Trainee: uma preparação para o mercado de trabalho

Navegue pelo texto

6min de leitura
Trainee: saiba detalhes sobre o programa

Cada vez mais vemos grandes empresas procurando profissionais trainee para completar seu quadro profissional. O foco, geralmente, está em pessoas formandas ou recém-formadas que buscam potencializar o seu desenvolvimento profissional.

Mas você sabe como funcionam esse programas? Para que você possa tirar dúvidas sobre essa forma de entrar no mercado de trabalho, o Cursos&Profissões trouxe um artigo completo sobre o tema.

Acabou de se formar e tem interesse em saber mais sobre essa forma de começar a sua carreira profissional? Continue a leitura!

O que é o programa de Trainee?

Esse tipo de programa têm como objetivo principal o desenvolvimento profissional de estudantes próximos de finalizar graduação ou recém-formados. Em geral, são programas oferecidos por empresas que buscam treinar jovens talentos para aprimorar suas equipes e formar lideranças.

No programa trainee existe a possibilidade de passar por um rodízio nos setores da empresa e isso favorece o aprendizado de diversas funções. O trabalho tem prazo de duração e pode durar entre dois e três anos. Entretanto, grande parte das empresas pretendem que o trainee assuma um cargo de liderança ou de gestão na empresa após o período do contrato.

A maioria das empresas que desenvolvem esses programas fazem processos seletivos abertos para o público geral, mas algumas empresas realizam visitas em instituições de ensino superior de para captar possíveis candidatos. Os alunos que se destacam em sala de aula ganham notoriedade nesses momentos.

Um ponto importante a destacar é que o salário de um trainee geralmente acompanha o nível salarial do mercado. Porém, algumas empresas e áreas especificas começam com salários bastante interessantes, que podem passar de R$ 8.000,00. Há casos, inclusive, que o trainee recebe bônus o momento de sua efetivação no cargo de liderança.

Trainee e estágio: qual a diferença?

Está é uma grande dúvida dos acadêmicos qual a diferença entre um programa de trainee e estágio? Mas poder ficar tranquilo que vamos te ajudar com essa questão agora!

O estágio é uma experiência profissional realizada durante a graduação. Ele pode ser obrigatório em muitos cursos para que o acadêmico possa se formar. Em cursos que não possuem obrigatoriedade de estágio para a formação, o acadêmico pode optar por realizar um estágio não obrigatório para adquirir experiência prática na área profissional. O estágio é uma excelente oportunidade para os estudantes aplicarem os conhecimentos teóricos em prática na profissão escolhida.

Quando falamos de um programa de trainee, geralmente as empresas buscam encontrar profissionais recém-formados que vão ser preparados para assumir cargos de liderança ou de gestão na empresa. Por este motivo, os programas de trainee das grandes empresas têm uma concorrência bem alta e um processo de seleção tão rigoroso.

As principais diferenças as modalidades

  1. O estágio é para estudantes ainda estão na graduação, sendo geralmente obrigatório para obter o diploma, e os programas de trainee são para profissionais recém-formados ou no período final da graduação.
  2. O estagiário, por lei, só pode cumprir uma jornada de trabalho de no máximo de 30 horas semanais, enquanto que os trainees cumprem jornada de trabalho integral.
  3. Os trainees são contratados considerando a CLT e o estagiário geralmente é por contrato temporário, sem CLT, geralmente.
  4. O salário dos trainees é integral, enquanto no estágio o estudante recebe uma bolsa auxílio. 
  5. São poucas vagas de trainee se comparada às vagas de estágio, as quais são abertas geralmente anualmente pelas empresas. Já as de trainee são abertas quando há necessidade de desenvolver lideranças. 
  6. O estagiário desenvolve trabalhos para aprender o dia a dia da profissão, já o trainee, além de conhecer as diferentes áreas e setores da empresa, é treinado para assumir uma liderança ou gerência no futuro.

Agora que você conheceu as diferenças, vem ver como você encontra e se candidata em um programa de trainee.

Como entrar em um programa trainee?

O foco desse tipo de programa é buscar novas lideranças para as empresas e isso torna os processos seletivos bastante concorridos. Se você está buscando uma vaga de trainee em uma grande empresa, o primeiro passo é ficar de olho no site dela e na divulgação dos processos seletivos, que geralmente acontecem próximos ao final dos semestres acadêmicos.

Vale também acompanhar as redes sociais destas empresas e seguir portais especializados na divulgação de vagas, como o Vida de Trainee, My Trainee e o Seja Trainee. Se você acessar estes sites vai encontrar diversos programas de trainee com vagas em aberto.

O processo de seleção para trainee é bem criterioso, pois as empresas procuram selecionar os melhores alunos e que possuam perfis de liderança. Em geral, o setor de Recursos Humanos analisa os seguintes tópicos:

  • trajetória acadêmica, principalmente referente ao seu desempenho como aluno; 
  • currículo e experiências prévias;
  • avaliações de conhecimentos técnicos;
  • conhecimento de línguas estrangeiras;
  • processos de dinâmicas de grupo e entrevistas etc.

Em pesquisa publicada pela revista Exame as características mais valorizadas nos candidatos em programas de trainee são o dinamismo, o bom relacionamento interpessoal e a capacidade de adaptação.

Se você é recém-formado e está em busca de uma oportunidade de trabalho, pode ter certeza que participar de um programa de trainee pode ser um elemento importante para o seu crescimento profissional.

Qual é o melhor programa?

A resposta para essa pergunta é muito pessoal, afinal de contas, o melhor programa de trainee para você é o que está melhor relacionado com os seus objetivos profissionais. Pensando de forma mercadológicas, os programas oferecidos pelas grandes empresas e multinacionais podem ser mais qualificados e oferecem mais oportunidades. Além disso, possuem uma tratativa mais profissional ao tema assim como geram mais chances ao candidato de evoluírem profissionalmente.

Dentre os programas de trainee mais conhecidos do mercado estão os de empresas como:

  • Ambev;
  • Itau Unibanco;
  • Santander;
  • Banco Safra;
  • Nestlé;
  • Grupo Boticário;
  • Unilever;
  • Estácio;
  • PepsiCo;
  • Saint-Gobain;
  • Especialista de Engenharia Vale.

Além desses, existem diversos outros programas de trainee. Então, prepare o seu currículo e acesse os portais de trainee como os que citamos ou o site da própria empresa que você tem interesse para verificar as oportunidades.

Ser trainee é uma grande oportunidade de crescimento profissional. Encontre o programa que mais se adequa aos seus objetivos, faça a sua inscrição e não perca tempo de desenvolver a sua carreira.

Cursos e Profissões
Visualizar mais artigos →
Confira alguns posts relacionados ao tema
Deixe um comentário