Faculdade de Música: conheça detalhes sobre a área

Navegue pelo texto

6min de leitura
Conheça a graduação em Música

Você é apaixonado por música e deseja transformar o seu hobby em uma profissão? A faculdade de Música surge como uma grande oportunidade para os amantes da arte aprofundarem os seus conhecimentos, desenvolverem habilidades, assim como seguir carreira na área

Neste artigo, o C&P vai te mostrar muitos detalhes sobre o ramo da música, como é o curso, o que estuda, áreas de atuação e as melhores faculdades do país. Quer saber mais sobre o assunto? Continue com a leitura!

A faculdade de Música é oferecida em diversas instituições de ensino superior ao longo do país e tem uma formação completa para seguir, de forma profissional, a carreira musical.

Durante a graduação, os alunos têm a oportunidade de estudar teoria musical, história da música, prática instrumental ou vocal, composição, regência, educação musical, bem como diversos outros aspectos que cercam esse universo.

No entanto, as disciplinas da grade curricular variam conforme a ênfase escolhida pelo estudante, seja em performance, composição, educação musical, produção musical e outras áreas.

Uma das características mais marcantes da faculdade de música está na combinação entre teoria e prática. Já pensou em ter aulas teóricas para compreender os fundamentos da música, como harmonia, contraponto, análise musical, enquanto também desenvolve suas habilidades praticando todas essas coisas? 

No curso, a prática e a teoria andam de mãos dadas o tempo todo: enquanto o aluno estuda profundamente os aspectos teóricos, também desenvolve técnica vocal, prática de conjunto e participação em grupos musicais.

Além das disciplinas regulares, muitas faculdades de Música oferecem atividades extracurriculares, como, por exemplo, recitais, concertos, workshops, masterclasses e projetos de extensão. Tudo para enriquecer a experiência dos alunos e proporcionar oportunidades de networking e intercâmbio cultural.

Quem faz faculdade de música tem muitas possibilidades de atuação no mercado de trabalho, você sabia disso? Dentre as principais áreas estão a Performance, Educação Musical e muito mais, como você conhece a seguir.

Uma das principais áreas de atuação da música é a Performance, ou seja, trabalhar como instrumentista ou cantor em orquestras, bandas, grupos de câmara, coros e bandas de música popular.

Outro campo de atuação em destaque é a educação musical ensinando música na educação básica, escolas próprias de instrumentos, conservatórios e até mesmo em projetos sociais. Entretanto, vale lembrar que, caso deseje trabalhar na rede básica de ensino, o indicado é ingressar na faculdade de música com ênfase na licenciatura.

Já pensou em criar obras de músicas originais para diferentes contextos? Ou, quem sabe, trilha sonoras para cinema, televisão e teatro? A faculdade de Música abre essas portas! As composições e arranjos também são muito requisitadas em peças de concerto, música para publicidade, bem como em produções artísticas.

Esta área da música trabalha na produção e gravação de álbuns, singles, jingles, trilhas sonoras, assim como em trabalhos de mixagem, masterização e edição de áudio. Muito bacana não é mesmo?

A Gestão Cultural é um ramo que atua em diversas instituições culturais, fundações, secretarias de cultura, produtoras, empresas de eventos. Assim, é possível atuar como gestor cultural, produtor executivo ou curador. Se você levanta a bandeira dos projetos sociais, esse é o caminho certo!

Por fim, a pesquisa e crítica musical está relacionada com os estudos acadêmicos sobre música, análise crítica de obras musicais, produção de textos para revistas especializadas, portais de música e blogs.

Durante a graduação em Música, os alunos estudam uma variedade de temas relacionados à teoria, história, prática e pedagogia da música. Dessa forma, quando ingressar no curso, provavelmente vai se deparar com estas matérias na sua grade curricular: 

  • Teoria Musical: Estudo dos elementos fundamentais da música, como ritmo, melodia, harmonia, forma e notação musical;
  • História da Música: Conhecimento da evolução da música ao longo do tempo e em diferentes culturas, desde a Antiguidade até os dias atuais;
  • Prática Instrumental ou Vocal: Desenvolvimento das habilidades técnicas e interpretativas em um instrumento musical ou na voz, por meio de aulas individuais e em grupo;
  • Composição e Arranjo: Exploração da criação musical, técnicas de composição, harmonização, orquestração, arranjo e improvisação;
  • Análise Musical: Estudo detalhado de obras musicais, análise formal, estrutural, estilística e estética de diferentes repertórios;
  • Educação Musical: Aprendizado sobre métodos e técnicas de ensino de música, pedagogia musical, psicologia da aprendizagem e planejamento de aulas.

A duração do curso de Música varia de acordo com a instituição de ensino e a modalidade do curso — bacharelado, licenciatura ou tecnólogo

Geralmente, o curso de bacharelado em Música tem duração média de quatro a seis anos, enquanto a licenciatura pode levar cerca de três a cinco anos para ser concluída. Já o tecnólogo em Música costumam ter uma duração mais curta, de dois a três anos.

Durante esse período, os alunos cursam disciplinas teóricas e práticas, participam de estágios, realizam projetos e trabalhos acadêmicos e, além disso, desenvolvem atividades extracurriculares relacionadas à música. 

No final da faculdade de Música, é muito comum a universidade pedir um trabalho de conclusão de curso, como recital, composição original ou projeto de pesquisa. 

No Brasil, existem diversas instituições de ensino superior que oferecem cursos de Música de qualidade reconhecida. Portanto, se deseja ingressar em uma boa faculdade, já comece o planejamento de estudos para entrar em uma dessas universidades:

  • Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ);
  • Universidade de São Paulo (USP);
  • Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP);
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS);
  • Universidade Federal da Bahia (UFBA);
  • Universidade Federal do Paraná (UFPR);
  • Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG);
  • Universidade Federal do Ceará (UFC).

A faculdade de Música é uma oportunidade para os apaixonados por canções e melodias  transformarem sua paixão em profissão. As universidades têm uma formação completa e, ao ingressar, os alunos têm a chance de explorar diferentes aspectos da música, desenvolver suas habilidades, bem como seguir carreira em áreas diversas, como performance, composição, educação musical, produção musical e muito mais!

Curtiu o conteúdo de hoje? Se você quiser explorar outras carreiras nas artes, leia também o artigo sobre o curso de cinema.

Cursos e Profissões
Visualizar mais artigos →
Confira alguns posts relacionados ao tema
Deixe um comentário