Marketing pessoal é uma poderosa ferramenta que você precisa aprender a usar para favorecer sua carreira! Principalmente, pelo fato de que pessoas que desenvolvem um bom marketing pessoal podem alcançar um patamar de sucesso profissional mais alto em menos tempo.
Afinal, é uma estratégia que impacta diretamente a forma como as pessoas percebem o seu produto ou serviço. E isso faz a diferença na hora de conquistar uma vaga de emprego ou outro tipo de resultado que sonha em ter.
Pensando nisso, trouxemos algumas reflexões sobre o que é o marketing pessoal, como ele impacta sua carreira e dicas para você apllicar a estratégia em sua rotina profissional. Partiu conferir tudo sobre o tema? Boa leitura!
O que é marketing pessoal?
O marketing pessoal, acima de tudo, se trata de uma estratégia para fortalecer a sua imagem profissional. Dessa forma, você ganha autoridade e relevância em sua área de atuação, contribuindo para que sua imagem se diferencie frente aos demais colegas de trabalho.
Isso permite, por exemplo, cobrar mais de seus clientes e manter sua agenda lotada. Afinal, essa ferramenta é uma propaganda a seu respeito que contribui para que as pessoas percebam valor no seu trabalho e se disponham a pagar mais por ele.
Um profissional que investe pesadamente em marketing pessoal consegue demonstrar suas habilidades, aptidões e talentos, além de demonstrar sua capacidade e experiência. Isso o faz alcançar uma notoriedade em sua área de atuação.
Tudo isso forma um conjunto de fatores que está intimamente ligado ao fato de ter clientes desejando sua contribuição em projetos e buscando a atenção do profissional. Uma vez que as pessoas passam a perceber aquele profissional como uma referência de qualidade no nicho em que atua.
Portanto, é uma estratégia muito relevante e que oferece resultados com grande poder de impacto na carreira profissional.
Qual é o principal objetivo do marketing pessoal?
De modo geral, o principal objetivo é construir uma imagem de alto valor, que possibilita a criação de uma reputação profissional positiva. Esse background positivo acaba atraindo novos clientes e proporcionando boas oportunidades.
Agora, caso você está pensando: eu não sou profissional liberal, preciso disso? A resposta é sim! Até aqui é natural que essa estratégia pareça ser necessária apenas aos profissionais autônomos, que precisam se divulgar para seus clientes. O que de fato é uma verdade.
Entretanto, a carreira profissional de todas as pessoas pode ter um impacto positivo a partir de uma estratégia eficiente de marketing pessoal. Você pode fazer isso ao trabalhar seu LinkedIn, suas redes sociais profissionais e divulgar seus feitos ao longo da carreira, por exemplo.
Assim como também você pode desejar mudar de emprego ao longo da sua jornada e saber utilizar o marketing pessoal ao seu favor fará a diferença. Dessa forma, é possível que a estratégia faça barulho em seu meio e pessoas da área enviem ofertas de emprego para quem é conhecido por ser bom naquilo que faz.
Por exemplo: um administrador que investe em divulgar suas conquistas, formação e dedicação à carreira pode receber um convite para trabalhar em empresas concorrentes daquela na qual está atualmente.
Geralmente, os convites são para vagas com salários mais altos que o atual, o que possibilita novos desafios e perspectivas de carreira. Portanto, todos os profissionais precisam estar atentos e investir no marketing pessoal para que consigam se destacar.
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Quais são os benefícios do marketing pessoal para a carreira profissional?
Agora que você já entendeu como funciona a estratégia, é hora de identificar quais são seus principais benefícios. Dessa forma, você vai conseguir identificar se deseja adotar a prática para sua carreira. Confira:
1. Visibilidade e reconhecimento
A carreira profissional é diretamente impactada pela visibilidade e reconhecimento de suas habilidades. Ao divulgar suas habilidades, realizações e conhecimentos, você aumenta sua visibilidade no mercado de trabalho como um todo. Isso faz com que outras pessoas, incluindo colegas de trabalho, gestores e recrutadores, reconheçam suas competências e todo o seu potencial.
Além disso, essa atitude também contribui para que possa conquistar promoções na empresa onde atua, seja convidado para trabalhar na concorrência ou tenha uma série de outros benefícios. Portanto, é uma estratégia interessante para que possa se destacar e alcançar sucesso na sua carreira.
2. Construção de uma reputação positiva
Um bom marketing pessoal ajuda a construir uma reputação sólida e positiva. O que obviamente tem muito potencial para abrir portas a oportunidades de carreira e parcerias. Portanto, é um ponto de atenção para quem sonha em se destacar no mercado.
Não há ambiente saturado! Um nicho que é bem explorado com a estratégia certa e resiliência, naturalmente trará retorno acima da média. Todo profissional que é visto com uma imagem positiva pode alcançar um patamar mais elevado de sucesso. E isso gera uma agenda sempre cheia e um salário acima de outros profissionais da mesma área.
3. Diferenciação no mercado de trabalho
Todo profissional sonha em se destacar profissionalmente, independentemente da área de atuação. Afinal de contas, existem centenas de pessoas com formação similar e que disputam seus clientes e/ou oportunidades de emprego.
Sendo assim, é muito importante usar todas as ferramentas disponíveis para que suas habilidades e conhecimentos se destaquem. Assim, você tem mais chances ao tentar um emprego melhor, uma promoção na empresa, propostas dos concorrentes ou, simplesmente, lotar sua agenda — caso seja um profissional liberal.
4. Influência e liderança
Uma pessoa que é vista como referência, naturalmente segue o caminho de influenciar pessoas e liderar equipes. Mesmo que, inicialmente, não tenha um título de líder, essa pessoa atua de forma diferente e isso desencadeia influência sobre os demais colegas de trabalho. Portanto, é perfeitamente natural que a postura contribua positivamente para que, no longo prazo, a pessoa assuma uma posição de liderança, tendo o reconhecimento desejado de seus líderes.
5. Mais chances de fazer networking
O trabalho em sua imagem profissional contribui para atrair atenção positiva de pessoas que atuam na área. Dessa forma, esse aspecto faz com que sua rede de contatos seja ampliada, podendo aumentar suas oportunidades de fazer parcerias e novos negócios.
Assim, perceba que os impactos na sua carreira são inúmeros e a maior parte deles desencadeia ótimos benefícios para seu cotidiano. Isso faz com que seja interessante começar a analisar maneiras de implementar a estratégia em sua rotina de trabalho.
Como implementar o marketing pessoal na prática?
Diante de tantos benefícios, é natural querer implementar a estratégia como parte de sua rotina. Pensando nisso, trouxemos dicas práticas de como adotar um marketing pessoal eficaz em sua carreira profissional, confira:
1. Tenha clareza sobre suas habilidades e quais são suas possibilidades
Frente ao objetivo de desenvolver a estratégia em prol da sua carreira, é importante entender todos os detalhes, de forma realista, sobre suas habilidades e as possibilidades que deseja aproveitar para sua carreira.
Isso, tendo em vista que, antes de apresentar aquilo que você faz, é importante entender quais são suas aptidões e quais tipos de produtos ou serviços podem ser oferecidos por você. Seja como profissional liberal ou como membro de uma equipe. Afinal, quem busca uma promoção precisará encantar o chefe.É necessário que o profissional consiga demonstrar suas habilidades e os motivos pelos quais o chefe deverá promovê-lo.
Além disso, avalie também quais são seus pontos fracos e trabalhe ativamente para deixar suas habilidades atuais ainda melhores. Quais são as lacunas na empresa que você deseja preencher? O que seu trabalho é capaz de entregar como resultado diferente dos demais? Tudo isso deve ser respondido para si mesmo, para que, na sequência, se tornem pontos a serem explorados, exibindo ao mundo seus diferenciais.
Com o planejamento de curto, médio e longo prazo, você terá uma estratégia coerente. O que faz com que seja possível ter clareza sobre a carreira que deseja trilhar e a partir disso, você terá direcionamento para seguir com o seu posicionamento e estratégia.
2. Crie sua identidade na carreira profissional
É importante encontrar e desenvolver seu diferencial em meio aos concorrentes, assim como as empresas fazem. Pense que sua carreira é o seu negócio e comporte-se com total comprometimento com o seu sucesso.
Apresente os diferenciais de seu trabalho em sua comunicação e forma de agir. Se os seus colegas de trabalho são ágeis, mas desatentos aos detalhes, você pode mostrar a diferença ao entregar um acabamento melhor com atenção minuciosa, por exemplo.
São as pequenas coisas que possuem um grande potencial de diferenciar o seu trabalho, fazendo com que todos ao redor percebam o seu diferencial. E, obviamente, você deve aproveitar a sua diferenciação para construir sua identidade profissional.
3. Entenda mais sobre seu público
Um ponto importantíssimo na hora de se diferenciar é saber com quem você está se comunicando. Dentro de uma empresa, é preciso entender o que seu chefe espera para promover um profissional, enquanto profissionais autônomos precisam entender realmente o público que consome seus serviços ou produtos.
Ao entender o seu público, você conseguirá melhorar a comunicação, assim como atrair a atenção das pessoas corretas para que tenha mais chances de vender mais. É importante traçar a estratégia, fortalecer a sua imagem e procurar se comunicar com o público que é impactado pela sua performance profissional.
De modo que possa atuar com excelência, ser reconhecido e alcançar a carreira que sempre sonhou. E não se esqueça que, ao longo do processo, você precisa de atualizações profissionais e investimentos em sua carreira. Continuar estudando e melhorando suas habilidades é fundamental.
Bom trabalho!