OAB 2023: saiba como se preparar para a prova

Navegue pelo texto

6min de leitura
Como se preparar para a OAB 2023

A primeira fase do 38º Exame da OAB está chegando e para quem cursou a faculdade de Direito, essa é uma ótima oportunidade! A prova vai acontecer no dia 09 de julho de 2023 e exige muito preparo dos candidatos.

Estar vinculado à Ordem permite a atuação como advogado aos formados em Direito. Além disso, ter o registro ativo é uma exigência em diversos concursos da área. 

Se você vai fazer a prova e quer dar aquela reforçada nos estudos, nós te ajudamos. O Cursos & Profissões vai trazer ótimas dicas para a reta final antes da prova. E fique ligado, porque tem inclusive um curso intensivo gratuito, viu? 

Boa leitura!

A prova da OAB e sua importância

O Exame da Ordem dos  Advogados do Brasil é uma etapa muito importante para os bachareis em Direito. A prova analisa a qualificação do recém-formado e identifica sua aptidão para atuar como advogado ou em outras áreas do Direito. 

Dessa forma, o registro dentro da Ordem só é permitido aos candidatos que conseguirem a aprovação. 

Vale lembrar!

A prova da Ordem pode ser feita por :

  • pessoas já graduadas em Direito;
  • ou que estejam matriculadas nos últimos dois semestres do curso no dia da inscrição.

A partir disso, é possível fazer o exame quantas vezes necessitar até a sua aprovação. 

Como funciona a prova?

O exame da OAB é dividido em duas fases, assim, somente quem tiver nota suficiente na primeira etapa, passa para a próxima. Em geral, são dois meses de intervalo entre uma prova e outra. A primeira fase da prova da OAB 2023 é composta por 80 questões objetivas. Ela tem cinco horas de duração para responder às perguntas de múltipla escolha. 

Já na segunda fase, o estudante ou bacharel passa por uma prova dissertativa. Dessa forma, ela é composta por uma redação de peça profissional mais a aplicação de quatro questões dissertativas. Essa etapa também tem a duração de cinco horas para ser solucionada.

Para quem ainda não conferiu o edital, vale dar uma olhada, clicando aqui.

LEIA MAIS! Conheça outras carreiras para os formados em Direito

Intensivão para a OAB 2023

Falta muito pouco para a primeira fase do 38º Exame da OAB e mergulhar nos estudos é fundamental para o sucesso na prova. E para te ajudar, aqui vai uma dica muito boa: o Intensivão gratuito do CEJAS

Serão, em média, 40 aulas e mais de 130 horas de conteúdo para te ajudar na preparação para a prova. Além disso, todos os estudantes têm acesso a um material de apoio que também vai contribuir para os estudos da reta final. 

O curso vai do dia 12 de junho até o dia 08 de julho, véspera da primeira fase da prova. Todo o material é gratuito e online, basta fazer o seu cadastro. 

Vá agora no site do CEJAS e inscreva-se para não perder essa oportunidade!

5 dicas para se preparar para a OAB 2023

Ter um plano de ação para tudo que envolve os seus estudos preparatórios para a OAB 2023 é fundamental para ter sucesso na prova. Além do curso intensivo que indicamos no tópico anterior, nós do Cursos&Profissões separamos algumas dicas que vão ajudar no seu processo de aprovação. Vem ver!

DICA 1: Tenha um plano de estudos

Manter um planejamento para a hora dos estudos é o primeiro passo para conquistar a sua aprovação na OAB. O plano de estudos vai te ajudar a se orientar no tempo dedicado a cada matéria para que você não esqueça nada.

É importante ter flexibilidade quanto a ele para que nos dias dias que você não conseguir mantê-lo, não se cobrar excessivamente. Você está dando o seu melhor e não concluir todo o plano vez ou outra não vai atrapalhar a sua constância. 

Caso o seu plano de estudos precise de alguma modificação, não se sinta culpado. O planejamento tem que atender às suas necessidades!

DICA 2: Faça simulados e exercícios

A prática de todo o conteúdo da prova da OAB é fundamental para você ter sucesso. Assim, conhecer as questões que caem no exame vai te ajudar a ter mais clareza ao responder. Para isso, fazer simulados e exercícios vai te ajudar a analisar como está o seu conhecimento e preparo para a prova. 

Os simulados, bem como os exercícios, servem como um medidor do seu aprendizado e também te auxiliam na fixação do conteúdo. Além disso, vale reforçar que conhecer o estilo de questões da prova da OAB, você se familiariza com o exame e pode, inclusive, entender os temas mais recorrentes.

VALE LEMBRAR!

O site da FGV disponibiliza as provas anteriores da OAB. Lá, você consegue fazer o download dos arquivos e utilizá-los como material de estudo. Aproveita!

DICA 3: Tenha seu momento de descanso

Estudar até o esgotamento não é bom e, inclusive, atrapalha o processo de aprendizagem. Por isso, separe um momento para descansar e cuide bastante da qualidade do seu sono. 

Os momentos de descanso são fundamentais para as atividades cerebrais. É nessa hora que todo o conteúdo que você estudou é assimilado e memorizado. Vale até colocar os momentos de descanso e lazer dentro do seu cronograma. Assim não haverá como esquecer deles.

DICA 4: Faça revisões

Na reta final dos estudos para a OAB 2023, com tanto assunto que você viu ao longo do seu preparo, é hora de concentrar esforços nas revisões. Dê uma olhada nos resumos e anotações que você fez durante os seus estudos. Eles te ajudam a relembrar o conteúdo de forma leve, bem como trazem os pontos principais de cada assunto que você estudou.

DICA 5: Estude para as questões discursivas

Mesmo que para fazer a 2ª fase, onde estão as questões discursivas, você precisa da aprovação da primeira, vale dedicar um tempo dos seus estudos a elas também. Assim que escolher a disciplina que norteará as suas questões, foque bastante no conteúdo dela. 

Além disso, é fundamental praticar a escrita da peça processual, pois ela é uma etapa muito importante dentro do exame da ordem. 

Agora está com você! Com essas dicas e o curso intensivo para se preparar para a prova da OAB 2023, a sua aprovação vai estar cada vez mais próxima. 

Se dedique aos seus estudos e boa sorte!

Cursos e Profissões
Visualizar mais artigos →
Confira alguns posts relacionados ao tema
Deixe um comentário