Pensando em fazer uma segunda graduação? O post de hoje é para você! Concluir um curso superior é um passo importante para se profissionalizar, aumentar o nível salarial e ainda conquistar uma carreira de sucesso. Segundo uma pesquisa da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), quem é graduado possui um aumento em seu salário médio de até 156%.
Atualmente, no mercado de trabalho, ter um diploma de curso superior já não é um fator decisivo para se destacar profissionalmente. Por essa razão, muitos profissionais têm buscado novas fontes de qualificação e de diferenciação em relação aos seus concorrentes.
Com isso, foi identificado um aumento na procura de cursos de idiomas, pós-graduação e até de uma segunda graduação. Essa última opção vem se mostrando cada vez mais interessante aos profissionais que desejam se destacar. Dessa forma, eles conseguem expandir o conhecimento para mais de uma área, se tornando um colaborador multifocal.
Quando a oferta de empregos está mais concorrida, um profissional com uma segunda graduação possui maiores chances de se recolocar. O mercado apresenta uma tendência em buscar pessoas interdisciplinares e ao fazer uma segunda graduação, você consegue se diferenciar e se destacar em um processo seletivo.
Quanto tempo dura uma segunda graduação?
Em geral, ao fazer uma segunda graduação, ela não terá o tempo de duração alterado. Dessa forma, você ficará entre 4 e 6 anos estudando, a depender do curso escolhido. Entretanto, existem algumas formas desse período ser reduzido, como:
- Analisar as grades curriculares da sua primeira graduação com a sua nova opção. Caso haja disciplinas similares, é possível pedir convalidação das mesmas e reduzir o tempo de curso. Por exemplo: pessoa formada em Engenharia de Produção que deseja cursar Engenharia Civil, poderá convalidar um grande número de disciplinas;
- Mesmo que os cursos não possuam correlação, pode ser que tenham disciplinas similares. Isso ocorre porque o MEC define que os cursos superiores tenham algumas disciplinas em comum;
- Algumas instituições possuem cursos tecnólogos que duram de 2 a 3 anos e complementam com um segundo curso em bacharelado. O tempo médio de conclusão é de 4 a 5 anos, o aluno faz os anos restantes e sai com duas graduações. Por exemplo: um curso tecnólogo em Gestão Comercial de 2 anos em uma instituição que oferece o curso de Administração. O estudante fica mais 2 anos na faculdade e você recebe o título de administrador.
Verifique com a sua instituição de ensino se existe a possibilidade de convalidar as disciplinas similares para reduzir o tempo de sua segunda graduação. Tenha em mente que a segunda faculdade funciona como uma a primeira. Entretanto, você pode ter cursado disciplinas que podem ser retiradas da sua grade atual para agilizar a conclusão da segunda graduação.
Existe a possibilidade de se fazer uma segunda graduação em 6 meses?
A resposta para essa pergunta é sim, existe essa possibilidade. Você precisa se atentar às regras apresentadas acima, mas em alguns casos é possível concluir uma segunda graduação em 6 meses. Isso se aplica principalmente para cursos da área de Licenciatura, pois entre eles existem diversas disciplinas comuns.
Aqui, o principal fator para conseguir concluir o curso em seis meses está ligado às disciplinas que podem ser convalidadas da primeira graduação.
Qual segunda graduação devo fazer?
Ao pensar em começar uma segunda graduação, existem dois pontos principais podem ser utilizados para a sua escolha:
- Fazer um curso que é a sua paixão e agora é possível;
- Entrar em um curso complementar a sua primeira formação para melhorias profissional e salarial.
Assim, ao entender a motivação de fazer uma segunda graduação, fica mais fácil decidir o curso que vai fazer. Se for o curso dos seus sonhos, ele certamente já estará decidido. Caso seja um estudo complementar a sua formação anterior, vale analisar os cursos que têm ligação com sua primeira graduação e, a partir disso, fazer a sua escolha com o que mais se identificar.
Segunda Graduação EAD
Um ponto importante na decisão das pessoas em fazer uma segunda graduação está relacionada a disponibilidade dos cursos superiores a distância. A modalidade EaD trouxe algumas vantagens importantes para quem deseja fazer a sua segunda graduação. Dentre elas é possível destacar as seguintes:
- Por ser a distância, não necessita fazer deslocamentos;
- É mais barato que os cursos presenciais;
- Os diplomas possuem a mesma validade que um curso presencial;
- Menores custos ao estudante (lanches, materiais escolares, custos de deslocamento, tempo etc);
- Otimização do tempo do aluno (deslocamento, trabalhos escolares, falta de professores etc);
- Possibilidade de estudar em qualquer lugar com acesso a internet;
- Não precisar residir nos grandes centros que possuem faculdades físicas;
- Permite estudar em faculdades e universidades de qualidade de forma remota.
Muitas pessoas escolhem fazer a segunda graduação na modalidade EaD em razão destas vantagens. A redução de custos, por exemplo, pode chegar em até 50% em relação a um curso presencial.
É melhor fazer uma pós-graduação ou outra graduação?
Escolher entre uma pós-graduação ou uma segunda graduação é um dos dilemas que os formados que buscam aprimorar os seus conhecimentos profissionais podem ter. Em um primeiro momento, as duas alternativas podem parecer semelhantes, porém cada decisão leva a oportunidades profissionais diferentes.
Quando você escolhe uma pós-graduação, vai encontrar um currículo mais focado, que busca aprofundar o conhecimento em uma área específica. Isto pode ser uma opção importante para áreas profissionais que necessitam de um conhecimento mais especializado.
Por outro lado, quando se opta por fazer uma segunda graduação, você vai ter uma formação complementar em uma segunda área profissional. Atualmente, esta opção tem alavancado a carreira das pessoas dentro das empresas, onde o profissional possui um conhecimento mais abrangente, permitindo desenvolver um trabalho mais amplo em várias frentes.
Assim, para fazer a escolha entre uma pós ou uma segunda graduação, você deve analisar os seus objetivos profissionais. Se necessita de um conhecimento focado sobre um tema, a pós-graduação é o caminho. Caso procure um caminho profissional mais abrangente, uma segunda graduação pode ser o melhor.
O mercado de trabalho tem espaço para os dois profissionais, o que possui a pós-graduação e o que possui duas graduações. Então, basta escolher o caminho que tem mais a ver com o caminho que você quer traçar para começar os seus estudos.
É uma escolha sua
Como você viu, a decisão de fazer uma segunda graduação é sua, seja por motivos profissionais ou aquele seu grande sonho de infância. Você consegue se visualizar daqui dois, três ou cinco anos se formando e conquistando o seu espaço nesse novo caminho? Então essa é a escolha certa para você!
Existem diversas instituições de ensino qualificadas para fazer a sua segunda graduação. Para quem desejar, ainda é possível escolher fazer um curso EaD, no conforto de sua casa e com custos mais baixos.
Ampliar os conhecimentos é muito importante dentro do mercado de trabalho cada vez mais dinâmico. As profissões vêm sofrendo várias mudanças ao longo dos anos, novas profissões estão surgindo, e isso só intensifica a necessidade de se atualizar.