (Celular, computador, residencial etc.);
  4. Marketing digital;
  5. Autoestima pessoal;
  6. Cuidados com os Pets.

Uma grande decisão 

Como você viu, fazer um curso superior, um curso técnico ou um curso profissionalizante nas áreas profissionais que mais empregam no mercado nacional, pode ser uma garantia maior de encontrar um bom emprego no futuro.

Claro que o mercado é dinâmico e as necessidades profissionais de mercado mudam, mas os cursos com foco em tecnologia da informação e computação, saúde, agronomia e os tradicionais — como Administração e Direito, entre outros —, sempre serão boas opções profissionais, até porque as instituições estão a todo tempo trazendo novidades e tendências de mercado para manter os cursos atualizados e focados nas necessidades do mercado profissional.

Por isso, pare e reflita sobre qual é o futuro profissional que você deseja e escolha o melhor curso para o seu futuro. Não importa se for um curso profissionalizante, um curso técnico ou um curso superior, só escolha o melhor para você!

Cursos e Profissões
Visualizar mais artigos →
Confira alguns posts relacionados ao tema
Deixe um comentário