Vagas remotas internacionais: trabalhe fora do país sem sair de casa

Navegue pelo texto

6min de leitura
Vagas remotas internacionais: encontre a sua

Você domina o inglês ou outro idioma? Já pensou em procurar vagas remotas internacionais? Atualmente, prestar serviços em outros países e ganhar em dólar ou euro se tornou uma realidade para muitos profissionais. Sem contar nos benefícios logísticos de trabalhar em uma grande empresa estrangeira sem sair de casa, além dos culturais, é claro.

Quer saber mais sobre o assunto? Neste texto vamos mostrar tudo sobre como encontrar um trabalho remoto fora do país, os documentos necessários, dicas para se destacar e os melhores sites para procurar as oportunidades. Vem ver!

Provavelmente você deve estar pensando que conseguir uma vaga de trabalho home office no exterior é um desafio imenso, mas não é nada disso. Pois, com a preparação adequada e com as ferramentas certas, a sua carreira fora do Brasil pode decolar, como você confere logo abaixo!

Antes de mais nada, é importante ter fluência no idioma do país onde você deseja trabalhar. Afinal, uma comunicação eficiente é fundamental, não é mesmo? Em todas as interações, sejam feitas por meio de e-mail, chats e vídeo chamada, é preciso saber se comunicar bem.

Então, se o seu objetivo profissional é trabalhar para os EUA, por exemplo, vai ser preciso ter um bom domínio do inglês. Portanto, invista em cursos, procure conversar com falantes nativos e consuma conteúdos para ficar com o idioma afiado!

Além do domínio da língua estrangeira, outro quesito fundamental se refere a sua qualificação profissional. Portanto, crie um portfólio bem elaborado com suas habilidades, experiências e projetos anteriores de forma clara e sucinta. Não se esqueça de que ele deve estar no idioma do país onde você vai se candidatar, beleza?

Mais uma dica para conseguir uma vaga remota no exterior é ir em busca da documentação necessária. Cada país tem um requisito específico na hora de contratar um trabalhador remoto, por isso é importante você analisar previamente. Mas, no geral, os principais são:

  • Conta PJ: Para receber pagamentos de empresas no exterior e ter mais facilidade na hora de emitir notas fiscais;
  • Invoice: é um documento que detalha os serviços prestados, o valor cobrado e informações bancárias para transferência;
  • Emitir NF do Brasil: Mesmo trabalhando em empresas estrangeiras os profissionais precisam emitir nota fiscal no Brasil e ficar em dia com a regularidade fiscal.

O domínio da língua estrangeira está bom? Portfólio e documentação necessária em dia? Então, agora é o momento de iniciar a sua candidatura.

Atualmente, existem vários sites especializados em vagas remotas internacionais. Dessa forma, eles funcionam como uma ponte para conectar profissionais e empresas de todo mundo. O seu perfil nas plataformas precisa estar completo e atualizado. Além disso, não se esqueça de destacar as suas competências e experiências relevantes.

Não chegue na entrevista de emprego despreparado! Antes da data, pratique respostas para perguntas comuns, para se familiarizar com o vocabulário técnico da sua área e demonstrar as suas habilidades de comunicação.

Assim, no grande dia, você vai estar mais confiante e, consequentemente, vai causar uma boa impressão aos recrutadores. 

Bom, agora vamos para a cereja do bolo! Bora conhecer as plataformas que mais disponibilizam oportunidades internacionais em diferentes setores?

Para começar, vamos falar sobre o Workana. Essa é uma das plataformas mais populares quando o assunto é conectar freelancers e empresas. A interface é bem amigável, intuitiva e tem a função de destacar as suas habilidades, experiências e projetos anteriores. Empresas de diversas regiões do mundo contratam pelo Workana. Mas vale lembrar que em cada projeto será necessário desembolsar uma taxa de 20% sobre o valor do seu trabalho. 

A Flexjobs.com se destaca pela curadoria das oportunidades, ou seja, todas as vagas listadas devem ser legítimas e de alta qualidade. O site também conta com recursos adicionais, como cursos de desenvolvimento profissional, webinars e orientação de carreira. Grandes organizações como CNN e Fox Business contratam trabalhadores por esta plataforma. 

A interface do Himalayas também é moderna e intuitiva, além de ter uma enorme variedade de vagas remotas internacionais. Neste site, o diferencial está na possibilidade do profissional conseguir visualizar a cultura da empresa e, assim, encontrar o trabalho ideal de acordo com os seus valores e expectativas. 

O acesso para conseguir encontrar as primeiras vagas de emprego é gratuito, mas caso deseje ter mais visualizações no perfil e impulsionar o trabalho, o site conta com um plano pago exclusivo. 

Já a We Work Remotely trata-se de uma das maiores comunidades de trabalho remoto do mundo! Existem vagas para diversas áreas como tecnologia, design, marketing e atendimento ao cliente. A plataforma oferece suporte e networking para se conectar com outros profissionais e compartilhar experiências e dicas. 

Já imaginou trabalhar no Google ou Amazon? Pois bem, essas marcas reconhecidas mundialmente contratam por esta plataforma. Uma oportunidade e tanto!

Por fim, a Remote OK é um site bastante popular para encontrar vagas remotas internacionais, com uma interface é simples e direta. Além disso, conta com um espaço para criar um perfil detalhado para destacar as suas habilidades, experiências e projetos anteriores.

Outro fator importante é que a plataforma tem filtros de buscas avançados para encontrar a vaga ideal de acordo com as suas preferências e habilidades específicas, assim como recursos adicionais, como cursos e webinars. Empresas famosas como Amazon, Microsoft e Shopify usam a Remote Ok para contratar talentos. O próximo pode ser você! 

Encontrar uma vaga remota internacional é uma excelente chance de expandir as suas oportunidades de carreira e prestar serviços para empresas de todo mundo. No entanto, antes de se candidatar, fique atento com a preparação prévia. Ou seja, domínio do idioma, portfólio bem elaborado e as devidas documentações.

Feito isso, aproveite ao máximo todos os sites especializados em trabalho home office para encontrar as melhores oportunidades, sem se esquecer de se preparar adequadamente para as entrevistas. Agora é só colocar as nossas dicas em prática e boa sorte neste novo caminho!

Curtiu este conteúdo? Com certeza você vai se amarrar em conhecer mais sobre como ser um nômade digital!

Cursos e Profissões
Visualizar mais artigos →
Confira alguns posts relacionados ao tema
Deixe um comentário