Fez o Enem e não sabe como usar a sua nota? Hoje o Cursos&Profissões vai te contar mais sobre esse assunto.
O Enem é uma etapa muito importante na vida dos estudantes aqui no Brasil. Essa importância se dá por um motivo já conhecido: o exame é a porta de entrada para quem deseja cursar uma faculdade. Além desse fator, a nota do Enem também serve como um termômetro para analisar a qualidade do Ensino Médio no Brasil.
Entretanto, o que mais pode ser feito com a nota do Enem? Quais os caminhos que o exame proporciona aos estudantes? Como utilizar a nota do Enem? Pensando em todas as dúvidas que possam surgir sobre esse tema, reunimos aqui as possibilidades que você, estudante, tem para fazer assim que recebe a sua nota do Enem.
Vem ver!
Afinal, como é calculada a nota do Enem?
A nota do Enem é uma das coisas que os estudantes mais aguardam. Mesmo com o gabarito oficial e tendo em mãos a quantidade de questões que você acertou — caso tenha levado o caderno de questões para casa —, você não tem uma ideia clara da sua nota.
Isso se dá porque o método de correção das provas do Enem é diferente de contar erros e acertos. Assim, o Inep utiliza a Teoria da Resposta ao Item (TRI) para corrigir e chegar à nota de cada estudante. O site do Inep diz o seguinte sobre a TRI:
O método busca priorizar a coerência no desempenho dos estudantes. Se alguém acerta as questões mais difíceis, mas erra aquelas consideradas fáceis, provavelmente “chutou” as respostas. Por isso, terá uma nota inferior à de um estudante que acertou o mesmo número de questões consideradas mais fáceis, mas errou as mais complexas. Assim, duas pessoas que fizeram a mesma edição do Enem e tiveram número igual de acertos podem ter notas diferentes.
Vale ressaltar que o método da Teoria da Resposta ao Item serve apenas para a correção das questões de múltipla escolha. No caso das redações, elas passam por uma correção individual por avaliadores do Inep. Nessa avaliação, eles observam:
- o domínio da escrita formal;
- o desenvolvimento do tema proposto dentro do estilo dissertativo-argumentativo;
- a capacidade de relacionar, organizar e interpretar informações e argumentos em defesa de opinião apresentada no texto;
- o conhecimento de mecanismos linguísticos para desenvolver a argumentação;
- a elaboração de proposta de intervenção para o problema proposto, com respeito aos direitos humanos.
Como utilizar a nota do Enem?
Agora que você conseguiu entender um pouco mais sobre como funciona o cálculo da nota do Enem, nós vamos te contar como e onde você pode utilizar a sua avaliação. Além dos processos já conhecidos, como Sisu e Prouni, existem várias outras formas de aproveitar a nota que você obteve. Veja a seguir:
1 – Estudar em uma universidade pública com o Sisu
Se você pretende fazer um curso superior gratuitamente em universidades públicas, o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é o caminho. O programa seleciona os estudantes para instituições federais tanto quanto estaduais em processos seletivos realizados no primeiro e no segundo semestres. São mais de 120 universidades espalhadas pelo país que oferecem vagas para os estudantes através do Sisu.
2 – Conquistar uma bolsa com o Prouni
Outro programa que o governo federal oferece para aumentar o acesso das pessoas ao ensino superior é o Programa Universidade para Todos (Prouni). O Prouni se destina a vagas em universidades e faculdades particulares. Dessa forma, os estudantes correm a bolsas de estudos de 50% e 100%.
Essas vagas são focadas, principalmente, nos estudantes de baixa renda que não podem arcar com a mensalidade da instituição de ensino.
3 – Fies é uma opção
O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é outra alternativa para utilizar a sua nota do Enem. Com ele, você faz o seu curso superior em uma instituição particular e paga depois que concluir os estudos. As parcelas do financiamento através do Fies tem 0% de juros em todo o parcelamento. Vale lembrar que a porcentagem do financiamento pode ser variada e o programa se volta para estudantes com renda familiar de até três salários mínimos.
4 – Bolsas de estudos
Além do Prouni, que comentamos ali em cima, existem muitas instituições que oferecem bolsas de estudo sem ser através do governo. Dessa forma, a sua nota do Enem serve como um vestibular e pode te dar bolsas de até 100% de desconto. Isso vai variar de acordo com cada instituição de ensino, mas é uma ótima opção para quem não conseguiu uma vaga através do Prouni, por exemplo.
5 – Substituir vestibular de faculdade privada
Assim como existem as bolsas, muitas instituições de ensino superior particulares utilizam a nota do Enem como forma de ingresso. Dessa forma, o estudante não precisa passar pelo vestibular da faculdade e apenas utilizar a sua nota do exame.
6 – Oportunidade de estudar em Portugal
Sabia que a sua nota do Enem pode te levar para estudar em Portugal? Lá, mais de 50 instituições de ensino aceitam o exame como forma de ingresso para brasileiros. O programa Enem Portugal é para estudantes que já concluíram o ensino médio no Brasil e que não possuem nacionalidade portuguesa ou de qualquer outro país da União Europeia.
7 – Aumentar a nota em universidades públicas
Algumas universidades públicas ainda têm vestibular próprio, mas a nota do Enem nem sempre é descartada. Dessa forma, junto a sua avaliação da prova da instituição é somada a nota do Enem para acréscimo de pontuação. Vale lembrar que cada universidade utiliza a forma como vai utilizar a nota do Enem. Sendo assim, sempre leia o edital para saber como será feito.
8 – Fazer um curso técnico
Sabia que você também pode usar a nota do Enem para fazer um curso técnico? Por meio do Sisutec, os estudantes têm a possibilidade de se inscreverem em cursos técnicos que também aceitam o ENEM como forma de ingresso. As vagas podem ser em instituições públicas e particulares e os cursos se destinam para quem já terminou o Ensino Médio.
A nota do Enem vale como diploma do ensino médio?
Algumas pessoas ainda têm dúvidas sobre essa questão, pois a nota do Enem já serviu para esse fim. Acontece que desde 2017 ele não substitui o diploma do Ensino Médio mais. Para adquirir o diploma, o estudante precisa passar pela prova do Encceja.
Agora que você conhece diversas formas para utilizar a sua nota do Enem, já sabe onde vai usar? São muitas possibilidades para te ajudar a trilhar o caminho da graduação. Temos certeza que com a sua dedicação e estudos, com todas as dicas que te damos por aqui, você vai conquistar a sua vaga com tranquilidade.
Bons estudos!