Buscar se qualificar profissionalmente para conquistar espaço no mercado de trabalho é sempre uma boa alternativa e o curso técnico é um bom caminho para isso. Entretanto, com a possibilidade de fazer uma graduação, muitas pessoas ficam em dúvida se ainda é vantajoso investir em um curso técnico.
Acontece que os cursos técnicos, em geral, têm um custo bem mais baixo que o de uma faculdade, o que torna muito mais acessível. E por isso, se torna a porta de entrada para a profissionalização de muitas pessoas.
Pensando nisso, hoje nós vamos falar um pouco mais sobre os cursos técnicos. Assim, você vai poder entender melhor sobre eles e decidir se é por algum deles que você vai iniciar a sua carreira profissional. Vamos lá?
Boa leitura!
O que é o curso técnico?
O curso técnico tem como principal objetivo a qualificação e profissionalização do aluno. Esse tipo de curso é de nível médio e se dedica a formar os estudantes para profissões específicas. Com isso, o curso técnico consegue te profissionalizar de forma a conseguir entrar no mercado de trabalho assim que finalizar seus estudos, já pronto para executar a sua função.
Uma das formas de acelerar esse processo de aprendizagem da profissão que os cursos técnicos utilizam é ter muita matéria prática na grade curricular. Isso oferece ao estudante uma vivência real do que ele vai executar assim que se formar. É por esse motivo também que os cursos técnicos acabam tendo uma duração menor que uma graduação, por exemplo.
Quais as vantagens de fazer um curso técnico?
O curso técnico tem algumas vantagens que se destacam para quem opta por esse modelo de formação. A primeira a ser destacada é o tempo de duração, que é mais curto que uma graduação. Os cursos técnicos têm durações diversas, mas não se prolongam mais que três anos.
Esse fato faz com que a segunda vantagem apareça: a rápida profissionalização para entrar no mercado de trabalho. Além disso, os cursos técnicos têm um custo mais baixo do que as graduações, e isso os torna mais acessíveis.
O contato direto e prático com a profissão durante todo o curso é a quarta vantagem dessa modalidade de ensino. Por último, mas não menos importante, a alternativa de iniciar os estudos técnicos ainda no ensino médio.
Qual a diferença entre curso técnico e graduação?
Existem alguns pontos que fazem com que essas modalidades de ensino sejam diferentes. A primeira que podemos citar é que para fazer uma graduação, você precisa ter finalizado o ensino médio. O que não é uma necessidade para os cursos técnicos. Você pode, inclusive, cursar junto ao ensino médio.
Outra coisa diferente é em relação ao conteúdo da grade curricular. Enquanto os cursos de graduação misturam disciplinas teóricas e disciplinas que mesclam teoria com prática, nos cursos técnicos acontece de forma diferente. Os conteúdos têm foco diretamente voltado para a vivência prática da profissão.
A carga horária também muda. A graduação pode levar de 4 a 6 anos para ser concluída, enquanto um curso técnico não ultrapassa a duração de 3 anos. Essa diferença é um reflexo da quantidade de matérias necessárias para se formar em cada modalidade.
Em relação às possibilidade de atuação, a graduação tem uma formação mais generalista. Isso permite que, depois de se formar, você escolha a área que prefere atuar ou experimente de todas um pouco. Já o curso técnico te torna um especialista, já que é um curso direcionado para a profissão que você vai executar assim que se formar.
Vale a pena fazer curso técnico?
Com tantas informações que você recebeu até aqui, pode ser que você tenha ficado em dúvida se ainda vale a pena fazer um curso técnico. Porém, vamos apresentar algumas razões que podem te motivar a ir atrás do curso técnico que você quer fazer. Veja só!
Alta empregabilidade
Ter um curso profissionalizante te ajuda a se destacar no mercado de trabalho. Uma pesquisa mostrou que quem tem curso técnico tem pouco mais de 81% de oportunidade de emprego. E por ser um curso muito prático, você já sai pronto para os desafios da profissão.
Possibilidade de cursar a distância
Para quem mora longe dos grandes centros ou que não encontra o curso que deseja na cidade que mora, fazer um curso técnico EaD é uma possibilidade. Com isso, você pode colocar os seus estudos no horário que der dentro da sua rotina.
Aperfeiçoamento na carreira
Fazer um curso técnico é uma oportunidade rápida e acessível de conseguir se especializar e se profissionalizar dentro da sua carreira. Além disso, pode ser uma oportunidade mudar de área com mais facilidade.
Quais os cursos técnicos mais valorizados?
Uma pesquisa feita pela Consultoria ManpowerGroup montou uma lista com os 10 cursos técnicos mais valorizados e com visão promissora de carreira. Para desenvolver essa lista, foram usados como critérios: os salários iniciais, a baixa oferta de profissionais no setor, os novos mercados e a demanda por profissionais naquela área, entre outros.
Com base nestes pontos de observação, os cursos técnicos que tiveram maior destaque foram:
- Meio Ambiente;
- Redes de Computadores;
- Desenvolvedor Mobile;
- Comércio Exterior;
- Geoprocessamento;
- Mecânica;
- Eletrotécnica;
- Segurança do Trabalho;
- Construção Civil;
- Logística.
Como é o mercado de trabalho para quem é técnico?
As pessoas formadas em cursos técnicos podem ficar tranquilas quanto ao mercado de trabalho. Existem diversas oportunidades de carreira para quem tem esse tipo de formação e o mercado de trabalho tem uma aceitação muito grande dos cursos técnicos.
Um dos principais motivos disso é o fato da formação técnica ter um foco muito grande na rotina e na prática da profissão. Isso faz com que o profissional já chegue pronto para o trabalho, o que é visto de forma positiva pelo mercado.
Cursos técnico e tecnólogo: qual a diferença?
Os nomes são um pouco parecidos, mas essas modalidades de cursos são diferentes. O curso técnico é um curso de nível médio, enquanto o tecnólogo é um curso de nível superior.
Os cursos técnicos podem ser feitos junto ao ensino médio, ou seja, dá para cursar os dois ao mesmo tempo. Já o tecnólogo, por ser uma graduação, é necessário ter concluído o ensino médio antes de iniciar.
O curso tecnólogo, dentre as graduações, tem uma duração menor, porque também tem uma formação mais voltada para a prática da profissão. Por isso, vale fazer uma pesquisa e ver se o seu curso existe nas duas modalidades e analisar qual você se identifica mais.