O Exame Nacional do Ensino Médio, mais conhecido como Enem, é uma etapa muito importante na vida de todas as pessoas que estão se formando no segundo grau e para aquelas que pretendem fazer um curso superior.
Se você está no time de estudantes que estão se preparando para a prova do Enem, esse artigo com certeza vai te ajudar bastante. Aqui, nós vamos falar sobre tudo o que você precisa saber antes de fazer a prova, afinal, são muitos detalhes que fazem toda a diferença no seu preparo.
Nós vamos falar sobre:
- o que é o Enem;
- para que ele serve;
- como funciona a prova;
- quem pode fazer e muito mais.
Ficou afim de saber tudo isso? Acompanhe o texto e fique por dentro do universo Enem.
Boa leitura!
O que é o Enem?
O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) foi criado em 1998, sendo uma prova de nível nacional e desde a sua criação, vários detalhes foram aprimorados. O principal objetivo da sua criação foi ter a possibilidade de analisar e avaliar o desempenho dos estudantes que estavam concluindo o ensino médio.
Essa avaliação é feita para estudantes da rede pública de ensino tanto quanto para os e escolas particulares. A prova é feita uma vez ao ano desde a sua criação.
Para que o Enem serve?
Além do objetivo que já citamos — de avaliar como está o desempenho dos alunos que saem do ensino médio —, o Enem hoje tem um papel importantíssimo para quem deseja fazer uma graduação.
Isso porque ele se tornou a principal porta de entrada para muitas universidades públicas e privadas do Brasil. A partir de 2009, com o surgimento do SiSu, a nota do Enem passou a ser utilizada para que os estudantes ingressassem em uma universidade. Mas foi entre 2013 e 2014 que a prova se consolidou como vestibular.
Além do SiSu, outros programas foram surgindo, como o ProUni, por exemplo, que possibilitam utilizar a nota para entrar em universidades privadas. Através desses programas, muitas pessoas têm conquistado o tão sonhado diploma. Algumas instituições de ensino, inclusive, utilizam o Enem como etapa única do seu vestibular.
Para além da possibilidade de entrar em uma universidade através dos programas do governo federal, o Enem também serve para:
- participar de programas de bolsa estudantil do governo estadual (caso tenha);
- complementar a nota em vestibulares que aceitam a pontuação do Enem;
- entrar em faculdades particulares sem precisar fazer o vestibular.
Como é a prova?
A prova do Enem conta com questões objetivas e uma redação. Ao todo, são 180 perguntas divididas em dois dias de aplicação de prova. Com isso, 90 questões por dia, separadas para cada área de conhecimento de forma igual.
Sendo assim, o Enem acontece da seguinte maneira:
- no primeiro domingo, os estudantes precisam resolver questões sobre Linguagens e Códigos, Ciências Humanas e escrever a Redação. Eles têm 5h30 para finalizar;
- já no segundo domingo, as perguntas são sobre Ciências da Natureza e Matemática e a duração da prova é de 5 horas.
Sobre a redação
A redação do Enem é uma parte muito importante, afinal, zerar a nota nessa parte da prova te tira de diversos processos seletivos. O estudante precisa escrever um texto dissertativo-argumentativo com o tema proposto pela banca. É necessário que o texto tenha entre 7 e 30 linhas.
Onde fazer a inscrição?
A única forma de se inscrever no Enem é através do site oficial do exame. Lá existe todo um formulário a ser preenchido pelos participantes e deve ser feito com muita atenção.
Além de dados como nome, estado civil e nacionalidade, é necessário identificar se precisa de recursos de acessibilidade e indicar qual língua estrangeira deseja fazer a prova. Informações sobre dados escolares e um questionário socioeconômico também estão inclusos no processo de inscrição.
É fundamental acessar os canais oficiais do Enem e ficar de olho nos jornais e noticiários para não perder nenhum prazo referente ao exame, inclusive o de inscrição.
O Enem é obrigatório?
Essa é uma pergunta que muitos estudantes, principalmente aqueles que estão no último ano do ensino médio, devem se fazer. Afinal, participar do Enem é obrigatório ou não? A resposta é não. Entretanto, vale algumas ressalvas nessa questão.
Como já falamos anteriormente, o Enem é uma das principais formas de conquistar uma vaga em uma universidade pública no nosso país, além de possibilitar bolsas integrais e parciais em instituições privadas.
Dessa forma, se você tem a intenção de participar de algum dos programas oferecidos pelo governo federal, como o SiSu e o ProUni, você precisa realizar a prova.
Além disso, é importante lembrar que algumas instituições de ensino superior têm o Enem como etapa única ou primeira etapa do seu vestibular. Para isso, vale fazer uma pesquisa sobre como é o processo seletivo da universidade que você pretende se inscrever.
Precisa pagar para fazer o Enem?
Para se inscrever no Enem, existe uma taxa de inscrição que precisa ser paga. Só assim você tem a sua participação confirmada. O valor pode variar de ano a ano, por isso é importante ficar atento ao edital para saber.
Entretanto, existem algumas situações em que não é preciso pagar essa taxa. A primeira delas é quando o aluno está matriculado no terceiro ano do ensino médio em escola pública. Já a segunda situação é para todas as pessoas que comprovarem situação de vulnerabilidade econômica. Nesta, é muito importante ter atenção aos prazos de pedido de isenção. Assim que você preencher o formulário, é necessário esperar a aprovação para saber se sua isenção foi aprovada ou não.
É possível reprovar no Enem?
O Exame Nacional do Ensino Médio por si só não reprova nem aprova ninguém. A prova, como já dissemos, tem como objetivo analisar o desempenho dos estudantes do último ano do ensino médio.
Mas, atualmente, a pontuação que você alcança faz toda diferença na sua aprovação ou não em um processo seletivo de vestibular. Ou seja, o seu desempenho te dá mais ou menos chances de ser aprovado no vestibular pelo SiSu ou de conseguir uma bolsa pelo ProUni, por exemplo.
Quantas vezes é possível fazer a prova?
Sim, você pode fazer o Enem quantas vezes quiser e precisar. Como muitas pessoas utilizam a nota para conseguir uma vaga em alguma universidades, pode ser que não consiga se classificar entre os aprovados.
Dessa forma, você tem a possibilidade de se inscrever quantas vezes for necessário para conquistar uma vaga no curso superior.
Viu só quanta coisa é importante você saber antes de fazer o Enem? Ficou alguma dúvida ainda? Se sim, coloca nos comentários que iremos te responder.
Ao saber todas essas informações, com certeza você chegará mais confiante e preparado para fazer a prova. O caminho até receber a sua nota é longo, mas se preparando com dedicação, com certeza você terá bons resultados!