Reta final para o Enem: o que fazer?

Navegue pelo texto

5min de leitura
O Enem está chegando

Enfim chegamos a reta final para o Enem. Muita coisa aconteceu durante todo o período de preparação que é bem cansativo e demanda muita dedicação dos estudantes. Mas agora que está chegando o dia da prova, você sabe o que é bom se fazer? Como chegar bem preparado para a maratona que é o Enem?

Tem quem prefira se concentrar ao máximo nos estudos, tem quem busque fazer revisões mais leves ou, ainda, tem quem decide esquecer dos estudos e relaxar. Se existe a melhor maneira de passar por esses dias que antecedem o Enem, cada estudante vai saber o que é melhor para si, entretanto é importante se conhecer para fazer uma escolha consciente. 

Pensando nisso, e em todas as dúvidas sobre o que fazer nesse período, hoje o Cursos&Profissões traz algumas dicas que vão te ajudar a se preparar nesses últimos dias antes da prova. 

Quer ver? Acompanhe a leitura do nosso artigo!

Pratique a redação

Que tal praticar a escrita da redação do Enem? Essa pode ser uma ótima possibilidade nos dias anteriores. Em um ritmo mais leve, você pode escrever de uma a duas redações por dia, com temas que já foram abordados na prova ou os que aparecem nas listas de possíveis temas.

Vale lembrar que a redação do Enem é do tipo dissertativa-argumentativa, por isso, não se esqueça de escrever suas redações nessa estrutura. Aqui, você precisa escrever um texto com introdução, desenvolvimento e conclusão.

Outra coisa bacana de se fazer é cronometrar os minutos que você gasta para fazer uma redação para ver se está de acordo com o tempo da prova. O dia do Enem com a redação tem uma hora a mais de duração, sendo assim, tome esse tempo como base. 

Revise as provas anteriores do Enem

Ter contato com as provas anteriores é sempre positivo. Isso porque você consegue ficar mais ambientado com a prova do Enem, principalmente para quem vai fazer a prova pela primeira vez. Entender como são os enunciados, o processo de interpretação — que é fundamental para esse tipo de prova —, assim como ver o seu desempenho vão te ajudar a ter uma ideia mais clara de como será no dia de fato. 

Esse processo de ver as provas anteriores é bem útil, pois você pode corrigir os seus resultados, já que existem os gabaritos para você conferir as suas respostas. 

Além disso, fazer revisões com as provas anteriores pode te trazer uma noção sobre o tempo que você gasta. Para isso, assim como na dica para a redação, vale cronometrar o tempo para ter uma ideia de como você se sairá. 

Cuide da sua saúde física e mental

Se tem algo que não pode ser negligenciado e muito menos esquecido durante toda a preparação para o Enem, logo, também nos dias que antecedem a prova, são os cuidados com a saúde física e mental. 

Ficar com foco total nos estudos pode te trazer mais cansaço e ansiedade, por isso, agora é hora de ir com calma e não deixar de se cuidar. Manter uma alimentação mais equilibrada, fazer exercícios físicos — como uma caminhada, por exemplo —, ter boas noites de sono e momentos para relaxar é fundamental.

Pode parecer que não, mas esses fatores fazem toda a diferença no seu preparo e no seu desempenho no dia da prova do Enem. Afinal, estar bem preparado fisicamente é muito importante para a maratona de questões que você vai responder. 

Além disso, cuidar da sua saúde mental vai te ajudar a reduzir a ansiedade e conseguir fazer a prova de forma mais tranquila. Assim, busque uma terapia, diminua o uso das redes sociais e se nutra de coisas que te façam bem e te relaxem. Dessa forma, você vai conseguir chegar à prova com a tranquilidade necessária para atingir o seu objetivo. 

Estude para o Enem de forma leve

Você provavelmente passou meses se preparando para o Enem, certo? Sendo assim, agora é o momento de frear um pouco e ter uma rotina mais tranquila para diminuir a ansiedade. 

Fazer leituras leves, rever os seus resumos ou, quem sabe, fazer mapas mentais que te ajudem a associar os conteúdos com mais facilidade e sem tanto peso. Outra forma que pode ser bem leve e divertida é utilizar jogos que ajudem nos estudos. Nós já falamos aqui sobre o Enem Game, por exemplo, que é uma ótima alternativa para te tirar da rotina maçante de estudos e unir com diversão. 

Ordem estratégica para a prova do Enem

Já parou para pensar em como você vai fazer a prova? Você pode seguir a ordem das questões como elas estão apresentadas ou começar pelas que você tem mais facilidade, por exemplo. 

Ou, ainda, começar pela redação e ir para as disciplinas que tem mais dificuldade. Vale pensar nessa estratégia, inclusive, para entender os momentos em que você vai dar uma pausa para continuar a prova. 

Dica extra: se você vai fazer a prova em uma escola distante da sua casa, é fundamental já pensar em como você fará esse trajeto e qual horário sairá para chegar em tempo. Lembre-se que é necessário chegar antes dos portões se fecharem, pois, caso se atrase, não poderá fazer a prova. 

deixe separado também os itens necessários para fazer a prova, como o documento oficial com foto e as canetas pretas de tubo transparente que irá levar com você. Sem esses itens, você não faz a prova, logo, não dê chances para o esquecimento. 

Por fim, confie em você! Todo o seu esforço e dedicação ao longo dos seus estudos vão valer a pena. Se concentre, faça com calma e tudo vai dar certo. 

Boa prova!

Cursos e Profissões
Visualizar mais artigos →
Confira alguns posts relacionados ao tema
Deixe um comentário