Você sabe o que é networking? Esta pequena palavra pode ser responsável por conduzir sua carreira e te dar boas oportunidades de cargo e remuneração de diferentes formas.
A tradução adaptada da palavra é algo como “rede de contatos”, e não se trata de ter intimidade ou até mesmo familiaridade apenas com pessoas influentes, mas sim de saber como se articular e se movimentar para alavancar sua carreira.
O que poucas pessoas sabem, é que isso pode ser feito de forma estruturada e planejada a fim de conhecer pessoas inseridas no meio que você pretende entrar ou evoluir.
Preparamos um guia abaixo com as principais informações e dicas para você que quer desenvolver seu networking e, assim, ter mais chances de ter uma boa carreira. Confira:
Afinal, o que é networking?
Como mencionado, a tradução para networking é rede de contatos. E é exatamente este o seu conceito: trata-se da rede de pessoas que você conhece e que atuam em um mercado ou segmento.
Imagine que você é um analista de marketing que trabalha há dois anos no seu cargo. Tem um salário condizente com a posição de analista — mas você sente que pode contribuir mais e quer avançar alguns degraus na sua carreira profissional.
Para isso, existe um caminho que você deve percorrer invariavelmente: desenvolver se na sua profissão (fazendo cursos, mentorias, workshops e afins); ter experiência (você chegará a cargos mais altos após ter passado pelos degraus iniciais); e, por último, é importante ter uma rede de contatos.
Se você tem capacidade técnica para assumir um cargo mais alto — com salário e desafios maiores — conhecer pessoas que te ajudem a chegar lá será muito útil para a sua carreira.
É como se a oferta e a demanda se encontrassem em sintonia!
Mas vale lembrar que networking não é importante apenas para ascender na carreira profissional. Eventualmente você precisará de fornecedores, parceiros, freelancers e outros contatos que serão úteis para você.
Desse modo, conhecer pessoas que ocupem cargos estratégicos certamente será muito vantajoso!
Como desenvolver meu networking?
Você pode estar se perguntando aonde encontrar essas pessoas e como garantir que elas, de fato, estabeleçam contato relevante e sincero com elas.
Há algumas maneiras diferentes de estruturar isso de forma assertiva. Confira as nossas dicas:
1. Identifique seus objetivos
Saber aonde quer chegar ilumina metade do caminho! Sem esta clareza, você poderá gastar muitas fichas e energia em lugares que não te trarão um retorno relevante.
Tenha clareza sobre seus objetivos de carreira e os tipos de conexões que podem ajudá-lo a alcançá-los. Isso permitirá que você se concentre em estabelecer relacionamentos com pessoas relevantes para seus objetivos profissionais.
Por exemplo, se o seu objetivo é alavancar sua carreira em termos de cargo, você precisa estar preparado para assumir as demandas desse novo cargo.
Mas imagine que você não tem proficiência em análise de dados e isso é uma exigência para dar o próximo passo. Nesses casos, você deve procurar pessoas que possam te mentorar ou te ajudar a desenvolver esta competência e mindset.
Investir em relacionamentos com mentores e em cursos que se afastam disso, ao menos no primeiro momento, pode não ser tão vantajoso.
Por isso, ter clareza sobre suas expectativas e próximos passos é tão importante para um plano de desenvolvimento!
2. Mantenha-se atualizado e envolvido
Esteja ciente das tendências e desenvolvimentos em sua área de atuação. Para isso, participe de eventos do setor, palestras, workshops e seminários relevantes. Isso o ajudará a conhecer profissionais influentes e a se conectar com eles.
Além disso, ficar por dentro das tendências e do que é novidade no seu mercado o fará se destacar em relação à concorrência. Se você competir por um cargo com alguém que não sabe o que está acontecendo no mercado, você tende a ter vantagem sobre ele.
Mas antes de tentar conhecer e dominar todas as tendências, é fundamental fazer o “arroz com feijão” muito bem feito!
Para um cargo de Business Intelligence, não adianta conhecer as stacks de ferramentas mais avançadas e sofisticadas se você não domina Excel básico, por exemplo. Ter visão para saber onde alocar sua energia também é importante!
3. Use as redes sociais profissionais
Plataformas como LinkedIn podem ser ótimas ferramentas para criar networking.
Mas ela deve ser cultivada para depor a favor de você, e não contra. Para isso, crie um perfil atraente, compartilhe conteúdo relevante, participe de grupos e envolva-se em discussões onde possa emitir sua opinião com conteúdo e embasamento.
Conecte-se com profissionais que admire e mantenha contato regularmente.
Se possível, crie conteúdo regularmente para construir sua autoridade nos assuntos que domina ou nos quais pretende se desenvolver!
LEIA MAIS | Como se preparar para uma entrevista de emprego?
4. Busque mentores
Identifique pessoas experientes e bem-sucedidas em sua área e busque estabelecer relacionamentos de mentorado.
Eles podem fornecer orientação, conselhos e insights valiosos para impulsionar sua carreira.
Isso porque essas pessoas que já chegaram onde você quer chegar provavelmente terão não apenas o conhecimento técnico que você precisa, mas também conhecimento de mundo, jogo de cintura e sabe como as regras do ‘jogo’ funcionam.
Ter acesso a este tipo de conhecimento é muito mais difícil do que ter acesso a conhecimento técnico, porém, é altamente valioso para quem busca se desenvolver e ter crescimento profissional.
5. Seja uma fonte de valor
Ofereça ajuda, conselhos e compartilhe seu conhecimento com outras pessoas.
Seja generoso em suas interações e esteja disposto a ajudar quando possível, afinal, em algum momento você também precisou disso.
Na medida do possível, aceite convites para participar de palestras, workshops, podcasts e eventos em que você possa compartilhar um pouco do que aprendeu ao longo dos anos. Assim, além de ajudar outras pessoas, te ajudará a construir uma reputação positiva e aumentar suas chances de receber ajuda e apoio quando necessário.
Comece o seu networking agora
Lembre-se: networking não se trata apenas de obter benefícios para si mesmo.
É uma via de mão dupla, onde você também deve estar disposto a ajudar e contribuir para a rede de contatos.
Assim como você precisa que algumas pessoas estejam disponíveis para você, você também precisa estar para elas — lógico que sempre dentro das possibilidades e limitações de cada um!
Construir relacionamentos autênticos e duradouros é fundamental para o sucesso a longo prazo de sua carreira profissional.