Quem não gosta de uma boa comida? Tem quem goste tanto do ato de preparar, cozinhar e empratar as refeições que decide por esse caminho na carreira profissional. E para que isso aconteça, uma possibilidade é fazer o curso de Gastronomia, que é o responsável por formar chefes de cozinha e hoje você vai saber tudo sobre o curso, carreira e mercado de trabalho.
Por profissão, por hobby ou por lazer, saber cozinhar e preparar bons pratos une as pessoas. Sendo assim, se você deseja se profissionalizar na área, o post de hoje é para você! Leia com atenção as dicas e informações que vamos te passar sobre essa graduação.
O que é Gastronomia?
Conforme o dicionário de significados, gastronomia “é um ramo dentro da culinária que abrange todas as técnicas, práticas e conhecimentos que ajudam a construir uma alimentação com qualidade. Ela estuda não apenas os vários modos de preparação do alimento, mas também as bebidas indicadas para cada refeição e os materiais utilizados na confecção dos pratos”.
Quem se forma em Gastronomia é chamado de gastrólogo ou “chefe gourmet”. Ao longo do curso o profissional desenvolve várias técnicas da culinária, sendo um especialista, o que o diferencia de um cozinheiro, como popularmente chamamos.
Na verdade, o gastrólogo é um mestre na cozinha, preparando comidas equilibradas e que consegue harmonizar com acompanhamentos e a bebida ideal.
O curso de Gastronomia
O profissional formado em Gastronomia tem uma atuação muito maior do que somente atuar em uma cozinha. Ele pode atuar no gerenciamento de restaurantes, como sommelier, em restaurante industrial, na área da segurança alimentar, entre muitas outras atividades mais.
O curso prepara o profissional para todas estas atividades, e por isto mesmo precisa desenvolver disciplinas que envolvam todas estas áreas de conhecimento. Dessa forma, as principais matérias durante a graduação envolvem as seguintes áreas:
- Gestão para Gastronomia;
- Tecnologia de Alimentos;
- Turismo e Hospitalidade;
- Custos em Restaurantes;
- Microbiologia de Alimentos;
- Saúde e Segurança Alimentar;
- Técnicas Básicas de Cozinha;
- Preparo Prévio dos Alimentos;
- Carnes, Aves e Pescados;
- Churrascaria;
- Controle Higiênico Sanitário e Manipulação de Alimentos;
- História da Gastronomia;
- Nutrição; Planejamento; Cardápios;
- Manutenção e Funcionamento de Equipamentos;
- Higienização de Ambiente de Trabalho;
- Bebidas, Enologia, Aperitivos e Drinks;
- Análise Sensorial de Alimentos;
- Direito e Legislação da Gastronomia;
- Técnicas de Cortes/Cocção;
- Banqueteria e Catering;
- Confeitaria e Panificação;
- Gastronomia Brasileira, Clássica, Contemporânea e Internacional;
- Cozinha Industrial e Hospitalar;
- Arranjo Físico de Restaurantes; entre outros.
Além da parte teórica, estas disciplinas também têm atividades práticas para que os acadêmicos aprendam fazendo tudo o que viram em sala de aula. Como as faculdades são livres para definir a nomenclatura das disciplinas, pode haver uma diferenciação de uma instituição para outra, mas geralmente envolvem os tópicos acima.
Curso de Gastronomia EAD
Sim, pode parecer estranho, mas algumas instituições de ensino superior ofertam o curso de Gastronomia EAD. A maioria das instituições tem as aulas práticas e laboratórios para os conteúdos que necessitam de encontros presenciais para o acadêmico aprender fazendo, assim como no curso de Gastronomia presencial. Dessa forma, o curso mistura as duas modalidades, EAD e presencial.
Aqui no Brasil existem algumas universidades e faculdades que têm Gastronomia EaD no seu quadro de graduações. Dentre elas, estão:
- Unopar;
- Unicesumar;
- Uninove;
- Pitagoras;
- Positivo;
- Senac;
- Uniasselvi.
Quanto tempo dura o curso?
O curso superior em Gastronomia aprovados pelo MEC trabalham com duas modalidades de habilitação: bacharelado e tecnólogo. A primeira e mais completa, em nível de bacharelado, possui uma duração média de 4 anos, Já o curso superior em nível tecnólogo possui uma duração de 2 anos.
O que precisa para se formar em Gastronomia?
Para o estudante se formar em Gastronomia o MEC exige a execução de um trabalho de conclusão de curso (TCC) ao final do curso. Algumas instituições de ensino podem exigir um estágio curricular, mas depende de instituição para instituição.
Estes requisitos são básicos,logo, esteja preparado para passar pelo TCC e pelo possível estágio.
Como é o mercado de trabalho?
Quase todo estudante de Gastronomia tem o sonho de ser um chef de restaurante ou ainda ser o próprio proprietário do restaurante.
O mercado de alimentação externa se encontra em expansão, sempre com a entrada de novos restaurantes em todos os níveis, fastfood e bares temáticos. O mercado profissional está bom e para quem tem a veia empreendedora sempre terão oportunidades.
Quanto ganha um profissional da área?
Atualmente, um salário médio inicial está na faixa de R$ 2.000,00. Esse valor pode variar conforme a região e o tipo de restaurante ou empresa, chegando a um salário médio para pleno (com experiência) na faixa de R$ 3.500,00. Mas existem grandes chefs de cozinha e donos de restaurante que possuem salários muito superiores a esses.
Gastronomia molecular
Você já deve ter ouvido falar em cozinha baiana, cozinha francesa, cozinha mineira, entre tantas outras especialidades da cozinha nacional e internacional, mas você sabia que existem diversas áreas da gastronomia que trabalham receitas especializadas e que “você já come só pelos olhos”?
E uma destas áreas é a área da gastronomia molecular. Mas o que é Gastronomia molecular?
A Gastronomia molecular tem um conceito bem simples em sua aplicação, Simplesmente é a aplicação de diversas técnicas da indústria de alimentos em uma cozinha tradicional, adotando o uso elementos químicos nas receitasem pequena escala para gerar alterações na textura, cor e forma dos alimentos.
De forma técnica, a gastronomia molecular é a utilização de estudos sobre os alimentos, aplicando conceitos da química e da física para compreender as possíveis transformações que ocorrem nos mesmos, aproveitando os melhores resultados para o preparo de alimentos diferenciados em relação aos alimentos originais.
Assim surge o macarrão de manga, o sorvete de cerveja, azeitona em pó, alimentos coloridos, entre tantas outra extravagâncias do mundo gastronômico. E aí, você já experimentou alguma comida feita com a técnica de Gastronomia molecular?
Um mundo de sabores
Espero que você tenha gostado de ler este texto sobre a Gastronomia e aprendido sobre o curso, carreira e mercado de trabalho. Se você se interessa pela área, vai vivenciar um mundo de sabores!
O mercado tem boas perspectivas de trabalho, boas perspectivas de crescimento e boas oportunidades para quem se forma em Gastronomia.
Gostou de saber mais sobre o curso? Comenta aí para a gente saber o que você achou!