Soft skills e hard skills: você sabe o que são esses termos?

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Você sabe o que são soft skills e hard skills?

Se você já buscou vagas de emprego em plataformas online, com certeza já se deparou com os termos soft skills e hard skills, certo? Muito usados pelos recrutadores e pelas equipes de recursos humanos, essa divisão é feita para identificar as habilidades e qualificações dos candidatos. 

Entretanto, fica a pergunta: você sabe o que realmente significam esses termos? Por serem utilizados em inglês, geralmente, pode ser que muitas pessoas não os entendam por completo. E para que essa dúvida não exista mais é que o Cursos & Profissões está aqui hoje!

Neste artigo, você vai ficar por dentro do significado de soft skills e hard skills, saber como isso pode te ajudar na busca por emprego, se é possível aperfeiçoar as suas e muito mais. Fique de olho e tenha uma boa leitura!

O que são as soft skills?

Sabe aquelas habilidades que você tem, mas não consegue comprovar por meio de diplomas, certificados e nem cursos? Essas são as soft skills, características pessoais e intangíveis da pessoa e que são importantes para o convívio social e também para o trabalho. 

Por se tratarem de habilidades comportamentais, fica difícil identificar cada uma delas no primeiro contato com a pessoa. É muito mais fácil analisá-las no contato diário, assim como em dinâmicas de grupo.

As soft skills são características desenvolvidas ao longo da vida da pessoa. Elas envolvem toda a experiência psicossocial vivida por alguém e isso dificulta que elas sejam ensinadas, por exemplo. 

Dentre as soft skills, podemos encontrar os seguintes exemplos: 

  • proatividade;
  • trabalho em equipe;
  • comunicação interpessoal; 
  • liderança;
  • persuasão;
  • resolução de conflitos;
  • ética;
  • pensamento crítico;
  • dentre outros.

Agora que você já entendeu o que são as soft skills e, além disso, conheceu alguns exemplos delas, chegou a hora de saber mais sobre as hard skills. 

O que são as hard skills? 

Quando se fala em hard skills, o foco é voltado para as habilidades técnicas do profissional. Essas capacitações são aquelas possíveis de serem comprovadas e esse processo é bem simples. Você pode atestar que possui tais habilidades através de diplomas, certificados, cursos, bem como testes práticos etc.

Ou seja: as hard skills se referem a tudo que você aprendeu nos cursos, treinamentos e afins, e consegue atestar isso de uma forma tangível, comprovável.

Dentre os exemplos de hard skills, podemos citar, por exemplo:

  • graduação;
  • língua estrangeira;
  • pós-graduação;
  • mestrado;
  • doutorado;
  • cursos técnicos;
  • manuseio de máquinas;
  • informática (do básico ao avançado nas ferramentas disponíveis e que são necessárias dentro do cargo).

Como existe uma fase de aprendizado para conquistar essas habilidades, fica muito mais fácil conseguir identificá-las e apresentá-las no seu currículo. A importância e a necessidade de cada uma delas vai depender da vaga e da empresa para a qual você se candidatar. 

Vale lembrar que ter técnica é importante sim, mas não é só de técnica que se faz um bom profissional. Por isso, tenha atenção às suas soft skills também. 

A importância das soft e hard skills para a empresa

Ao entender o que são as soft skills e as hard skills, fica mais fácil compreender o porquê delas serem tão importantes no mercado de trabalho. Com o passar dos anos, tem ficado cada vez mais claro para os gestores de Recursos Humanos que a combinação de habilidades comportamentais com habilidades técnicas é que formam um bom profissional.

De nada adianta uma pessoa ter inúmeros cursos e qualificações, se ela não sabe trabalhar em equipe quando isso é algo necessário na função que ela cumpre. Consegue entender?

Além disso, a junção das soft skills com as hard skills contribui em elementos muito relevantes dentro da saúde de uma empresa, como, por exemplo, o clima organizacional e a gestão de projetos

Outro fator muito significativo em analisar as habilidades técnicas e comportamentais em conjunto é que assim a chance de ser assertivo na escolha do candidato é muito maior. Por exemplo: vamos supor que existe um cargo de chefia do setor de manutenção de uma empresa e o RH encontra o candidato com as hard skills necessárias. Entretanto, ele não apresenta as soft skills necessárias para a vaga. 

E o que é mais importante: as soft skills ou as hard skills?

Essa pergunta pode rodear os seus pensamentos e de muitas outras pessoas. Mas a verdade é que não existe uma resposta 100% concreta para essa questão. A única certeza é que cada vaga vai ter um peso maior para um tipo de característica diferente, que pode ser técnica ou comportamental.

Anos atrás, a gente via que a maioria das empresas tinham seu foco voltado para as habilidades encontradas nas hard skills, independente do cargo que o candidato buscava. Hoje, já se percebe uma mudança nesse olhar, conseguindo ter um visão mais individualizada para as necessidades de cada vaga. 

É possível aprimorar essas habilidades?

Com tantas informações que você recebeu ao longo do post de hoje, talvez tenha despertado a vontade de aprender mais sobre suas soft e hard skills, certo? E o bacana é que tanto as habilidades técnicas quanto as comportamentais podem sim ser desenvolvidas. 

Para melhorar as suas hard skills, o caminho é clássico. Buscar cursos profissionalizantes, especializações, palestras educativas, dentre tantos outros, são formas de se aprimorar na sua carreira. E vale lembrar que as empresas podem auxiliar seus funcionários nessa etapa também. Oferecer treinamentos corporativos, material de treinamento e programas de capacitação, por exemplo, são formas que a corporação pode oferecer para seus funcionários. 

Quando o assunto são as soft skills, você deve fazer uma autoavaliação e entender quais aspectos deseja aperfeiçoar. Existem diversas palestras e profissionais que podem te ajudar a se comunicar melhor e melhorar a sua capacidade de liderança. 

Dentro de uma empresa, ter uma atenção individualizada para os profissionais pode ser mais interessante e eficaz. Dessa forma, o RH trabalha na necessidade de cada pessoa. Mas é possível trabalhar de forma geral com workshops e treinamentos que sejam do interesse dos funcionários. Os temas mais comuns são:

  • senso de liderança;
  • comunicação interpessoal;
  • pensamento proativo.

Depois da nossa explicação, deu para entender bem as diferenças entre as soft skills e as hard skills? Sabendo o significado de cada uma delas, fica muito mais fácil identificar as suas habilidades em cada área. E, assim, apresentar da melhor forma quando você se candidatar a uma vaga de trabalho. 

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