Ver campanhas publicitárias bem contruídas pode despertar o interesse em tornar essa atividade uma profissão. Você pensa em cursar Publicidade e Propaganda? Se essa é a sua vontade, hoje o Cursos&Profissões vai te ajudra e tirar as suas dúvidas sobre a graduação, desde o curso, tanto quanto sobre a carreira e o mercado de trabalho.
Estudar em um curso de Publicidade e Propaganda é um desafio, pois exige muita criatividade, curiosidade e ousadia para pensar fora da caixa, com ideias inovadoras para os processos de criação de campanhas para todos os tipos de mídias.
Muitos podem pensar que, em tempos de internet, a Publicidade e Propaganda já não é mais tão importante. Entretanto, isso não é verdade. Assim como diversas profissões, a tecnologia trouxe impactos e novidades para os meios de comunicação e a forma de se comunicar, o que fez a Publicidade e Propaganda acompanhar esse movimento e se aperfeiçoar de acordo com as necessidades do mercado.
Vamos conhecer mais sobre essa profissão? Boa leitura!
O que é o curso Publicidade e Propaganda?
O curso de bacharelado em Publicidade e Propaganda (ou Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda) estuda as ferramentas da comunicação para divulgar produtos e ideias. A graduação dura 8 semestres, ou seja, são quatro anos de estudos e, durante esse período, você vai ver muitas disciplinas relacionadas a comunicação assertiva, técnicas de comunicação e criatividade.
Além disso, o curso de Publicidade e Propaganda possui um grande foco em questões técnicas, tais como atendimento, pesquisa, planejamento e produção de mídia, bem como disciplinas de fotografia, redação publicitária, direção de arte sonora e televisiva.
Em relação as disciplinas, elas podem ter alguma alteração de acordo com cada instituição de ensino, mas a base da grade curricular é formada por disciplinas como:
- Teorias da Comunicação;
- Comunicação de Marketing;
- Comunicação Institucional;
- Comunicação Política;
- Criação Publicitária;
- Fundamentos da Redação Publicitária;
- Comportamento do Consumidor;
- Direção de Arte;
- Fotografia Publicitária;
- Publicidade Digital e Interativa;
- Estratégias de Criação Publicitária;
- Mídia;
- Planejamento Estratégico de campanhas e Mídia ;
- Publicidade em novas mídias e mobile;
- Design Gráfico e Digital;
- Psicologia das cores ;
- Legislação e Ética Publicitária;
- Semiótica.
Um fato bem bacana sobre o curso de Publicidade e Propaganda é que, assim como possui a parte teórica, a graduação também conta com uma grande carga horária de conteúdos práticos e em laboratórios. Isso pode ser um ponto bem interessante na escolha do curso.
Para que serve a Publicidade e Propaganda?
O curso de Publicidade e Propaganda prepara o profissional publicitário para o mercado de trabalho, onde será o responsável pela realização das atividades ligadas às campanhas publicitárias. Assim, ele trabalha com a elaboração de estratégias de venda, marketing político, criação de peças e campanhas publicitárias. Além disso, dentre as outras atividades que o publicitário executa, está a criação de uma boa imagem de marca, logotipos, embalagens de produtos, outdoors, etc.
O local de trabalho mais comum é em agências de publicidade, porém é possível atuar de forma autônoma, prestando consultorias ou no desenvolvimento de campanhas publicitárias. O publicitário também pode trabalhar, por exemplo, em empresas de qualquer setor para desenvolver ações nos departamentos de vendas, marketing e comunicação.
Pode ainda desenvolver trabalhos de assessoria de relações públicas e imagem para artistas, atletas e políticos.
Principais atividades da profissão
São muitas as atividades e áreas de atuação que podem ser exercidas por um profissional de Publicidade e Propaganda. Para que você possa conhecer algumas delas, segue abaixo um breve resumo sobre algumas das possibilidades de trabalho para um publicitário.
Campanhas Publicitárias
Esta é a atividade mais comum aos profissionais da área de Publicidade e, geralmente, é associada a uma agência de publicidade. A elaboração de campanhas publicitárias é feita por uma equipe de publicitários, cada um com uma expertise diferente. As principais equipes em uma agência de publicidade são:
- Atendimento;
- Planejamento;
- Mídia;
- Criação.
Vendas e Marketing
Função para quem trabalha para empresas e se dedica a fazer a gestão dos departamentos Comercial e de Marketing.
Campanhas eleitorais
Os candidatos a cargos políticos sempre recorrem a publicitários para desenvolverem as campanhas eleitorais nos períodos de eleição.
Marketing Digital
Trabalha em empresas de marketing digital ou no setor de Comunicação e Marketing de empresas com volto voltado para ações no meio online. É um dos setores de maior expansão no mercado.
Mercado de Trabalho
Atualmente, o mercado de trabalho está em movimento, com um grande foco em funções relacionadas ao marketing digital e a presença online das marcas. Muitas agências que trabalham com a mídia tradicional também estão desenvolvendo trabalhos de publicidade online, mídias sociais, marketing digital e no comércio eletrônico, por exemplo.
Só por curiosidade, o segmento de publicidade no meio digital, de acordo com levantamentos da Interactive Advertising Bureau, foi o responsável por 50% dos investimentos no ano de 2020 no mercado publicitário brasileiro.
O mercado de trabalho ainda apresenta ótimas oportunidades para os outros setores da Publicidade e Propaganda. Entretanto, é perceptível que a área digital segue em crescimento e busca bons profissionais, por isso a especialização nessa área pode ser uma aposta certa.
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Média salarial
O mercado de trabalho em Publicidade e Propaganda é bastante concorrido, não no sentido de excesso de profissionais, mas na procura de bons e criativos. Esse, que geralmente estão em grandes agências, chegam a receber salários mensais acima de R$20.000,00.
Segundo dados do CAGED, o salário médio de um publicitário está na faixa de R$3.000,00. O órgão registrou também o salário médio de acordo com cada função dentro da área da publicidade. Dê uma olhada:
- Diretor de Contas de Publicidade: R$ 5.281,00;
- Analista de Pesquisa de Mercado: R$ 3.510,00;
- Diretor de Arte em Publicidade: R$ 3.497,00;
- Diretor de Criação: R$ 5.043,00;
- Diretor de Mídia: R$ 3.296,00.
Estes salários são apenas referenciais. Existem muitos profissionais ganhando acima destes valores, principalmente para aqueles que se destacam no mercado.
Onde estudar?
Conforme dados do MEC (2020), existem mais de 300 universidades autorizadas que ofertam o curso de Publicidade e Propaganda no Brasil.
Você pode escolher estudar Publicidade e Propaganda de forma presencial ou EaD. A modalidade de ensino a distância para o curso foi liberada recentemente pelo MEC. Análise qual é a melhor forma para você estudar, escolha e dê início a sua graduação!
Publicidade e Propaganda EAD
O curso EAD em Publicidade e Propaganda é uma realidade e diversas instituições o oferecem nessa modalidade de curso. Aqui no Brasil, você pode encontrar o curso de Publicidade e Propaganda disponibilizados no formato EAD nas seguintes universidades e faculdades:
- Anhanguera;
- Uniasselvi;
- Unopar;
- Estácio;
- Uninter;
- Cruzeiro do Sul Virtual;
- Unicesumar;
- Universidade Paulista – UNIP.
Existem muitas outras instituições que oferecem o curso em EAD. Basta procurar a que melhor se adequa ao seu perfil e às suas condições para dar inícios aos seus estudos.
Uma profissão criativa
Curtiu conhecer um pouco mais sobre o curso de Publicidade e Propaganda?
Trabalhar neste mundo publicitário é um desafio que exige esforço criativo no desenvolvimento das campanhas e peças publicitárias, em gravações, atendimento aos clientes e gestores de vendas, dentre as outras atividades.