Pensando em cursar Técnico em Enfermagem? Conheça detalhes do curso 

Navegue pelo texto

8min de leitura
Técnico em Enfermagem

Se você está pensando em cursar Técnico em Enfermagem, precisa conhecer os detalhes relevantes sobre o curso. Assim, você vai ter facilidade de identificar se realmente é a formação mais adequada para sua carreira, tendo como objetivo encontrar um curso que seja compatível com seus sonhos e objetivos  profissionais.

Pensando nisso, trouxemos todos os detalhes e informações sobre o curso. Dessa forma, você não ficará com dúvidas sobre a formação que deseja seguir.  

Continue a leitura e fique por dentro do assunto!

Como é a formação para ser técnico em Enfermagem? 

Para começarmos, é importante entender que o curso tem duração média de 2 anos, com 1.800 horas de formação. Além disso, a formação exige que o profissional faça treinamento prático, o que consiste em  atuar em instituições de saúde com supervisão. 

Dessa forma, é possível garantir que irá aproveitar todo o aprendizado teórico para que possa se desenvolver profissionalmente, atuando com eficiência desde o estágio. 

A experiência também é interessante para que o técnico possa tirar dúvidas e contar com todo o suporte que é necessário para ganhar experiência e autonomia. Afinal, quando o aluno consegue estudar com afinco e praticar aquilo que aprendeu, é natural que se saia da melhor forma possível no mercado. 

É preciso estar cadastrado no Coren?

Após concluir a formação de 1.800 horas e o estágio, o aluno terá seu certificado de conclusão em mãos. Com o material, é possível reunir seus documentos e ir ao Coren (Conselho Regional de Enfermagem) fazer o seu registro profissional. 

Por lá, o profissional poderá fazer seu cadastro, garantindo que todos os anos pague a anuidade e tenha seu registro como técnico em enfermagem válido

A partir de então, poderá atuar como profissional da área, além de poder busca  empregos e se tornar um técnico atuante no mercado de trabalho. 

O profissional que não paga a anuidade do Coren fica irregular em sua atuação. Portanto, é relevante fazer o cadastro o quanto antes após finalizar a formação, justamente para que o interessado possa iniciar sua carreira. 

Quais são as áreas de estudo ao longo do curso? 

Um ponto interessante que todos os candidatos deveriam saber é justamente quais são as áreas de interesse que os técnicos de enfermagem geralmente apresentam em comum. 

Em, geral, são pessoas com conhecimentos na área de ciências biológicas, que possuem interesse na área de saúde. É preciso gostar de biologia, estar disposto a aprender e cuidar do próximo. Afinal, o técnico  de enfermagem é um profissional que lida todos os dias com a dinâmica dar assistência para os pacientes.  

Ser bom em português, ter habilidade com pessoas, bem como o conhecimento básico de matemática são alguns dos conhecimentos necessários para que o profissional se destaque na área. Isso porque é necessário lidar com cálculo de remédio, anatomia, conhecimentos sobre como lidar com pessoas e uma série de habilidades que devem ser desenvolvidas enquanto está se dedicando para sua formação. 

Quando um profissional tem como objetivo se tornar melhor na categoria, é fundamental se dedicar ao longo da formação. É no período do curso técnico que você deve estudar muito, esclarecer suas dúvidas e aproveitar todo o suporte que os professores oferecem. 

Assim, você vai aproveitar o período como o ideal para que consiga “sugar” informações e aprendizados, o que vai contribuir para que consiga ser um profissional que se forma com qualidade. Afinal, quanto mais você aprende na formação, maior é a sua bagagem profissional para atuar com eficiência. 

Uma olhada nas matérias mais comuns 

O currículo do curso de Técnico em Enfermagem abrange uma variedade de tópicos relacionados à prática da profissão. É útil destacar que cada instituição pode variar a grade da formação conforme uma série de aspectos. No entanto, praticamente todas as instituições oferecem as seguintes matérias: 

  • Anatomia e fisiologia humana; 
  • Fundamentos de enfermagem; 
  • Farmacologia básica; 
  • Cuidados de enfermagem em diferentes idades e condições de saúde;
  • Enfermagem cirúrgica e médica; 
  • Enfermagem em saúde materna e infantil; 
  • Primeiros socorros; 
  • Biossegurança e precauções padrão; 
  • Administração de medicamentos; 
  • Ética e legislação em enfermagem. 

Cada matéria tem sua própria carga horária definida pela instituição, com base na relevância das informações para a formação de um bom técnico. As instituições de ensino também exigem o estágio. 

LEIA MAIS | Conheça também a graduação em Enfermagem

Onde o técnico em enfermagem atua? 

O técnico em enfermagem pode atuar em uma série de localidades. Tendo em vista que é um  profissional com múltiplas habilidade que possibilitam o atendimento de excelência para o paciente. Algumas possibilidade de atuação para o técnico são: 

  • Hospitais; 
  • Consultórios médicos; 
  • Clínicas;
  • Laboratórios; 
  • Casas de repouso 
  • Empresas com enfermaria; 
  • Atuar na avaliação de pacientes e classificação de atendimento; 
  • Prestar concurso público; 
  • Ser autônomo. 

Qual a média salarial? 

É bem interessante tem uma noção sobre a média salarial do profissional quando você busca por um curso. Assim, você fica por dentro das possibilidades de ganhos que terá após investir na formação de técnico em enfermagem. 

Vale destacar que o salário varia de acordo com a instituição em que o profissional trabalha. Em geral, um técnico ganha R$ 2.400 por mês, segundo o Glassdor. O site ainda diz que há profissionais que ganham mais de R$ 4 mil em empresas como o Hospital Albert Einstein.  

É importante perceber que o profissional capacitado, experiente e eficiente consegue ganhar mais. Portanto, vale a pena se dedicar ao curso para que possa se tornar um profissional eficiente e respeitado no mercado. Dessa forma, o profissional consegue ocupar os cargos que pagam salários mais altos.  

Preciso me tornar enfermeiro para ganhar mais futuramente?

Muitas pessoas que estão com dúvidas sobre fazer o curso técnico ou a graduação em enfermagem pensam na questão financeira. No entanto, é interessante analisar uma série de fatores antes de decidir entre as possibilidades disponíveis de formação. 

O técnico em enfermagem é um profissional que em 2 anos, aproximadamente, estará disponível para o mercado de trabalho. Enquanto o enfermeiro precisa de 4 anos de formação para começar a trabalhar. Por isso, quem busca rápida relação de retorno sobre o investimento em formação, costuma preferir o técnico. 

Outro fator importante é que existem mais vagas disponíveis para técnicos de enfermagem que para enfermeiros. O enfermeiro é um líder do grupo de técnicos. Por isso, quem busca ter mais chances de ocupar uma vaga rapidamente, costuma preferir ser técnico. 

Todavia, o enfermeiro ganha significativamente mais quando comparado ao salário do técnico. O ideal é analisar as diferenças de atuação e competências, bem como as oportunidades do mercado e tomar a decisão baseado em sua realidade. 

Técnico em enfermagem só trabalha por plantão? 

Alguns estudantes possuem dúvidas se vale a pena seguir carreira como técnico em enfermagem por causa do ritmo de trabalho. Afinal, muitas pessoas não desejam fazer plantão em feriados, datas comemorativas e finais de semana, tendo em vista que preferem ter equilíbrio entre a vida profissional e pessoal.

Nesse caso, é útil saber que o técnico em enfermagem pode trabalhar em horários mais interessantes quando é um profissional experiente e capacitado. Sem dúvidas, o recém-formado precisa adquirir experiência e, por isso, dificilmente terá oportunidade de trabalhar em algum lugar que não tenha uma carga horária com plantões noturnos e afins. 

No entanto, após adquirir experiência e fazer um bom trabalho, o profissional consegue migrar de um trabalho como plantonista para uma clínica ou ambiente mais interessante para sua carreira. Assim, poderá vivenciar a carreira que sempre sonhou.  

Planejamento de carreira ajuda a evitar os pontos negativos 

Se você sonha em ser técnico em enfermagem, mas vê os pontos negativos da carreira e isso te desmotiva, é interessante saber que o planejamento te ajudará a contingenciar as questões. 

Tendo em vista que é possível ter ótimos resultados ao conhecer a carreira, entender o que você pretende para seu futuro e o que a carreira proporciona te ajuda a equilibrar todas as questões. 

Por exemplo, o profissional que não quer ser plantonista por muitos anos, mas aceita atuar por até 5 anos no regime de plantões, consegue se sair muito bem. Uma vez que, poderá procurar oportunidades para adquirir conhecimento prático e bagagem profissional e, futuramente, aproveitar a possibilidade de trabalhar em uma clínica ou outro ambiente que tenha menos pressão e horário mais compatível com suas preferências. 

Ainda com dúvidas? Faça teste vocacional 

Muitas pessoas nutrem dúvidas sobre a carreira que desejam seguir. Afinal, é normal não ter = certeza sobre a formação quando ainda está no ensino médio. 

Pensando nisso, vale a pena fazer um teste vocacional! Uma vez que é uma ferramenta importante para que possa identificar suas preferências e habilidades, oferecendo mais informações para que possa pautar a sua decisão.

Afinal, é útil conhecer quais são as suas aptidões para que você possa ter um direcionamento melhor na hora de escolher sua carreira dos sonhos. 

Agora que já sabe mais, bons estudos!

Cursos e Profissões
Visualizar mais artigos →
Confira alguns posts relacionados ao tema
Deixe um comentário