Manter o corpo em movimento é muito importante para a saúde e quem se forma na faculdade de Educação Física se torna um profissional essencial para isso. Além de apresentar a importância de manter uma vida equilibrada e saudável, o profissional da área também atua na prevenção, promoção e reabilitação da saúde por meio dos esportes e exercícios físicos.
Se você já se decidiu por esse curso ou ainda quer tirar algumas dúvidas sobre ele, chegou ao lugar certo!
Hoje, o Curso&Profissões vai falar sobre a faculdade de Educação Física e tudo que engloba o curso:
- a grade curricular;
- o mercado de trabalho;
- a média salarial;
- as áreas de atuação;
- dentre outros.
Partiu conhecer mais sobre esse curso? Boa leitura!
A faculdade de Educação Física
A faculdade de Educação Física forma profissionais capacitados a contribuir com a promoção da saúde através das atividades físicas. Ao longo do curso, o estudante aprende a monitorar diversas modalidades esportivas, como, por exemplo:
- exercícios físicos;
- ginástica;
- jogos,
- artes marciais;
- dança;
- dentre outros.
Dentre as principais funções que o graduado em Educação Física pode executar, é possível destacar a promoção do bem estar e da saúde, o desenvolvimento de treinos, bem como a correção de postura.
Durante o curso, os conteúdos vão desde conhecimentos anatômicos e funcionais do corpo humano até as ciências e traços sociais da atividade física. Além disso, também se estuda as metodologias de ensino e treinamento.
Como é o curso de Educação Física?
A faculdade de Educação Física tem a duração de quatro anos e ao longo dos seus estudos, você vai ver conteúdos de Ciências Biológicas, como Anatomia, mas também conteúdos como Administração, por exemplo. O curso pode ser feito como licenciatura, bacharelado ou as duas modalidades, a depender da instituição.
Uma etapa bem importante para a sua construção como profissional de Educação Física é o estágio obrigatório. Ele é necessário para a sua formação, por isso a obrigatoriedade de fazê-lo. Com a vivência prática da sua atuação profissional, com certeza você vai aprender ainda mais de como poderá ser o seu dia a dia profissional assim que se formar.
Dentro da área, existem algumas características que são bem importantes para o profissional. Continue a leitura, porque esse é o tema do próximo tópico!
Qual o perfil do profissional de Educação Física?
Várias características são importantes para quem deseja atuar nessa área. O preparo físico e a disposição são alguns deles e que podem ser aperfeiçoados com o tempo. Entretanto, vale pontuar aqui que a faculdade de Educação Física não forma atletas, só é preciso ter afinidade e gosto pelas práticas esportivas. Além disso, gostar e se dar bem com o trabalho em equipe, ter paciência e atenção com qualquer público que você atender também são necessários.
Por lidar diretamente com o público, algumas características, tais como a empatia, a comunicação, a facilidade de lidar e interpretar as pessoas, para respeitar os limites de cada corpo, são fundamentais.
O profissional de Educação física tem o papel de apresentar aos seus alunos como os exercícios físicos são importantes na promoção da saúde e do bem-estar, além de melhorar a qualidade de vida. Dessa forma, o educador físico também cumpre a função de motivador de seus alunos.
A grade curricular de Educação Física
Ao longo dos quatros anos da faculdade de Educação Física, você vai ver conteúdos voltados para o aprendizado de diversas práticas esportivas, além de matérias com viés mais teórico. Dentre as disciplinas, você vai estudar, por exemplo:
- Anatomia humana;
- Antropologia;
- Atividade Física, Saúde e Qualidade de Vida;
- Atletismo;
- Bioquímica
- Didática e Metodologia da Educação Física;
- Educação Física e políticas Públicas;
- Filosofia;
- Fisiologia humana;
- Futebol e Futsal;
- Medidas de Avaliação em Educação Física;
- Natação;
- Nutrição aplicada à Educação Física;
- Recreação e Lazer;
- Voleibol, basquetebol e handebol.
É necessário lembrar que esses são apenas alguns exemplos de conteúdos que você vai estudar no decorrer do curso. Além disso, os títulos das matérias podem sofrer alterações de acordo com a cada instituição de ensino superior.
LEIA MAIS! Procurando emprego? Saiba como escrever um currículo perfeito
Áreas de atuação
Quem se forma em Educação Física pode atuar com educação, saúde e desempenho esportivo. De modo geral, é muito comum pensar apenas em carreiras como professor em escolas ou como personal trainer para quem se forma em Educação Física.
Acontece que existem muitas outras possibilidades de trabalho para essa área. Isso porque a formação em Educação Física permite uma versatilidade para o profissional. Dentre as áreas possíveis para se atuar com a formação em Educação Física estão, por exemplo:
- personal trainer;
- educador/professor do ensino infantil até o médio;
- assistente em academias de musculação;
- treinador(a) de atletas;
- recreador em clubes, hotéis, cruzeiros etc.
Essas são apenas algumas opções de carreira. Tem quem atue na parte de pesquisas da área, como professor universitário, dentre tantas outras alternativas.
Mercado de trabalho e média salarial
O mercado de trabalho para profissionais de Educação Física está cada vez mais aquecido. Isso se dá porque existe um movimento em crescimento de pessoas preocupadas com sua saúde e qualidade de vida, coisas que a prática de exercícios físicos proporciona.
Tanto para quem se forma na modalidade de licenciatura, quanto para quem se forma na modalidade bacharelado é possível encontrar boas oportunidades de emprego. Se você for licenciado, existe um índice alto de empregabilidade para professores de Educação Física na educação básica em muitos lugares, com atenção especial às cidades do interior.
Caso você seja bacharel, o atendimento como personal trainer está muito em alta e é onde você pode focar os seus esforços. Ter um treino individual e personalizado é a vontade de muitos clientes, para atingirem seus objetivos, por isso o crescimento da área.
Em relação ao salário, a média é de R$ 2.490,00 para educadores físicos. Segundo o portal Vagas, esse valor pode chegar até a R$ 3.613,00 no começo da carreira. Vale ressalta que esses números podem variar de acordo com a localização e com o nível de experiência do profissional.
E agora, está ainda com mais certeza que esse é o seu curso? Como você pode ver, ao longo da faculdade você vai aprender assuntos diversificados e não só ligados aos esportes. E toda essa bagagem faz com que você tenha uma grande possibilidade de áreas para exercer a sua profissão. Bacana, não é mesmo?
Procure a instituição mais próxima a você e comece a trilhar a sua carreira. Temos certeza que será um sucesso!