Nos últimos anos, o mercado da beleza deu um verdadeiro salto, refletindo mudanças nos hábitos de consumo, nas inovações tecnológicas, bem como na crescente conscientização sobre autocuidado e saúde. Hoje, o Brasil se destaca como o terceiro maior consumidor de cosméticos do mundo, só ficando atrás dos gigantes Estados Unidos e China.
Com o crescimento da demanda por produtos e serviços estéticos, a diversidade de profissionais no setor também aumentou. Agora, até áreas que antes não estavam diretamente ligadas à beleza, como a fisioterapia, por exemplo, estão fazendo parte do universo. Ou seja, a multidisciplinaridade é a chave!
Desde cientistas que criam novas fórmulas até profissionais de logística e marketing têm espaço no setor. Neste texto, o C&P vai te mostrar um panorama atual do mercado da beleza no Brasil e quem são os profissionais mais procurados. Acompanhe!
Por que o mercado da beleza cresce tanto?
Já se perguntou, alguma vez, por que o mercado da beleza cresce tanto? Pois é! Um dos principais motivos é o aumento da renda e do poder aquisitivo da população brasileira nas últimas décadas. Ou seja, mais pessoas estão tendo acesso a produtos e serviços que, antes, eram vistos como supérfluos.
E não podemos esquecer que o Brasil é um país que valoriza a estética e o cuidado pessoal, criando uma demanda constante por cosméticos, tratamentos estéticos e produtos de cuidados diários. Além disso, a pressão por manter a aparência e o bem-estar, tanto no social quanto no profissional, também conta muito — especialmente em um lugar onde a imagem pessoal está frequentemente ligada ao sucesso.
A inovação tecnológica trouxe uma onda de novos produtos e serviços, como tratamentos estéticos menos invasivos e cosméticos personalizados. Afinal, a tecnologia faz maravilhas, facilitando a criação de produtos mais eficientes e melhorando a experiência do consumidor com soluções feitas sob medida para as suas necessidades, não é mesmo?
Quais profissionais podem trabalhar no mercado da beleza?
À medida que o mercado da beleza continua a se expandir e se modernizar, a demanda por profissionais qualificados em diversas áreas cresce a todo vapor. E não estamos falando apenas de cabeleireiros, maquiadores e esteticistas, mas sim de uma equipe de especialistas em ciência, tecnologia, marketing, logística e saúde. Afim de conhecer quais profissionais estão ligados a esse universo? Vem descobrir!
Farmacêuticos
Começando pelo básico, os farmacêuticos são fundamentais na formulação de produtos que são não só seguros e eficazes, mas também atendem a todas as exigências regulatórias. Os cosméticos contêm ingredientes ativos e precisam do conhecimento técnico desses profissionais para que estejam na quantidade correta.
E adivinha? No Brasil, o mercado de dermocosméticos está em plena ascensão. As empresas estão investindo muito em pesquisa para criar produtos que realmente funcionam, sem causar nenhum dano à saúde do consumidor e, por isso, os farmacêuticos estão no centro da revolução.
Químicos
Já os químicos estão por trás das fórmulas e dos ingredientes dos produtos de beleza. Eles estudam as propriedades químicas dos materiais, sempre em busca de soluções inovadoras para atender à crescente demanda por cosméticos mais naturais e sustentáveis.
A química aplicada no mercado da beleza é indispensável para desenvolver novas tecnologias, como a nanotecnologia, por exemplo. Isso significa que estamos falando de formas mais avançadas e específicas, feitas sob medida para cada tipo de pele ou cabelo.
Marketing
O Marketing também entra nesta história! Já pensou como seria o mercado da beleza sem uma equipe dedicada a entender o comportamento do consumidor, definir o posicionamento da marca e criar campanhas publicitárias incríveis?
A comunicação digital, em especial, se tornou um dos principais canais para esse setor. As empresas precisam de ter um time de marketing para trabalhar com influenciadores digitais, criar conteúdos relevantes e engajadores e, além disso, entender as métricas de retorno sobre o investimento nas campanhas.
Logística
A logística é uma peça-chave para o sucesso no setor de beleza, especialmente com o boom do e-commerce. Assim, os profissionais de logística fazem os produtos chegarem ao consumidor final o mais rápido possível, sempre com muita eficiência.
Aliás, é essa gestão da cadeia de suprimentos que mantém os custos operacionais lá mais baixos e deixam os cosméticos sempre disponíveis nas prateleiras ou nos armazéns online.
Engenheiros Químicos
Os engenheiros químicos transformam aquelas fórmulas dos laboratórios em produtos que podem ser fabricados em larga escala. Isso mesmo! Eles atuam na criação de processos industriais eficientes e sustentáveis. Ou seja, tudo para o resultado final manter a qualidade que todos esperam.
Inclusive, os engenheiros também estão fazendo a diferença no mercado da beleza ao desenvolver tecnologias para reduzir o impacto ambiental na produção de cosméticos, incluindo, por exemplo, o uso de energias renováveis e a criação de embalagens biodegradáveis.
Dermatologistas
A pele é o maior órgão do corpo humano e muitos precisam dos dermatologistas para cuidar dela do jeito certo. Tais especialistas não só recomendam produtos, mas também colaboram com empresas de cosméticos para criar fórmulas mais benéficas.
E a tendência dos cuidados com a pele está em alta! Com o uso de produtos feitos sob medida para atender às necessidades específicas de cada paciente, os dermatologistas estão mais presentes no mercado da beleza, indicando tratamentos tanto quanto atuando como consultores de marcas e laboratórios.
Biomédicos
Assim como os farmacêuticos, os biomédicos são experts em biologia e química, sendo profissionais habilitados para trabalhar no desenvolvimento de produtos cosméticos e estéticos, pesquisa e métodos de biotecnologia para melhorar a eficácia dos produtos de beleza e cuidados pessoais. Além disso, esses profissionais também atuam na execução de procedimentos estéticos mais invasivos, como preenchimento facial e tratamentos a laser.
Fisioterapeutas
Os fisioterapeutas especializados em dermato-funcional também se destacam no mercado da beleza, pois são treinados para realizar tratamentos para promover a saúde da pele e do corpo, ajudando a reduzir medidas, melhorar a circulação sanguínea e deixar a pele com uma aparência incrível. Além de usarem aparelhos avançados, como ultrassom e radiofrequência, que exigem um conhecimento técnico de primeira.
O mercado da beleza, especialmente no Brasil, está em plena expansão, com oportunidades fantásticas para uma variedade enorme de profissionais em diferentes áreas de atuação. Desde farmacêuticos e químicos até especialistas em Marketing e Logística, tem espaço para todo mundo!
Se você ficou afim de conhecer mais sobre o mercado da beleza, confira o artigo sobre Cosmetologia!