Se você já parou para pesquisar um pouco sobre o curso de graduação que deseja fazer, é muito provável que tenha visto que ele seja bacharelado, licenciatura ou tecnólogo. Entretanto, você sabe a diferença entre esses termos? O que eles querem dizer a respeito do curso?
Muita gente tem dúvidas sobre esses termos, mas vale ressaltar que todos eles são cursos de nível superior. Sendo assim, para que essa diferenciação de graus fique clara e muito bem explicada é que o Cursos & Profissões está aqui hoje.
Nesse artigo, você vai ficar por dentro sobre:
- o que é um curso bacharelado, licenciatura e tecnólogo;
- conhecer exemplos de cada um;
- quais as diferenças entre eles;
- quais são as semelhanças;
- como escolher entre cada um deles..
Vamos tirar todas as dúvidas sobre esse tema? Boa leitura!
O que é um curso de bacharelado?
Se você optar por um curso bacharelado, ao longo da sua graduação você vai ter adquirido um panorama bem amplo da área escolhida. Para que isso aconteça, o curso trabalha de forma generalista e oferece matérias que trabalham a parte teórica tanto quanto a parte prática. Nesse processo, você se forma podendo trabalhar em diversos ramos que o curso te proporciona e, além disso, pode se especializar em alguma área específica.
Os cursos bacharelados são uma ótima opção para quem já decidiu a área que quer se profissionalizar, mas não sabe o que quer fazer dentro do curso ainda. As disciplinas se dividem entre as funções que a graduação permite exercer e, ao longo do curso, você aprende sobre cada uma delas e tem a chance de se identificar com a que mais combina com seu perfil.
O curso de Publicidade e Propaganda é um exemplo disso. Você estuda sobre marketing, marketing digital, fotografia, redação publicitária, design, pesquisa do consumidor, dentre outras áreas.
Sendo assim, em um curso bacharelado, você vai conhecer as possíveis áreas de atuação ao longo do curso e decidir assim que estudar ou depois que se inserir no mercado de trabalho. Ou ainda seguir carreira acadêmica.
Exemplos de cursos bacharelado
Dentre os cursos com grau de bacharel, você vai encontrar, por exemplo:
- Administração;
- Enfermagem;
- Fisioterapia;
- Jornalismo;
- Direito;
- Sociologia;
- Medicina;
- Contabilidade.
O que é um curso de licenciatura?
Os cursos com grau de licenciatura são os responsáveis por formar educadores. Logo, se você tem o desejo de atuar como professor, graduações com esse grau são as mais indicadas. Aqui o estudante vai aprender sobre os conteúdos específicos do curso e, além disso, também terá contato com matérias voltadas para a didática e pedagogia.
Quando você se candidata a vaga de um curso, é importante observar que algumas graduações são oferecidas com grau de bacharel tanto quanto de licenciatura. Isso vai causar algumas mudanças, por isso deve-se ter bastante atenção na hora de se inscrever.
Por exemplo: o curso de Química é oferecido nas duas modalidades. O bacharel tem um foco maior em pesquisa científica e química industrial, enquanto a licenciatura prepara para dar aulas.
Exemplos de cursos licenciatura
Dentre os cursos com grau de licenciatura, você vai encontrar, por exemplo:
- Artes Visuais;
- Educação Física;
- Ciências Biológicas;
- História;
- Letras;
- Matemática;
- Pedagogia;
- Teologia.
LEIA MAIS! O que você precisa saber na hora de escolher um mestrado
O que é um curso tecnólogo?
Se você tem certeza do curso que quer fazer e da área que quer trabalhar, o curso tecnólogo pode ser a melhor opção. Esse tipo de curso tem foco no mercado de trabalho e forma profissionais prontos para atender departamentos específicos.
Boa parte das disciplinas de uma graduação com grau tecnólogo são práticas. Dessa forma elas já colocam o estudante de cara com as tarefas que ele vai ter no mercado de trabalho.
Exemplos de cursos tecnólogos
Dentre os cursos com grau tecnólogo, você vai encontrar, por exemplo:
- Estética e Cosmética;
- Empreendedorismo;
- Gestão de Qualidade;
- Energias Renováveis;
- Gestão Ambiental;
- Controle e Processos Industriais.
Qual a diferença entre o bacharelado, licenciatura e tecnólogo?
Agora que você já conhece um pouco mais sobre cada grau, fica mais fácil visualizar as diferenças existentes entre eles. Com o conteúdo que você leu até aqui, já deu para entender a diferença entre a finalidade deles.
Recapitulando: o bacharel apresenta um panorama amplo do curso, para que depois o aluno escolha em qual área vai atuar. Já a licenciatura tem como principal objetivo formar professores. Logo, se essa é a sua intenção, é o tipo de grau que deve buscar. E por último, o grau tecnólogo busca formar profissionais para áreas específicas
Outra diferença que existe entre esses graus de graduação é em relação a duração do curso. Os bacharelados têm duração de 3 a 6 anos. Já as licenciaturas vão entre 4 e 5 anos, enquanto os cursos tecnólogos duram de 2 a três anos.
Existem semelhanças?
Apesar de terem diferenças muito importantes, que podem ser fator de decisão n ahora de escolher um curso para fazer, também existem algumas similaridades entre os graus de bacharelado, licenciatura e tecnólogo.
Todos eles só podem ser oferecidos por instituições de ensino superior que sejam reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC). Além disso, é necessário ter concluído o ensino médio para cursar qualquer um deles, já que se tratam de cursos de nível superior.
E por último, mas não menos importante, você vai receber o seu diploma quando se formar, independente do tipo de grau que escolher, para que, se quiser, possa continuar os seus estudos através de pós-graduações, mestrados e doutorados, por exemplo.
E qual eu devo escolher?
A escolha sobre um curso bacharelado, licenciatura ou tecnólogo é muito importante e pessoal na mesma medida. Lembre-se que para ter a sua decisão, é necessário, ao menos, ter em mente o que você pretende ao cursar uma graduação.
Se a sua intenção é aprender sobre as possibilidades que o curso oferece, o bacharelado é a melhor escolha. Nele você terá contato com todas as áreas de atuação da sua graduação e, ao conhecê-las, escolhe a que você deseja se especializar.
Caso você queira se tornar professor, sem dúvida alguma, escolher uma graduação com grau de licenciatura vai ser primordial para a sua formação como educador. Além dos conhecimentos sobre a matéria em si, você vai ter uma base sobre didática e pedagogia em sala de aula.
Agora se você está decidido sobre o que e como quer atuar dentro da sua área, o curso tecnólogo será a melhor opção. Com uma carga de matérias práticas bem maior que os demais graus, o curso vai te deixar o mais preparado possível para já entrar no mercado de trabalho pronto.
E aí, já sabe qual é o tipo de graduação que mais se adequa às suas necessidades? Esperamos que todas as suas dúvidas sobre esse tema tenham sido respondidas, mas se ainda tiver alguma pergunta, coloca aí nos nossos comentários!